Filho tem direito à rescisão do pai?

filho-tem-direito-a-rescisao-do-pai

Filho tem direito à rescisão do pai? Este assunto é muito interessante, pois reuni duas das áreas que mais estudamos aqui no blog: Trabalhista e Família. A pergunta do título já foi feita várias vezes por nossos leitores, por isso achamos por bem respondê-la mais detalhadamente. Leia o texto e saiba mais sobre o assunto.

Primeiro, destacamos que a rescisão a que se refere a pergunta é a trabalhista. Já vimos em nosso blog a quais verbas rescisórias o empregado tem direito e qual o prazo para pagamento delas. Hoje saberemos se o filho tem direito à rescisão do pai.

Entendemos a que rescisão se refere a pergunta, agora passaremos ao direito do filho.

Filho tem direito à rescisão do pai?

A resposta é DEPENDE. Isso mesmo: depende!

Depende, pois é necessário se observar a determinação judicial para o pagamento da pensão. Já aprendemos que não há na lei um valor de pensão predeterminado. O valor da pensão alimentícia é arbitrado de acordo com a necessidade de quem recebe e a possibilidade de quem paga.

A determinação judicial pode ser feita por meio de um acordo ou uma decisão do juiz. Este é o ponto chave para entendermos o caso. Vamos utilizar dois exemplos.

Imagine que Homer e Marge Simpson se separem. Sabemos que o casal tem três filhos: Bart, Lisa e Meg. Judicialmente Homer e Marge entraram em um acordo que determina o pagamento de 30% do salário líquido do pai aos filhos como pensão. Perceba que neste caso não se falou sobre uma eventual rescisão contratual. Assim, neste caso os filhos não têm direito à rescisão do pai.

Agora observe a seguinte situação. Fred e Vilma Flintstone se separam. O casal tem apenas uma filha chamada Pedrita. Judicialmente entram em acordo determinando o pagamento de 30% do salário líquido do pai, das verbas rescisórias e do saque do FGTS em eventual rescisão contratual. Aqui sim, o filho tem direito à rescisão do pai.

Da mesma forma seria se ao invés de os casais terem entrado em acordo, o juiz fizesse as determinações citadas.

Banner do texto menor 4 novo

Filho tem direito à indenização recebida pelo pai?

Se o pai recebe uma indenização por conta de acidente do trabalho sofrido ou por férias não gozadas, por exemplo, entendemos que o filho não tem direito a uma parcela do valor recebido pelo pai, isto porque indenização não é rendimento ou salário, mas uma reparação por algum dano sofrido.

Filho tem direito à rescisão do pai? – Conclusão

Assim, conclui-se que deve ser dada muita atenção à decisão ou ao acordo judicial, pois ele vira lei entre as partes. O filho tem direito à rescisão do pai apenas se isto foi determinado judicialmente por acordo ou decisão do juiz.

69 thoughts to “Filho tem direito à rescisão do pai?”

  1. o pai do meu filho foi demitido recebeu todos os direitos,e nao deu nada a ele isso esta certo.recebo pensao alimentar,mais nao dei queixa ele todo mes manda!

    1. Lilumi,

      Como dito no texto, o filho tem direito à rescisão do pai apenas se houver determinação expressa para tanto no acordo ou na decisão judicial. Verifique o seu caso.

      Abraço

  2. gostaria de sabe de posso pedir acordo nos atrasados ! e se corro risco de ir preso pois nao fui uma vez mais ate agora tirar meu nome da justica quem tira e o juiz ou a mae da crianca obrigado

  3. Meu marido tem tres filhos de casamento anteriores paga pensão e agora apareceu um filho gerado pouco antes do casamento. A mãe da criança mentiu em juízo que ele não cumpriu o acordo extra judicial e pediu uma pensão provisória, foi dado como pensão exatamente td que ela pediu, ele nunca foi informado que ela havia feito está solicitação ou que estava insatisfeita com o valor. A juiza deu como sentença provisoria 10% mais férias mais décimo terceiro. Isso afetou diretamente nossas despesas de final de ano e o auxilio que ele presta ao pai dele que está com câncer. Ele fez toda defesa, apresentou todas nossas despesas. Porém tudo que eu leio sobre o assunto só vai contra o pai . Contudo ela declara-Se pobre, desempregada. Mas me telefona me desacato ameaça fazer escândalo faz td isso de forma leviana naoconsigo provar estas coisas. Dúvida: é possível solicitar audiência com urgência uma vez que a sentença provisória está nos prejudicando e a lei diz que a pensão é baseada no binômio?
    Com exigir que ela cumpra a lei que determina 50% de ambos os genitores?
    Férias é obrigatório ou no acordo pedir para descontar só do décimo.
    É possível pedir ao juiz que ela seja razoável e aceite um acordo

    1. Patrícia,

      O acordo só é possível se as duas partes concordarem, o juiz pode recomendar, mas não obrigar que as partes o façam.

      O pai pode fazer pedido de urgência para reduzir ou exonerar a pensão, entretanto, o juiz não é obrigado a aceitá-lo. Acho pouco provável uma audiência ser antecipada apenas porque uma das partes está em dificuldades financeira. Se isto fosse comum, todo mundo faria esse pedido.

      Se vocês não têm um advogado constituído para atuar no processo, sugiro que contratem um ou se dirijam à defensoria pública o mais rápido possível.

      Abraço

  4. Continuação e possível o juiz decidir sem o aceite dela?
    Ele é obrigado ver a criança? Quero saber se ele pode ao visitar ou é obrigado ficar todo final de semana.
    Porque depois das ameaças dela tenho medo de aceitaresta criança na minha casa

    Se puder responder agradeço imensamente

    Dr. O senhor pode responder no meu e-mail
    Obrigada

    1. Patrícia,

      Sobre o 13º e as férias, fica conforme determinado em sentença ou acordo.

      O pai não é obrigado a visitar a criança, mas é interessante que o faça para o bom desenvolvimento dela. O filho não tem culpa do desentendimento dos pais.

      Abraço

  5. Boa Tarde!
    Tinha um acordo com o meu ex marido em relação a pensão do meu filho. Ele pagava 30% do salario liquido dele. porem agora ele foi demitido, e disse que não tem como paga o valor de antes! ele disse que vai pagar somente 30% de 1 salario minimo, mas esse valor e insuficiente para manter as despesas básicas do meu filho, já que preciso pagar escola e baba, pois trabalho o dia todo. O que posso fazer? tenho algum direito? posso pedir alguma coisa em relação ao FGTS que ele recebeu, já que ele tinha bom tempo de empresa?

    1. Ana,

      Este acordo era judicial? Se era judicial o valor a ser pago é o que está determinado nele.

      Se o acordo era extrajudicial e você não está satisfeita com os novos termos, você pode mover uma ação de alimentos requerendo o que entender de direito.

      De qualquer forma, você deve entender que a possibilidade de o seu ex-marido pagar a pensão diminuiu.

      Abraço

  6. Olá.
    Minha ex esta me pedindo 30% do que eu recebia antes de ser desligado da empresa. Eu dava quando empregado. Após passei a contribuir com 30% do seguro. Ainda não estou empregado e terminou meu seguro e mesmo assim dou os mesmos 30%, mas mesmo assim ela define ser pouco. E agora esse mês saiu um PPR e ela quer 30% desse valor também.E agora ela quer 30% da recisao que recebi ao ser demitido a 8 meses atrás.
    E o pior é eu estou ficando com meu filho faz um mês e ela só vem busca ele pra durmir com ela e no dia seguinte pela manhã ela o leva a escola.
    O que é certo ou errado nisso tudo?

    1. Vitor,

      Nesta situação é necessário saber como foi determinado judicialmente o valor da pensão. Se o juiz ou o acordo judicial determinou que você deve pagar 30% sobre a rescisão, o seu filho tem esse direito. Caso contrário, não.

      Parece que vocês estão mantendo uma guarda compartilhada de fato. Nesta situação, seria possível você mover uma ação para que esta guarda compartilhada seja determinada judicialmente. Assim, você não precisaria mais pagar pensão, as despesas seriam divididas entre você e a mãe da criança.

      Abraço

  7. O pai saiu dá empresa recebi o que era devido, no dia 20, a pensão tem que ser depositada no 5 dia útil. Neste próximo tenho direito a receber a pensão?

  8. Boa tarde. A mãe do meu enteado foi a justiça e além do pedido de pensão, tem um pedido de indenização. Meu esposo precisa pagar indenização, sendo que sempre pagou pensão, por acordo extra judicial?

    1. Thaís,

      Seria necessário eu analisar o pedido feito judicialmente. Entretanto, além de não conhecer quais os termos do pedido, não posso fazer este tipo de consulta pela internet, pois seria uma afronta ao Código de Ética e Disciplina da OAB.

      Sugiro que você procure um advogado em sua cidade ou a defensoria pública.

      Boa sorte.

  9. Meu ex-marido recebeu a rescisão trabalhista e caiu uma quantia na conta do meu filho e agora ele falou que os 30% da rescisão trabalhista dele que caiu na conta do meu filho é referente à 4 meses de pensão isso é certo ou eu tenho que ir numa advogada procurar me informar melhor ou vocês aqui podem me informar pois ele já está há dois meses sem depositar a pensão pq ele disse que o valor que ele depositou na conta os 30 porcento da rescisão já está sendo como 4 meses de pensão

    1. Angélica,

      Se na decisão que determinou a pensão diz que o filho tem direito à parte da rescisão do pai, então este valor não pode ser usado para “compensar” meses em atraso. Se não há esta obrigatoriedade e o repasse foi feito, existe a possibilidade de o valor se utilizado para pagar os atrasados.

      Abraço

  10. Olá , fui mandado embora da empresa e eu pagava pensão mas na mão sem comprovante sem nada de justiça envolvida , a minha filha de 2 anos tem direito dos valores que recebi tanto na recisão quanto no FGTS ?
    Corro risco da mãe da minha filha ir pra justiça falar que não paguei nada até hoje dês de fevereiro de 2017 que se separamos ?

    1. Fabio,

      Entendo que você só tem a obrigação de pagar a pensão após determinação judicial ou por meio de título executivo extrajudicial.

      Se nenhum destes documentos existem, entendo que não há que se falar em pensão em atraso, inclusive valores referentes à rescisão.

      Abraço

  11. Boa Noite! O Pai da Minha Filha foi mandado embora da empresa onde trabalhava a ela tem direito Judicial sobre a resicao e ao Fgts.Ele não sabe qual papel ele tem que me entregar para eu sacar o direito da Minha Filha! Qual seria esse documento?
    Desde já agradeço a atenção!

  12. Boa tarde o pai do meu filho vai pedi demissão dá empresa meu tem direito a pensão nesse último mes

  13. Bom dia!!! O pai da minha filha foi demitido e recebeu a recisao trabalhista e minha filha recebeu parte dela dia 21,e ele falou que não vai pagar a pensão que vence no começo do mês,por ela ter recebido parte da recisao é certo isso??

    1. Cristiane,

      Se a rescisão faz parte do que foi determinado judicialmente como valor de pensão, o pai está errado.

      Contudo, se a sua filha não tinha direito à rescisão e por erro da empresa ela recebeu, entendo que é possível compensar valores.

      Abraço

  14. Olá Dr Fui demetido da empresa onde eu trabalhava e pago pensão ha minha filha até aí normal..
    Ela recebeu a minha recisao o meu fundo de garantia tudo uma porcentagem de todos os direitos possíveis..
    O fato estranho ocorrido é que eu ao sair desta empresa movi uma ação trabalhista depois de eu não tinha nenhum vínculo empregatício mais com ela.
    Ganhei a causa trabalhista!
    Um determinado valor mais quando fui sacar o dinheiro o meu atual advogado me disse que foi descontado o valor da pensão também..
    Sendo que eu não tinha nenhum vínculo mais com a empresa?
    É possível e foi correto isso?
    Movi uma ação contra a empresa depois de eu não ter mais nada com ela.
    Já tinha feito todo os desligamentos meus até da ha baixa na minha CLT.
    Ela tinha direito realmente deste dinheiro essa percentagem?

    1. Gutemberg,

      Se na determinação judicial para pagamento da pensão diz que o valor refere-se ao seu salário, ela pode ter direito caso os seus pedidos na reclamação trabalhista girem em torno do seu salário.

      Mesmo você não estando mais empregado, a reclamação trabalhista referia-se ao período em que o contrato estava vigente.

      Abraço

  15. Ola Boa Noite.
    Eu recebia pensao da minha filha
    Porem meu ex marido foi mandado embora..
    No.oficio diz que tem direito a ferias e dercimo.terceiro.
    Na rescisao vem as ferias dercimo terceiro.
    A firma retira a parte que minha filha ten por direito.
    Ou nao???

      1. O pai do meu filho saiu da empresa onde trabalha. Meu filho somente tem direito a férias e décimo terceiro. Porem nao tem a FGTS e verbas recisorias.
        Gostaria de saber se meu filho receberá ref. Ao décimo e férias.

  16. Oi Boa tarde meu filho recebe 30 por cento do salário do pai 500 reais o pai foi mandado embora e meu filho tem direito a recisao qual o valor da recisao pro meu filho

  17. Bom dia

    Meu esposo está para ser mandado embora da empresa e a ex mulher dele quer 30% da rescisão, mais oque foi determinado na justiça foi 30% do salário líquido e não tem nada escrito da rescisão então o filho dele não tem direitos ?

  18. Olá,
    Fiz um acordo com meu ex marido sobre a pensão que ele deve pagar, no acordo cita que eles tem direito 25% do valor liquido do salario, direito ao 13º , adicional de férias e horas extras. Ele foi demitido e fez um acordo para receber o acerto parcelado, porém meus filhos ficaram de fora.
    Antes de fazer o acordo a ex patroa dele me disse que as crianças teriam direito, mas agora ele está recebendo, as crianças tem direito?

  19. Olá meu marido paga pensão referente a 30% dos valores líquidos dele para os 2 filhos do outro casamento que teve..
    No papel da audiência judicial não ficou nada dito que ele teria que pagar sobre férias ou ate msm sobre a recisao dele ..mas acontece que a empresa o comunicou que ele teria que pagar tudo isso aos filhos e que fariam os descontos. .
    Oq devemos fazer em relação a isso?

    1. Tamara,

      Sugiro que o seu marido fale com o advogado dele. É necessário analisar o que ficou determinado judicialmente para lhe dizer qual a obrigação do seu marido.

      Abraço

  20. Boa tarde. Estou me delisgando da empresa que trabalho e pago pensão judicial de 33% de meus rendimentos, na decisão judicial informa que tem a incidencia tambem sobre minhas verbas rescisórias. Minha pergunta é:
    Esse dinheiro deve ir para a mae dos meus filhos? ou pode ir para uma caderneta de poupança em nome deles? Mesmo que eu entre em um acordo com a mae deles para continuar pagando a pensão com um valor um pouco menor, há a obrigatoriedade de ir no Juiz para avisar que saí da empresa? ou a propria empresa cuida dessa comunicação?
    obrigado.

    1. Carlos,

      O pagamento deve ser feito na conta que foi determinado pelo juiz. Se for a conta da mãe, o pagamento deve ser feito nela.

      Algumas empresas informar o judiciário, outras não. Converse com o RH de seu empregador.

      Abraço

  21. Por gentileza no acordo judicial da minha filha está assim25% de toda e qualquer remuneração liquida, inclusive 13°salário, férias e sobre todo os rendimentos, horas extras, abonos, adicionais, prêmios e gratificações, vigente a cada mês a qualquer título, ficando excuída sobre incidência sobre FGTS e participações nos lucros. Assim na sentença dá direito á recisão?

  22. Olá boa noite gostaria de saber meu esposo fez um acordo onde fala assim que será descontado em folha de pgto 42,7 % do salário mínimo vigente que no caso no dele deu 400,10 todo mês e na parcela de dezembro seria o valor dobrado por causa do décimo só que ele foi mandado embora hj , e dia 5 agora já descontaram a pensão e dia 27 e a decisão vão desconta o décimo já ?? Sobre recisão e fgts o juiz não liberou no ofício só sobre décimo ! Então a dúvida é se vem
    Descontando não recisão alguma coisa e se o valor será de 400,10 ??

  23. Entrei com processo de alimentos e ficou determinado q a empresa descontaria em folha todo dia 5 E se caso ele ficasse desempregado pararia uma porcentagem do salário mínimo isso ficou na determinação. Ele saiu do emprego eu recebi a porcentagem da rescisão dia 20/10 no dia 5 do mes 11 ele deve depositar a pensão? Pois o pai alega q a rescisão supre os meses seguintes !

    1. Nathalia,

      Depende do que ficou determinado na decisão judicial. Precisa ver se o valor é equivalente ou não. Em regra, ele teria de pagar o próximo mês sim.

      Abraço

  24. ola gostaria de saber se meu marido pode pedir para abaixar o valor da pensão pois antes da crise ele ganhava um valor x e depois que começou a crise ele passou a ganhar outro valor x a qual diminuiu o valor do salario dele e as despesas aumentaram pois hj temos um filho sera que ele consegue mudar a porcentagem da pensão

    1. Daiane,

      Sempre é possível modificar o valor da pensão. Contudo, para tanto, ele deverá comprovar a modificação na sua possibilidade de pagar.

      Procure um advogado ou a defensoria pública de sua cidade.

      Abraço

  25. Bom dia
    O pai do meu filho foi demitido dia 13/10
    Eu tenho direito como estipulado pelo juiz de 30% dos rendimentos brutos tirando os descontos legais
    Incluindo décimo e férias
    Hoje é dia 07/11 e até agora não recebi nada
    O que faço ?

  26. E quando o juiz decide assim..
    “Condeno o réu ao pagamento de pensão mensal aos filhos no importe de 33% de seus rendimentos líquidos, mais o salário família, 13º salário, bem como horas extras eventualmente trabalhadas,adicionais de qualquer natureza, inclusive férias, abatidos tão somente os descontos obrigatórios,as verbas de natureza tributária e contribuições obrigatórias, se recolhidos na fonte, FGTS e verbas rescisórias.”

    Será descontado algo do da minha rescisão?

  27. Olá boa noite, meu ex marido paga pensão e foi determinado que ele tinha que pagar férias e décimo terceiro também, só que ele foi mandado embora do trabalho e arrumou outro tem só sete meses. Então ele falou que não ia pagar o ano todo de décimo terceiro porque não trabalhou o ano inteiro, só que quando ele estava trabalhando e saiu ele não deu nada para o filho. Ele pode pagar só o total equivalente aos sete meses?

  28. Boa tarde,
    Minha do recebeu os valores referente a rescisão em janeiro , a pensão é devida da todo dia 10 de cada mês, o pai dela terá de depositar o valor referente a esse mês de janeiro? Até agora não foi depositado. Devo reclamar?

  29. Tenho uma audiência com minha ex, sempre paguei a pensão da minha filha sem precisar ser determinado pelo juiz, mais a empresa me demitiu,O que tenho que pagar??

    1. Maicon,

      Vocês podem entrar em um acordo ou esperar uma decisão do juiz.

      Em regra, em casos que o pai esteja desempregado, o Judiciário tem determinado pagamento com base no salário mínimo. Já vi casos em que foi determinado um salário mínimo, meio salário mínimo, 30% do salário mínimo e assim por diante.

      Abraço

  30. Bom dia gostaria de saber se meu marido que da pensao p 2 filhos do casamento anterior, se aposenta e é reduzido o salario, pode pedir reduçao da pensao alimenticia,inclusive um dos filhos ja vai estar c 18 anos na epoca da aposentadoria?

    1. Arlete,

      O pai pode pedir a revisão de alimentos quando conseguir comprovar que a necessidade dos filhos ou a sua possibilidade de pagar diminuiram.

      O simples fato de o filho fazer 18 anos não dá direito à redução ou exoneração da pensão.

      Abraço

  31. Meu filho recebe a pensão, nunca precisei ir a justiça. Mas a mae de outro filho dele sim, e foi determinado q ele pagasse 20% da recisão a ela. Ele foi demitido e se recusa a dar ao meu filho . Disse q só dará a ela. É correto?

    1. Lorena,

      A decisão judicial o obriga a pagar a rescisão apenas ao outro filho. Provavelmente, vocês têm um acordo verbal apenas, o que, por si só, não dá o direito ao seu filho.

      Abraço

  32. Boa noite, meus filhos recebe pensão alimentícia pago empresa que meu ex marido trabalhava, ele foi demitido, meus filhos tem direito a rescisão, mas quero saber se esse valor da rescisão é para ser usado como pensão? Ou meu ex marido tem que pagar a pensão á parte, dessa rescisão.

    1. Vanessa,

      Depende do que o juiz determinou na ação de alimentos.

      Em regra, a pensão deve ser paga com o salário e quando há rescisão o valor da rescisão é somado ao da pensão mensal.

      Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *