Valor da aposentadoria por idade, como se calcula?

valor da aposentadoria por idade

O leitor do blog Direito de Todos já sabe quem são os trabalhadores que têm direito à aposentadoria por idade, tanto a urbana quanto a rural; quantos anos de idade são necessários para se aposentar e se é necessário algum tipo de carência para ter direito à aposentadoria por idade. Hoje, iremos saber, em linhas gerais, como se calcula o valor da aposentadoria por idade.

Como a maioria dos benefícios previdenciários, a quantidade e o valor das contribuições é muito importante para aumentar o valor do benefício a ser recebido, no caso o valor da aposentadoria por idade urbana.

Primeiramente, faz-se necessário destacar que os benefícios da Previdência Social são calculados com base no salário-de-benefício, que nada mais é do que a média dos 80% maiores salários-de-contribuição que farão parte do Período Base de Cálculo (BPC) do benefício.

Por sua vez, o salário-de-contribuição é o valor da remuneração do trabalhador e/ou contribuinte sobre o qual incide a contribuição previdenciária. Pode-se citar como exemplos o valor do salário, do pró-labore dos sócios das empresas, dos honorários dos profissionais liberais, entre tantos outros exemplos que poderiam ser citados.

Para entender como se calcula o valor da aposentadoria por idade é necessário ser feita uma pequena divisão. Em um grupo ficam os trabalhadores que contribuem desde antes de 28.11.1999 e no outro, os que começaram a contribuir após esta data base.

Para quem contribui desde antes de 28.11.1999 o cálculo será feito com base nas contribuições pagas pelo segurado desde julho de 1994 até o mês anterior ao do requerimento do benefício, no caso a aposentadoria por idade.

Já, os segurados que começaram a contribuir apenas após o dia 28.11.1999, o valor da aposentadoria por idade será calculado com base em todas as contribuições feitas desde a filiação até o mês anterior à data do requerimento da aposentadoria.

Entendidos os conceitos básicos para se compreender como é feito o cálculo do valor da aposentadoria por idade, explica-se agora o porquê de um número maior de contribuições feitas tornar o valor da aposentadoria por idade maior.

Supondo que o segurado tenha cumprido a idade mínima para aposentadoria por idade e satisfeita a carência de 180 meses (15 anos), a Previdência Social inicia o cálculo com o índice de 70 % da média do valor das contribuições que o segurado recolheu para o INSS, mais 1 % para cada ano completo de contribuição (inclusive os de carência).

Entenda: Caso o segurado requeira a sua aposentadoria por idade com 25 anos de contribuição, o valor da aposentadoria por idade que irá receber será igual a 95 % (70 % de índice inicial + 25 % por cada ano de contribuição) da média das 80% maiores contribuições recolhidas pelo segurado.

Desta forma, para o valor da aposentadoria por idade ser maior é necessário um maior número de contribuições. Quem contribui por, pelo menos, 30 anos terá 100% do valor do salário-de-contribuição como renda mensal inicial de sua aposentadoria por idade.

Veja mais:

Perco a pensão por morte se me casar novamente?

Tempo de afastamento por auxílio-doença conta para aposentadoria

Empregado dispensado tem direito a multa de 40% sobre o FGTS

Escola é responsável pelo aluno e sua integridade

O regime de bens no casamento

14 thoughts to “Valor da aposentadoria por idade, como se calcula?”

  1. me mandaram embora em 09/09/2014,e nunca pagaram meu acerto disseram que entraram em recuperação judicial e ate agora eu corro o risco de ficar sem receber.

  2. Completo60 anos de idade em 18/06/2017,e tenho 15 anos de contribuição para o INSS, sendo 10 anos na área da saúde. Posso me aposentar por idade?

  3. completo 65 anos em 2018, não trabalho atualmente mas tenho 180 meses de contribuição. como faço o calculo para saber o valor da minha aposentadoria?

  4. Boa tarde por favor tenho 60 de idade e 22 anos e 8 meses de contribuição desculpe a minha ignorância não estou conseguindo calcular.

  5. Me aposentei por idade com 360 meses(26 anos) de contribuição e 65 anos de idade, a media é feita dividindo os a soma dos valores de contribuição pelos 360 meses? Ate agora não entendi como se faz a media e qual lei explica direitinho como se faz?

    1. José Geraldo,

      O INSS vai pegar todas as contribuições que você fez a partir de julho de 1994. Destas contribuições serão excluídas as 20% menores. Com base nas 80% maiores é feita uma média. A sua aposentadoria será de 96% do valor desta média, pois tem 70% iniciais da aposentadoria por idade mais 26%, já que tem 26 anos de contribuição.

      Abraço

  6. Completei 65 anos de idade, 32 anos de contribuição, porem a partir de JULHO/94 até hoje tenho 101 contribuições, que totalizam R$ 307.471,35. Como calculo minha aposentadoria. Posso utilizar contribuições anteriores a JULHO/94?

    1. Jorge,

      Não. Você deve pegar todas as contribuições feitas de julho de 94 para a frente. Destas, você deve excluir as 20% menores e fazer uma média das maiores.

      O passo a passo está no texto.

      Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *