Posso faltar durante o aviso prévio?

Share

Faltar durante o aviso prévio

Já escrevemos alguns textos sobre o aviso prévio. Neles recebemos diversos comentários de leitores questionando sobre a possibilidade de faltas durante o período. Posso faltar durante o aviso prévio? Posso sofrer justa causa? E tantas outras perguntas já foram feitas. Hoje iremos esclarecer um pouco mais o assunto.

Primeiro, importante lembrar que o aviso prévio é a comunicação dada por uma das partes à outra de que deseja encerrar o contrato de trabalho. O empregado dá o aviso quando pede demissão. O empregador avisa quando dispensa.

Já vimos em nosso blog que o aviso prévio pode ser de até 90 dias. Veja o nosso texto: Trabalhador pode ter direito a aviso prévio de até 90 dias.

Lembramos que durante o aviso prévio dado pelo empregador, o empregado pode optar por faltar durante sete dias corridos ou trabalhar por duas horas a menos durante todo o período. Este direito é determinado pelo art. 488 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Você pode ler mais sobre ele em nosso texto: Aviso prévio concedido por empregador pode reduzir jornada.

Posso faltar durante o aviso prévio?

Assim, percebemos que há a possibilidade de o empregado faltar durante sete corridos, caso o aviso seja dado pelo empregador. Fora esta situação, o empregado não pode faltar durante o aviso prévio.

Como dito no início do texto, as obrigações contratuais permanecem as mesmas durante o aviso prévio. O empregador deve pagar salário, conceder intervalos, manter ambiente de trabalho salubre. O empregado deve prestar serviços, cumprir a jornada, respeitar as normas da empresa.

Assim, se o empregado faltar durante o aviso prévio, poderá ter os dias descontados. Caso as faltas sejam excessivas pode haver advertência, suspensão e justa causa.

Posso faltar durante o aviso prévio? – Conclusão

Desta forma, se o empregado faltar durante o aviso prévio poderá ter o salário descontado. O aviso prévio não significa a extinção contratual, apenas uma notificação de que ele será encerrado.

36 comentários em “Posso faltar durante o aviso prévio?

  1. Minha namora está cumprindo um aviso prévio de 20 dias mas a convivência com a encarregada não está sendo tolerável. Faltam uns 5 dias para o aviso chegar ao fim. Assim sendo, ela pode faltar esses últimos dias? Quais seriam as penalidades? Só o desconto dos dias não trabalhados ou ela pode levar justa causa por causa dessas faltas?

  2. Cheguei atrasado no aviso e meu patram disse que não preciso ir mais e eu cumpri só uns dez dias do aviso oq fasso? Pode isso? E oq pode acontecer?

  3. Faltei 6 dias e a empresa descontou 500 reais os dia mas remuneração e etc etc isso pode

  4. Olá,
    Trabalhei 10 meses e fui demitida, cumpri 10 dias de aviso prévio, se eu interromper o aviso e não quiser mais ir, só será descontado do salário os dias que eu não for ou terá mais algum desconto?

    1. Neide,

      Podem ser descontados os dias de trabalho e o descanso semanal remunerado. Se, por acaso, não completar quinze dias de serviço no mês pode perder direito à fração das férias e do 13º proporcional.

      Abraço

  5. Fui demitida apos um atestado medico continuei doente durante o aviso levei alguns atestados e faltei alguns dias por conta de doença posso levar justa causa pelas faltas sem atestado medico ??

  6. estou cumprindo 30 dias de aviso previo agora falta 13 dias para acabar faltei 1 dia sem justificativa e me derao 3 dias de suspensão quando eu retornar posso ganhar justa causa?

  7. Estou cumprindo o aviso previo pois pedi demissão e tenho q cumprilo atédia 13 do mes q vem porem consegui outro emprego que quer que eu inicie no dia 4.
    Como devo proceder?

  8. Fui demitido e meu aviso é de 45 dias,
    Mas o patrão falou que posso cumprir o aviso em casa.
    Ele pode me demitir por justa causa no dia do acerto no sindicato?

    1. Jaderson,

      Esta situação é irregular. Ou você trabalha o aviso prévio ou o empregador lhe indeniza o aviso prévio.

      Em tese, ele pode alegar que você abandonou o serviço, caso fique mais de 30 dias sem comparecer ao trabalho.

      Abraço

  9. Boa tarde, estou cumprindo meu aviso prévio 30 dias já faltei 3 dias, posso ser mandada embora por justa causa (sendo que as faltas não são consecutivas)?

  10. Ola.. trabalho a 9 meses em callcenter e tive problemas particulares e acabei faltando sem justigicativa legal acabei recebendo suspensão de 1 dia. pedi demissão meu supervisor conversou cmg e mi convenceu a ficar. Acabei faltando e recebi de novo suspensão de 1 dia pedi demissão novamente e eles minha pediram pra ficar e acabei ficando. Ao total foram tres suspensao de 1 dia e uma suspencao de 3 dia. Pedi demicao dia 12 de Setembro estou cumprindo aviso até dia 11 de outubro, durante o aviso tive uma falta sem justificativa e depois disso faltei novamente mas tenho declaração médica de horas.. pode dar justa causa mesmo assim?

  11. Trabalho numa escala 12×36 estou cumprindo aviso de 30 dias menos os 7 dias pois trabalho com rendição e não tem como sair mais cedo, faltei 3 plantão consecutivo oque a empresa por lei pode fazer comigo, eles podem dar justa causa.

  12. Boa tarde.

    Estou finalizando meu aviso, escolhi não trabalhar os últimos sete dias do mês.
    Me faltam apenas dois dias, mas eu preciso faltar amanhã, já que tenho uma entrevista de emprego durante o horário de expediente.
    Esta falta será descontada como um dia normal, ou o desconto pode ser feito no total dos dias do aviso ( no caso oito dias)

  13. Sai de férias sem assinar o documento, recebi as férias somente 1 semana depois que voltei, e ainda sai de férias 3 meses depois do vencimento da segunda férias. Me recusei a assinar os documentos com datas divergentes e acabei de ser demitido. O que faço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *