Meu patrão não quer me demitir, o que fazer?

Share

meu patrão não quer me demitir

Por vezes o empregado não está mais satisfeito no seu trabalho, porém não quer se demitir e perder alguns direitos trabalhistas a que teria direito caso fosse dispensado. Nestas situações, somos procurados pelos trabalhadores que nos questionam: “ meu patrão não quer me demitir, o que fazer? ”.A resposta para esta questão é simples e costuma frustrar o trabalhador. Não há nada que o empregado possa fazer a não ser ele mesmo pedir demissão. Isto acontece, pois existe um princípio no Direito do Trabalho chamado de princípio da continuidade da relação de emprego. É este princípio que faz com que o contrato de trabalho seja, em regra, por tempo indeterminado, por exemplo.

Da mesma forma que não existe nenhum dispositivo legal na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) obrigando o empregado a se demitir, não há na legislação trabalhista brasileira qualquer artigo que obrigue o empregador a dispensar o seu funcionário. Pelo contrário, existem casos em que o patrão está impedido de tomar tal atitude, como nos casos de estabilidade ou garantia provisória de emprego.

Sabemos que para o empregado chegar a nos fazer a questão título: “ meu patrão não quer me demitir, o que fazer? ”, a relação entre patrão e funcionário não deve ser das melhores. O que sugerimos para os trabalhadores que estejam nesta situação é que avalie se vale a pena pedir demissão e deixar de receber algumas verbas ou se, apesar da situação vivida no trabalho, é mais benéfico manter o emprego.

– x –

Relembre aqui as verbas que o empregado tem direito a receber se for dispensado ou se pedir demissão.

– x –

Importante lembrar que caso o empregado “force a sua saída” faltando em excesso, descumprindo ordens, desrespeitando o superior hierárquico com o objetivo de ser dispensado, poderá sofrer uma dispensa por justa causa, o que não é bom para nenhum trabalhador.

Desta forma, quando você chegar ao ponto de se questionar “ meu patrão não quer me demitir, o que fazer? ”, pense bem antes de tomar atitudes que possam lhe gerar uma dispensa por justa causa ou se vale mais a pena pedir demissão e perder algumas verbas rescisórias do que continuar no emprego que lhe desagrada.

Veja mais:

Acidente de trajeto dá direito à estabilidade

Empregador pode desistir do aviso prévio dado?

Posso faltar ao trabalho para levar filho ao médico?

Valor da pensão alimentícia: quanto meu filho vai receber?

Você sabe o que é excesso de legítima defesa?

12 Comentários em "Meu patrão não quer me demitir, o que fazer?"

  1. Alice disse:

    Se o empregado quer sair, use a rescisão indireta, com certeza a empresa não segue uma ou mais leis trabalhistas, contacte um bom advogado e colete provas.

    • Alice,

      É bom lembrar que na ação de rescisão indireta o empregado é quem deverá comprovar as irregulares alegadas e estas devem estar elencadas na legislação como passíveis de rescisão indireta.

      Obrigado pela contribuição.

      Abraço

  2. Maria disse:

    Trabalho em uma empresa eu era mensalista ele colocou como horista três horas num lugar duas um outro isso é certo ?

  3. Ivete disse:

    Meu marido trabalha em uma empresa 3 anos nunca recebeu décimo e nunca teve férias o patrão diz que tem multa pra assinar e paga os pedagios os vale é na conta dele como vale é diz k ficou descontado fecha o ano no vermelho eu já cheguei abastecer o caminhão dele não me pagou e ainda diz que meu marido que deve o que fazer ele quer sair mas não quer perder.me ajude

    • Ivete,

      Neste caso, seu marido deve procurar um advogado para que este analise o caso. Podem existir situações que autorizem a rescisão indireta do contrato de trabalho do seu marido (casos em que o empregado pede para sair, mas não perde direitos).

      Boa sorte.

  4. zenaide disse:

    Bom dia,, trabalho em uma empresa já 3 anos e quero que me desliguem da empresa, não quero pedir as conta o que devo fazer.

    • Zenaide,

      Muito difícil essa situação como reportado no texto. Se você fizer “corpo mole” pode ser dispensada por justa causa, por exemplo.

      Se o seu patrão não quer lhe demitir e você quer sair da empresa, a única maneira é “pedindo as contas” mesmo.

      Abraço

  5. Edna pereira disse:

    Trabalho numa empresa q quando falta algum funcionário tira vc da sua função e coloca para cobrir o outro ,ou as vezes vc ficar nos dois lugares ao mesmo tempo isso é disviu de função é correto?

  6. adriana disse:

    minha funcionaria quer se desligar da empresa mas ela quer que eu a mande embora para segundo ela receber o fgts e o seguro desemprego,nao acho justo pois é ela que quer sair e depois o governo tem que pagar o seguro ou melhor nos mesmos ne ate pq no mes de fev ja tenho 2 advertencias dela a prox posso mandar por justa causa?.

Deixe seu comentário!

 
Share