Por vezes o empregado não está mais satisfeito no seu trabalho, porém não quer se demitir e perder alguns direitos trabalhistas a que teria direito caso fosse dispensado. Nestas situações, somos procurados pelos trabalhadores que nos questionam: “ meu patrão não quer me demitir, o que fazer? ”.A resposta para esta questão é simples e costuma frustrar o trabalhador. Não há nada que o empregado possa fazer a não ser ele mesmo pedir demissão. Isto acontece, pois existe um princípio no Direito do Trabalho chamado de princípio da continuidade da relação de emprego. É este princípio que faz com que o contrato de trabalho seja, em regra, por tempo indeterminado, por exemplo.
Da mesma forma que não existe nenhum dispositivo legal na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) obrigando o empregado a se demitir, não há na legislação trabalhista brasileira qualquer artigo que obrigue o empregador a dispensar o seu funcionário. Pelo contrário, existem casos em que o patrão está impedido de tomar tal atitude, como nos casos de estabilidade ou garantia provisória de emprego.
Sabemos que para o empregado chegar a nos fazer a questão título: “ meu patrão não quer me demitir, o que fazer? ”, a relação entre patrão e funcionário não deve ser das melhores. O que sugerimos para os trabalhadores que estejam nesta situação é que avalie se vale a pena pedir demissão e deixar de receber algumas verbas ou se, apesar da situação vivida no trabalho, é mais benéfico manter o emprego.
– x –
Relembre aqui as verbas que o empregado tem direito a receber se for dispensado ou se pedir demissão.
– x –
Importante lembrar que caso o empregado “force a sua saída” faltando em excesso, descumprindo ordens, desrespeitando o superior hierárquico com o objetivo de ser dispensado, poderá sofrer uma dispensa por justa causa, o que não é bom para nenhum trabalhador.
Desta forma, quando você chegar ao ponto de se questionar “ meu patrão não quer me demitir, o que fazer? ”, pense bem antes de tomar atitudes que possam lhe gerar uma dispensa por justa causa ou se vale mais a pena pedir demissão e perder algumas verbas rescisórias do que continuar no emprego que lhe desagrada.
Veja mais:
Acidente de trajeto dá direito à estabilidade
Empregador pode desistir do aviso prévio dado?
Posso faltar ao trabalho para levar filho ao médico?
Se o empregado quer sair, use a rescisão indireta, com certeza a empresa não segue uma ou mais leis trabalhistas, contacte um bom advogado e colete provas.
Alice,
É bom lembrar que na ação de rescisão indireta o empregado é quem deverá comprovar as irregulares alegadas e estas devem estar elencadas na legislação como passíveis de rescisão indireta.
Obrigado pela contribuição.
Abraço
Trabalho em uma empresa eu era mensalista ele colocou como horista três horas num lugar duas um outro isso é certo ?
Maria,
Qualquer alteração unilateral do contrato que seja prejudicial ao empregado é inválida.
Abraço
Meu marido trabalha em uma empresa 3 anos nunca recebeu décimo e nunca teve férias o patrão diz que tem multa pra assinar e paga os pedagios os vale é na conta dele como vale é diz k ficou descontado fecha o ano no vermelho eu já cheguei abastecer o caminhão dele não me pagou e ainda diz que meu marido que deve o que fazer ele quer sair mas não quer perder.me ajude
Ivete,
Neste caso, seu marido deve procurar um advogado para que este analise o caso. Podem existir situações que autorizem a rescisão indireta do contrato de trabalho do seu marido (casos em que o empregado pede para sair, mas não perde direitos).
Boa sorte.
Bom dia,, trabalho em uma empresa já 3 anos e quero que me desliguem da empresa, não quero pedir as conta o que devo fazer.
Zenaide,
Muito difícil essa situação como reportado no texto. Se você fizer “corpo mole” pode ser dispensada por justa causa, por exemplo.
Se o seu patrão não quer lhe demitir e você quer sair da empresa, a única maneira é “pedindo as contas” mesmo.
Abraço
Trabalho numa empresa q quando falta algum funcionário tira vc da sua função e coloca para cobrir o outro ,ou as vezes vc ficar nos dois lugares ao mesmo tempo isso é disviu de função é correto?
Edna,
Se isto ocorre habitualmente pode ser considerado desvio sim.
Leia nosso texto sobre o assunto: https://direitodetodos.com.br/desvio-de-funcao-pode-causar-rescisao-indireta/
Abraço
minha funcionaria quer se desligar da empresa mas ela quer que eu a mande embora para segundo ela receber o fgts e o seguro desemprego,nao acho justo pois é ela que quer sair e depois o governo tem que pagar o seguro ou melhor nos mesmos ne ate pq no mes de fev ja tenho 2 advertencias dela a prox posso mandar por justa causa?.
Adriana,
Depende do que se referem as advertências. Temos uma página que explicamos diversas situações de justa causa aqui no blog.
Dê uma conferida: https://direitodetodos.com.br/justa-causa-e-rescisao-indireta/
Abraço
Trabalho em uma enpresa de controlador de asseço estou com pagamento atrasado referente a janeiro oque fazer
André,
Você pode mover uma reclamação trabalhista requerendo a rescisão indireta do seu contrato.
Leia nosso texto sobre o assunto: https://direitodetodos.com.br/atraso-de-salario-pode-causar-rescisao-indireta/
Abraço
Olá trabalho a 6 mês registrada meu patrão não quer me me dar a conta e nao deixa eu trabalhar disse que já colocou outra no meu lugar os dias estão passando e eu levando falta ele vai poder me mandar embora por justa causa se isso continuar o que faço? Onde devo procurar ajuda :/
Valdirene,
Se você não está indo trabalhar pode ocorrer o abandono de emprego.
Sugiro que você mande um telegrama com cópia para você perguntando onde você deve se apresentar para trabalhar. Este telegrama servirá como prova de que você queria ir trabalhar, mas foi impedida.
Abraço
Tenho quase 4 anos em um supermercado , já trabalhei sem intervalo uma 8 vezes , faço desviu de função diariamente , sou tesoureiro e ganho a mesma coisa de um operador de caixa a empresa paga mal .
A quase dois anos venho pedindo pra me mandar em bora mas sempre os meus chefes tem uma desculpa pra me dar !!!! .
EU carrego o meu setor nas costas !!!! e sei que e por isso que não me demitem !!!
Já dei meu sangue por essa empresa muito mais do que eu deveria e vejo que e meu direito receber tudo que eu mereço !!!
E estou começando a dar sinais de depressão estres excessivo noites de insonia e sei que isso e culpa da falta de estrutura da empresa
O que eu posso fazer para que me mandem em bora ?
Já fui atras de advogados e eles me falarão que o que receberiam e tao pouco que eu não acharia nenhum advogado pra entrar com uma ação contra a empresa
Matheus,
Como dito no texto, o empregador não é obrigado a dispensar o funcionário se não quiser.
Pelo seu relato, vejo duas saídas.
A primeira delas é você pedir demissão.
A segunda é tentar um afastamento médico por conta do stress. Procure um médico para que ele verifique se você está incapaz para o trabalho por conta desta situação que está vivenciando.
Abraço
Quero sair da empresa pois trabalho com produtos químicos taís como ácido clorídrico (muriático) é a empresa não me paga insalubridade máxima, e o trabalho está prejudicando minha saúde pedi pra me mandar embora eles não manda não vou pedir demissão não quero perder meus direitos, devo procurar um advogado trabalhista ??
Anderson,
Entendo que você deve procurar um advogado para que ele analise o seu caso detalhadamente em busca de situações que podem dar causa a uma rescisão indireta.
Abraço
Obrigado!
Felipe piacenti, minha filha nasceu domingo, pelas leis tenho direito a cinco dias sexta é sabado é feriado devo voltar trabalhar segunda ou terça ??
Anderson,
Em regra, as licenças são contadas a partir do primeiro dia em que o empregado deveria trabalhar após o fato que deu causa à licença. Depois de iniciada a contagem, os feriados, folgas e dias que não haveria expediente entram na contagem.
Abraço
Felipe piacent,Estou trabalhando em uma empresa faz 1 ano e 5 meses pedi para mim dispensar pois não estou mais satisfeito com o local de trabalho e faço desvios de funções, conversei com a mulher do rh.ela mim disse que não ia mim mandar embora se eu quisesse eu pedia as contas. Já peguei 7 dias de atestado .o que fazer nessa situação obrigado.
abraço
Tulio,
A empresa realmente não é obrigada a lhe dispensar se ela não quiser. Ou você pede demissão ou permanece trabalhando.
Na Reforma Trabalhista que está em trâmite no Congresso Nacional existe a possibilidade de haver um acordo entre empregador e empregado para que, em casos como o seu, o empregado receba parte dos direitos e o empregador não tenha que arcar com todas as custas de uma dispensa.
Esta situação ainda não está em vigência, entretanto existe a possibilidade de em um futuro próximo ela ser viável.
Abraço
Bom dia Felipe, cara entrei com uma ação de recisão indireta contra a empresa que estava trabalhando, ainda não ocorreu a audiência meu advogado pediu pra mim afastar da empresa mesmo que a empresa não renunciou nada sobre a questão, devo afastar imediatamente ou continuo trabalhando é espero a empresa vir conversa comigo? é outra no caso si ocorrer a recisão é eu receber todos meus direitos taís como FGTS guias de seguro desemprego e outros, isso deve ser dividido% com o meu advogado, ou somente outros detalhes da ação como insalubridade que não recebia, devo dividir% com advogado ?
Obrigado desde já 🙏🙏
Soares,
Não posso lhe dar orientações sobre o caso, pois você já tem advogado constituído.
Sobre os honorários, estes são acordados diretamente entre advogado e cliente.
Abraço
Ola meu marido trabalha 2 anos em uma empresa mais o patrao dele nao paga ele certo ele ja pediu conta mais o patrao nao quer dar pw nao tem dinheiro pra pagar o sindicato oq ele pode fazer?
Alice,
Se os salários estão muito atrasados, ele pode pedir a rescisão indireta do contrato.
Leia nosso texto sobre o assunto: https://direitodetodos.com.br/atraso-de-salario-pode-causar-rescisao-indireta/
Abraço
Trabalho na empresa a 3 anos, pedi que me liberassem, mas a principio só fazendo acordo, onde eu teria que devolver os 40%, mas não possuo o tal valor, mas ate então já estou com duas advertências, como posso sair desse enrosco sem ser demitido por justa causa, lembrando que eles compactuam com o acordo e estão dispostos a me liberarem através deles, estou com roceio pois acho que eles podem fazer algo que acabe me liberando só atraves da justa causa.
Marques,
Primeiro, o acordo que você está querendo fazer, atualmente, é ilegal. Leia nosso texto sobre o assunto: https://direitodetodos.com.br/acordo-para-ser-demitido-e-legal/
Para a empresa lhe dispensar por justa causa, você precisa ter cometido uma falta grave prevista em lei. Se eles lhe dispensarem por justa causa, sem que você tenha cometido alguma falta grave, ela pode ser revertida judicialmente. Leia nosso texto sobre o assunto: https://direitodetodos.com.br/demissao-por-justa-causa-injusta-o-que-fazer/
Abraço
Olá sou operador de caixa e trabalho no mercado a 3 anos e 3 meses quero ser desligado pois a muito desvio de função lá sendo um que sou operador e me fizeram capinar o estacionamento posso fazer o que? tenho ate foto dessa cena
Gustavo,
Se você conseguir comprovar o desvio de função, você pode pleitear a rescisão indireta do contrato de trabalho.
Leia nosso texto sobre o assunto: https://direitodetodos.com.br/desvio-de-funcao-pode-causar-rescisao-indireta/
Abraço
Oi pedi pra meu padrao fazer um acordo comigo para me mandar embora e ele nao quer ! Na minha carteira esta como balconista mas fico no caixa e tambem faço limpeza e as vezes fico na cozinha ajudando a cozinheira. Ele tem que pagar dia 30 o vale e dia quinto dia util o salario mas ele sempre atrasa ! Posso pedir recisao indireta por conta disso ?
Fernanda,
Para conseguir a rescisão indireta, você deverá comprovar o desvio de função.
Leia nosso texto sobre o assunto: https://direitodetodos.com.br/desvio-de-funcao-pode-causar-rescisao-indireta/
De qualquer maneira, entre em contato com um advogado em sua cidade antes de tomar qualquer decisão.
Abraço
No meu caso trabalho na mesma empresa a 5anos,porem por volta de um ano atras tive problemas com a cozinheira,e de la pra ca tenho tido varios problemas de constrangimento,esta pessoa joga indiretas,me provoca sempre,mas as escondidas,e a parte dos patroes passam a mao na cabeça dela por ser mais velha de idade,tenho sido excluida das comemorações,fotos da empresa e ate mesmo teem tirado atividades q eu fazia,para q eu possa me sentir constrangida e sendo assim eu peça as contas..como devo agir?
Elisângela,
Você pode estar sofrendo assédio moral.
Leia nossos textos sobre o assunto: https://direitodetodos.com.br/patrao-que-humilha-funcionario-comete-assedio-moral/
Outro: https://direitodetodos.com.br/caracterizam-o-assedio-moral/
Abraço
Olá, Boa Noite!
Trabalho em uma empresa a 2 anos, com uma ano de trabalho recebi uma premiação mudei de cargo, gerente administrativo sendo que sou tudo, tomo conta de toda a empresa, sou caixa , financeiro, cuido das contas pessoais, cuido da folha de pagamento dos funcionários, cuido dos funcionários da casa dele , resumindo sou Bombril e recebo 1349,00. Não recebo alimentação e trabalho em horário comercial. Sendo que de um tempo pra cá descobri qur INSS FGTS não foi depositado nada e isso me entristece um muito. Fora que as vezes me sinto ameacada com algumas coisas. Eu pedi minhas contas ele me deu férias, sendo que fim do ano eu to com viagem marcada. Não tenho mínima ideia de como agir. Ele disse que tem dinheiro pra me pagar que os impostos sao altos. Me ajude!
Silvia,
Procure um advogado em sua cidade. Pode ser possível mover uma reclamação trabalhista para requerer a rescisão indireta do seu contrato de trabalho.
Abraço
Bom dia Felipe, tudo bem?
Trabalho na empresa há 2 anos e 4 meses e desde agosto quando tive uma conversa com o patrão ao qual ele disse na minha frente que meu trabalho era o menos importante da empresa e que, em todo esse tempo nunca me viu trabalhar. Desde esse dia tomei desgosto da empresa e deixei claro pra ele que não quero mais trabalhar e queria ser demitido, mas não vou pedir demissão! Já ouvi rumores que ele iria me demitir mas até agora nada. A irmã dele (sócia e RH) não me pede mais nada no trabalho, eles fingem que nem existo no ambiente. Ela fala com deboche e com piadas vez ou outra na frente de todos. Inclusive me deu uma advertência por meu computador ter senha (todos os computadores tem senha desde que entrei na empresa) ou seja, estão me perseguindo, com gracinhas e piadas. Queria saber se nesse caso há como pedir rescisão indireta.
Mário,
Há sim. O problema é que você deverá comprovar esses fatos para ter chances de ganhar a ação.
Boa sorte.
E ai Felipe blz ? Espero que sim , to com um dúvida aqui , trabalho numa empresa de rede de farmácia , porém algum tempo queria ser demitido da mesma , mas pra isso queria conseguir outro emprego , consegui , ouvi falar numa carta pela qual a empresa que me contratar pode mandar para minha empresa pelo qual quero ser demitido para que nao possa ser descontado a aviso previo e eu não precise trabalhar mais um dia , isso procede ?
Rafael,
Existe isso, sim.
Leia nosso texto sobre o assunto: https://direitodetodos.com.br/cumprir-aviso-previo/
Abraço
Olá Boa noite o meu esposo trabalha em umanexo empresa já faz 5 anos
E agora ele ele pediu para para mando lo embora só que não mandaram.
Ele trabalha com produtos Químicos
E eu estou grávida e precisamos viajá para altro estado o que ele pode fazer nesse caso?
Rayla,
Ele pode pedir demissão. A empresa não é obrigada a dispensar o funcionário se não quiser.
Abraço
olá , eu sou gerente de uma loja de shopping e trabalho 12 horas por dia (abro e fecho loja) todos os dias , tenho apenas uma folga na semana , e além de gerenciar a loja , sou caixa ,vendedor e estoquista . gostaria de saber se isso é certo e caso contrário se posso fazer alguma coisa pois na verdade desde que entrei aqui não faço mais nada da minha vida pois não tenho tempo e está muito desgastante pra mim . obrigado
Ítalo,
Você pode ter direito a uma indenização por dano existencial.
Leia nosso texto sobre o assunto: https://direitodetodos.com.br/dano-existencial-do-empregado/
Abraço