Valor da aposentadoria por idade, como se calcula?

Share

valor da aposentadoria por idade

O leitor do blog Direito de Todos já sabe quem são os trabalhadores que têm direito à aposentadoria por idade, tanto a urbana quanto a rural; quantos anos de idade são necessários para se aposentar e se é necessário algum tipo de carência para ter direito à aposentadoria por idade. Hoje, iremos saber, em linhas gerais, como se calcula o valor da aposentadoria por idade.

Como a maioria dos benefícios previdenciários, a quantidade e o valor das contribuições é muito importante para aumentar o valor do benefício a ser recebido, no caso o valor da aposentadoria por idade urbana.

Primeiramente, faz-se necessário destacar que os benefícios da Previdência Social são calculados com base no salário-de-benefício, que nada mais é do que a média dos 80% maiores salários-de-contribuição que farão parte do Período Base de Cálculo (BPC) do benefício.

Por sua vez, o salário-de-contribuição é o valor da remuneração do trabalhador e/ou contribuinte sobre o qual incide a contribuição previdenciária. Pode-se citar como exemplos o valor do salário, do pró-labore dos sócios das empresas, dos honorários dos profissionais liberais, entre tantos outros exemplos que poderiam ser citados.

Para entender como se calcula o valor da aposentadoria por idade é necessário ser feita uma pequena divisão. Em um grupo ficam os trabalhadores que contribuem desde antes de 28.11.1999 e no outro, os que começaram a contribuir após esta data base.

Para quem contribui desde antes de 28.11.1999 o cálculo será feito com base nas contribuições pagas pelo segurado desde julho de 1994 até o mês anterior ao do requerimento do benefício, no caso a aposentadoria por idade.

Já, os segurados que começaram a contribuir apenas após o dia 28.11.1999, o valor da aposentadoria por idade será calculado com base em todas as contribuições feitas desde a filiação até o mês anterior à data do requerimento da aposentadoria.

Entendidos os conceitos básicos para se compreender como é feito o cálculo do valor da aposentadoria por idade, explica-se agora o porquê de um número maior de contribuições feitas tornar o valor da aposentadoria por idade maior.

Supondo que o segurado tenha cumprido a idade mínima para aposentadoria por idade e satisfeita a carência de 180 meses (15 anos), a Previdência Social inicia o cálculo com o índice de 70 % da média do valor das contribuições que o segurado recolheu para o INSS, mais 1 % para cada ano completo de contribuição (inclusive os de carência).

Entenda: Caso o segurado requeira a sua aposentadoria por idade com 25 anos de contribuição, o valor da aposentadoria por idade que irá receber será igual a 95 % (70 % de índice inicial + 25 % por cada ano de contribuição) da média das 80% maiores contribuições recolhidas pelo segurado.

Desta forma, para o valor da aposentadoria por idade ser maior é necessário um maior número de contribuições. Quem contribui por, pelo menos, 30 anos terá 100% do valor do salário-de-contribuição como renda mensal inicial de sua aposentadoria por idade.

Veja mais:

Perco a pensão por morte se me casar novamente?

Tempo de afastamento por auxílio-doença conta para aposentadoria

Empregado dispensado tem direito a multa de 40% sobre o FGTS

Escola é responsável pelo aluno e sua integridade

O regime de bens no casamento

6 Comentários em "Valor da aposentadoria por idade, como se calcula?"

  1. Andreia Siqueira disse:

    me mandaram embora em 09/09/2014,e nunca pagaram meu acerto disseram que entraram em recuperação judicial e ate agora eu corro o risco de ficar sem receber.

  2. Arlete de Oliveira disse:

    Completo60 anos de idade em 18/06/2017,e tenho 15 anos de contribuição para o INSS, sendo 10 anos na área da saúde. Posso me aposentar por idade?

  3. ANTONIO disse:

    completo 65 anos em 2018, não trabalho atualmente mas tenho 180 meses de contribuição. como faço o calculo para saber o valor da minha aposentadoria?

Deixe seu comentário!

 
Share