2 casos que você pode faltar ao trabalho e talvez não saiba

Share

faltar ao trabalho

O leitor fiel do blog Direito de Todos já sabe que quando se casa ou quando perde algum familiar próximo pode faltar ao trabalho sem prejuízo do seu salário (relembre a licença gala aqui e a licença nojo aqui). Hoje vamos falar sobre outros 2 casos que você pode faltar ao trabalho e talvez não saiba.O art. 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é o dispositivo legal que determina as situações em que o empregado pode deixar de comparecer ao seu serviço sem prejuízo do salário. Você sabia que pode deixar de ir trabalhar para doar sangue ou para comparecer ao juízo, seja como testemunha ou parte?

FALTA JUSTIFICADA PARA DOAR SANGUE

O art. 473, IV, da CLT autoriza o empregado a faltar ao trabalho “por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada”.

Desta forma, podemos perceber que a cada doze meses de trabalho, o empregado pode faltar ao trabalho uma vez para doar sangue. Este dispositivo tem como objetivo incentivar a doação de sangue, ato nobre e de muita importância para a população em geral.

FALTA JUSTIFICADA PARA COMPARECER EM JUÍZO

Além da falta justificada para doar sangue, hoje destacamos a falta justificada para comparecer em juízo.

O art. 473, VIII, da CLT diz que o empregado pode faltar ao trabalho “pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo”.

Além do dispositivo citado, o art. 822 da CLT diz que “As testemunhas não poderão sofrer qualquer desconto pelas faltas ao serviço, ocasionadas pelo seu comparecimento para depor, quando devidamente arroladas ou convocadas”.

O que os artigos querem dizer é que se o empregado precisar comparecer em juízo durante o período em que deveria estar prestando serviços, não pode ter o seu salário descontado, pois a falta foi ocasionada por obrigação judicial.

CONCLUSÃO

Assim, caso você queira doar sangue ou precise comparecer em juízo, saiba que nestes 2 casos você pode faltar ao trabalho sem ter o seu salário descontado.

Veja mais:

Holerite não assinado pelo empregado pode não ter valor

Quanto tempo demora uma ação trabalhista?

Posso deixar de fazer a hora do almoço para sair mais cedo?

Metas inatingíveis dão direito à indenização

Trabalhador que chega atrasado: o que pode acontecer?

14 comentários em “2 casos que você pode faltar ao trabalho e talvez não saiba

  1. Boa tarde!
    Tenho uma pergunta.
    Sou funcionária de um hotel.
    Fui contratada para trabalhar de segunda à sexta, com folgas sábados , domingos e feriados.
    Depois de uns dois anos me pediram para trabalhar um domingo por mês nas férias de funcionários. Depois ficou frequente trabalhar um domingo por mês. Sou obrigada a trabalhar domingo neste caso?
    Abraço, Luciana

  2. Olá trabalho em uma sorveteria que não e dentro de shoping e eles não pagam is Domingos bem feriafos . Estão obrigando os funcionários a trabalharem nos feriados de fim de ano no lugar do pagamento eles dao folgas. Isto está certo?

    1. Vanise,

      Sim. Ao trabalhar no feriado o empregado pode receber o pagamento em dobro ou uma folga compensatória. Lembro que o pagamento pelo dia de trabalho deve ser feito de qualquer maneira.

      Abraço

  3. Posso doar sangue de 4 em 4 meses então vou agora em abril e pretendo ir em agosto e dezembro também .
    Será discontado no meu pagamento nesses dias que eu faltar ???

  4. Olá, eu trabalho em shopping numa escala de 6×1 de domingo a domingo, porém trabalho 8horas e 30 minutos por dia, com uma hora de almoço. E feriados preciso trabalhar dois pra folgar um, isso tá certo ?

  5. Boa noite!
    Então trabalho de domingo a domingo numa escala 6×1 porém quando trabalho nos feriados nao ganho nem no holerite e nem folga compensatória isso é correto?

  6. Trabalho numa escala de segunda a sábado, minhas folgas são aos domingo , teria direito de uma folga na semana para resolve algo ? Boa noite , beijos

  7. Trabalho de seg a domingo com uma folga na semana ,feriado e o domingo mensal trabalho sem receber a mais e sem folga .mas me fazem assinar holerites como se tivessem pagando.posso entrar na justiça?pois tem mês que vem holerites de 3 meses juntos,pedi meus direitos e eles viram a cara isso tá certo?

    1. Lili,

      Você pode entrar na Justiça, entretanto, para contradizer provas documentais (holerites assinados por você) é necessário ter uma prova testemunhal muito forte que retire a validade dos documentos.

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *