Pensão alimentícia atrasada, o que fazer para cobrar?

Share

pensão alimentícia atrasada

Um dos assuntos que mais gera perguntas aqui no blog Direito de Todos é a pensão alimentícia. Entre os questionamentos, como fazer para deixar de pagar a pensão é o campeão, seguido de não muito longe pela possibilidade de cobrança de pensão alimentícia atrasada.Para entender o que fazer para cobrar a pensão alimentícia atrasada, primeiro é importante entender que a pensão não está em atraso se não houve uma determinação ou um acordo judicial que determinasse o seu pagamento.

O que isso quer dizer?

Se nunca existiu um processo judicial solicitando o pagamento da pensão e esta não foi determinada pelo juiz ou por um acordo de quem recebe com quem paga, não existe atraso no pagamento da pensão.

Também não existe pensão alimentícia atrasada em período anterior à inclusão do nome do pai no registro de nascimento do seu filho. (Clique no link e saiba como reduzir o valor da pensão ou aumentá-lo).

E se mesmo com o acordo ou determinação judicial o pagamento não está sendo realizado?

Neste caso, sim, existe pensão alimentícia atrasada. Constatado que o pai ou a mãe está deixando de adimplir as prestações referentes aos alimentos, o detentor do direito de receber a pensão pode cobrar judicialmente os valores em atraso. Para tanto, será necessária a contratação de um advogado ou acionar a Defensoria Pública.

A pensão alimentícia atrasada pode ser cobrada por meio de uma ação de execução de alimentos ou do cumprimento da sentença de alimentos.

Veja mais: A pensão alimentícia é sempre paga em dinheiro?

Importante lembrar que a falta de pagamento da pensão pode levar o devedor à prisão, sendo esta, atualmente, a única maneira de se determinar uma prisão civil no Brasil. Veja o que diz a Súmula nº 309 do Superior Tribunal de Justiça (STJ):

“Súmula 309. O débito alimentar que autoriza a prisão civil do alimentante é o que compreende as três prestações anteriores ao ajuizamento da execução e as que se vencerem no curso do processo”.

Desta forma, podemos entender que só existe pensão alimentícia atrasada se ela foi determinada ou objeto de acordo judicial e, caso ocorra o atraso no pagamento, você deverá contratar um advogado ou ir à Defensoria Pública de sua cidade para que estes profissionais cobrem adequadamente o valor que lhe é devido.

Veja mais:

Uma pessoa pode ter mais de um pai?

Pensão alimentícia pode ser descontada do pagamento

Pai pode mover Ação Negatória de Paternidade contra o filho

Procedimento indigno extingue o direito à pensão

Pai não devolve o filho, o que fazer?

217 Comentários em "Pensão alimentícia atrasada, o que fazer para cobrar?"

  1. Henrique disse:

    Boa tarde,

    Deixei de pagar a pensão da minha filha em jan15 pois o acordo que fiz com a minha ex junto ao juiz era que iria pagar pensão até o dia que a minha filha completasse 21 anos ela completou 21 anos em dez14..
    Gostaria de saber se corro o risco de receber uma intimação por falta de pagamento?

    • Henrique,

      A princípio não, pois se havia uma data final fixada e você cumpriu com todos os pagamentos até ela, não há que se falar em pensão alimentícia atrasada. Caso a sua filha queira voltar a receber a pensão, deverá entrar com um novo pedido.

      Abraço.

  2. Shaiane disse:

    Gostaria de saber pq a justiça não cobra os atrasados senti que eu tenho um acordo judicial e aqui na minha cidade eles falaram que isso depende muito do juiz e que se for cobrado eh do as 3 últimas pois ele deve 11 meses já estou tão cansada de ir atrás da justiça q cheguei a conclusão q ao eh válida para pessoas com dinheiro pq eu não sei o q adiantou a audiência que tive a 8 anos atrás de hoje ela não me ajuda em nada.

    • Shaiane,

      Se o pai do seu filho está devendo pensão que foi determinada judicialmente, todas as prestações podem ser cobradas judicialmente.

      Os 3 meses consecutivos são para a hipótese de prisão.

      Caso a pensão atrasada não tenha sido determinada judicialmente, ela não é considerada em atraso porque nunca foi devida.

      Boa sorte.

  3. Pedro vargas disse:

    Boa noite tem um ano que não pago a pensão do meu filho pos estava desempregado ou seja estou com pensão atrasada e hj chegou um oficio para mim estabelecendo que tenho 72 horas para pagar ou serei preso. Mas eu só comecei a trabalhar a quatro meses. Como eu posso fazer para não ir preso? E verdade que posso pagar os últimos três meses e renegociar a divida TDA? Pos devo muito não tenho esse dinheiro. E agora???? Alguem pode me ajudar me dar alguma informação de como eu posso evitar minha prisão por favor? Obrigado.

    • Pedro,

      Você deve procurar um advogado ou a defensoria pública de sua cidade.

      Você pode renegociar a dívida, sim. Por garantia, pague, ao menos, uma parcela em atraso.

      Boa sorte.

  4. Mariana disse:

    Olá o juiz determinou ao pai do meu filho que fosse pago um salário mínimo revertido para escola mas ele não está executando os pagamentos,meu filho corre o risco de ficar fora da escola pois eu mesma não tenho como pagar,quais os procedimento que posso fazer? E o juiz fará ele pagar os atrasados mesmo ele pedindo revisão da sentença…

    • Mariana,

      Você deve cobrar judicialmente as parcelas em atraso.

      O juiz pode diminuir o valor caso o pai da criança comprove que o valor está alto demais para ele. Contudo, o que já é devido (ficou para trás) não pode ser reduzido, a menos que você concorde com isso.

      Boa sorte.

  5. Ola, meu marido não está pagando a pensão de minha enteada, pois existe um processo de negação de paternidade em andamento, no dia do exame de dna a mãe dela não compareceu, mas a cerca de 7a 6 atrás a pensão era descontada na folha de pagamento dele, quando ele foi mandado embora parou de pagar por estar desempregado e a ex aceitou receber por fora, agora ela diz que irá processar para receber todos esses “atrasados” pode acontecer isso?

  6. Rosangela Morales disse:

    Como fazer com um pai que atrasa constantemente a pensão, pois acredito que se eu deixar d pagar todas as contas durante três meses vou m complicar…e minha filha arcara e será prejudicada por todo esse transtorno

  7. JAQUELINE disse:

    OLA, É VERDADE QUE SI O PAI QUE DEVE PENSÃO, FOI PRESO E MESMO ASSIM NÃO PAGAR AS PRESTAÇÕES ATRASADAS, CHEGA NUM DETERMINADO TEMPO DE PRISÃO E ELE É LIBERADO SEM O DÉBITO DAS PRESTAÇÕES ATRASADAS?

  8. MARTA disse:

    Boa TARDE
    Tenho uma dúvida, se o filho, completa os 21 anos de idade, que foi acordado com Juiz,para pagamento de pensão, este já completo.
    mas por 08 anos não foram pagas os valores acordados,
    tendo passado este tempo e nao foram cobradas em nenhum mês durante todos estes anos.
    se pode agora ou em algum momento ainda ser cobrado do pai estes valores ? mesmo nao ter sido cobrado nem questionado ?
    agradeço e aguardo retorno.

  9. Driele Gomes disse:

    O pai das minhas filhas não paga a pensão a um ano e três meses como faço pra , ele poder pagar esse dinheiro em atraso e durante esse tempo todo ele nunca nem amenos preucorou suas filhas por nenhum meio de contato

  10. Juliana disse:

    Noa noite.
    Queria saber com quantos meses de atraso eu posso ir atrás da defensoria publica pra cobrar a pensão??

  11. Geilma disse:

    Boa noite! Eu entrei com pedido de execução em 2011 pois o pai nunca pagou a pensão depois da determinação do juiz, fizemos um acordo dos 3 ultimos meses pois ele não tinha como pagar todos os anos atrasados já q devia desde 2008… Depois disso ele começou a pagar certinho, mas de uns tempos pra CA ele ta me dando muita dor de cabeça, tenho q ficar no pé dele, ele já ta devendo dois meses… O q fazer no meu caso onde já foi feito o pedido de execução uma vez? Aguardo retorno.. Obrigada

    • Geilma,

      Informe o seu advogado sobre o acontecido para que ele tome a melhor decisão possível entre mover um novo processo ou aproveitar o outro para cobrar a nova dívida.

      Boa sorte.

  12. Vania Macedo disse:

    Olá bom dia! O pai do meu filho de 14anos está com a pensão atrasada há 2anos. Só que eu mudei de cidade ele é de Salvador e eu atualmente estou em SP. O que devo fazer para meu filho receber o atrasado? Desde que já tinha dado entrada na pensão alimentícia em Salvador.

  13. Vania Macedo disse:

    No caso como eu dei entrada na pensão alimentícia em Salvador, sendo que moro em outra cidade agora e está atrasada a pensão em 2anos, se eu for resolver aqui em SP meu filho perde os atrasados?

  14. Cristina Freitas disse:

    Olá… Tenho uma dúvida.
    O pai da minha filha ficou desempregado e pagava um mês e atrasava outro, assim por diante . Isso foi se tornando uma bola de neve. E mesmo com emprego diz que vai pagar os atrasados quando puder e se puder.
    Quando entrei na justiça ficou estabelecido uma pensão com % em cima do salário mínimo.
    Esse valor pode ser alterado para menos? Friso que a condição financeira dele é maior que a minha.
    No caso das atrasadas terá juros ou correção?

    • Cristina,

      O valor da pensão pode ser sempre modificado. Entretanto, para que isto aconteça o interessado deverá comprovar que houve modificação da possibilidade do pai em pagar (para mais ou para menos) ou da necessidade de o filho receber (também para mais ou para menos). Os atrasados devem ser corrigidos.

      Abraço

  15. luciene disse:

    olá tenho uma duvida, meu irmão acabou de saber que tem uma filha com uma ex namorada sua, no inicio da gravidez ela alegou que o filho realmente era dele, mais durante a gestação ela contorceu toda a historia falando que não era mais dele pra seguir sua vida…. todos da família nunca entenderam essa situação mais ficou nisso até pouco tempo depois de 3 anos ela voltou com a mesma historia dizendo que gostaria de fazer o teste de dna pra comprovar a paternidade, e realmente era filha dele… Só que agora ela falou que vai entrar com uma ação para arrecadar todo os três anos anteriores de pensão, como se fosse todos atrasados…. como somos meio leigos nesse assuntos ficamos meio pasmo principalmente ele, então gostaria de saber se isso realmente é correto?? Se existe mesmo um meio dela conseguir esses valores anteriores mesmo meu irmão não sabendo que a filha era dele??

    • Luciene,

      A regra é de que o pai só é responsável após ter conhecimento da sua situação. Não há como responsabilizar algum por um filho que ele nem sabe que tem.

      Abraço

  16. Maria disse:

    Oi boa tarde eu gostaria de saber como posso faze porque
    o pai das minhas filhas não está pagando a pensão a dois meses
    so q moro em outra cidade longe da dele . O que eu faço?

    • Maria,

      Procure um advogado ou a defensoria pública de sua cidade para mover uma ação de execução de alimentos. Esta ação poderá ser proposta na cidade onde você mora com as suas filhas.

      Abraço

  17. Graciane disse:

    Boa tarde, o pai da minha filha esta desempregado por que esta com problemas com uso de drogas, disse que esta passando por tratamento psicologico, QUE ESTA PRA DA ENTRADA NO SEGURO DESEMPREGO, QUE SE RECEBER VAI PAGA, SE NÃO NÃO VAI. gOSTARIA DE SABER SE JA QUE ESTA COM PROBLEMAS PSICOLOGICOS TEM ALGO A FAVOR DELE QUE NÃO PRECISE MAIS PAGAR A PENSÃO?

  18. ana cristina disse:

    Como eu Faso pra cobrar o pai da minha filha a pensão fais anos q ele n da nada pra ela e nem procurar saber dela como eu faso

  19. Janaina santos disse:

    Quanto tempo demora um processo de execução de alimentos.

  20. Olivio ribeiro disse:

    Ola felipe piacenti.
    O que me passa é que no mes passado tive audiencia para ser fixada a pensao. A mae e alimentante acabara de sair de ferias as vesperas da audiencia. Pois bem. Dada a audiencia se fixou um valor a ser descontado em folha de pagamento e um valor em caso de nao haver vinculo empregatorio.
    A empresa e a alimentante tem o prazo de ate o dia 10 de cada mes para depositar. Assim sendo virou o mes começou a valer o acordo. A empresa um valor infimo. Que é o que ela tinha direito a receber poia estava de ferias. Nao teria pagamento. Ja havia recebido seus proventos dias antes da audiencia. Na mesma eu questionei o advogado e a mediadora e ambos disseram que em caso do valor depositado pela nao atendesse ao minimo do acordo a alimentante depositaria o restante do bolso direto em minha conta. Pois bem. Fui entao a cobrar minha ex mulher sobre o restante da pensao. A mesma disse que nao ia depositar e que eu chamasse a policia para prende-la.
    Com o maior pouco caso.
    Agora quero saber preciso esperar 30 dias para cobrar judicialmente. Ou se ao passar da data limite que é todo dia 10 do mes eu ja posso acionar o meu direito por pensao atrasada??

    • Olivio,

      Como você tem advogado constituído nos autos eu não posso dar um parecer sobre o assunto, pois estaria desrespeitando o código de ética da OAB.

      Converse com o seu advogado.

      Abraço

  21. Thaís Silva disse:

    Boa Tarde!

    Tenho 20 anos, meu pai e minha mãe se separam quando eu tinha 8, minha mãe colocou meu pai na justiça, porém não sei exatamente o que houve e então o processo não foi adiante, hoje tenho uma união estável pretendo fazer faculdade no meio do ano, e gostaria de saber se essa união implica em tentar receber a ajuda do meu através da justiça, porque por conta própria ele não me ajuda, além do mais durante todos esses anos de separação nunca me ajudou em nada.
    Como devo proceder diante dessas circunstâncias?

    Grata.

  22. Cinthia disse:

    Minha dúvida é sobre a questão da revisão de pensão.
    Desde 2011 o pai da minha filha so paga um valor x sabendo ele que anualmente o salário mínimo tem um acréscimo,mesmo assim ele so paga o valor x que foi estipulado é para o dia 5 de cada mês ele so paga no dia que quer,o que faço ?

    • Cinthia,

      Se o valor da pensão foi estipulado com base no salário mínimo, sempre que este for aumentado a pensão também deve acompanhar a variação.

      Sobre os atrasos, fale com o seu advogado quando houver o atraso para que ele possa informar o juiz do caso.

      Abraço

  23. Bruce disse:

    O que fazer quando a mãe da criança não deixa o pai ver o filho e nem aceita acordo judicial?
    Eu ganho 900,00 reais qual a porcentagem que devo pagar a duas crianças?

    • Bruce,

      Não existe na lei um valor determinado para o pagamento da pensão. O juiz irá fixar o valor com base nas provas levadas ao processo.

      No processo judicial o pai deve pedir que seja regularizado o seu direito de visitas para que possa manter contato com as crianças.

      Abraço

  24. Keli disse:

    Boa noite.
    Eu e o pai do meu filho temos um acordo judicial, a empresa tem q depositar a pensão até o dia 10 de cada mês. Hoje é dia 13/04 e até o momento não foi depositada. Entrei em contato com a empresa e me informaram que estão passando por problemas financeiros, e que nem seus funcionários receberam o pagamento ainda, e que não tem uma data prevista para me passar, o que devo fazer? Dependemos desse dinheiro para as despesas de casa

  25. Lorena disse:

    Boa noite.
    Meu pai atrasa a pensão todo mês, porém sempre deposita, mas nesse mês ele não colocou, porque disse que estava afastado do trabalho por conta de um problema de saúde e não tinha recebido. Mas ele viajou a lazer e eu tenho provas. Gostaria de saber se ele tem o direito de não pagar a pensão ou eu posso ir na defensoria pra ele pagar.

  26. Taiza Gouveia disse:

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida: Tive audiencia c o pai do meu filho a quase um mês (dia 22 de março para ser mais precisa) e o juíz estipulou que ele pagasse a pensão do meu filho ATÉ o dia 05 de cada mês. Ele até agora nao pagou. O atraso conta do dia da audiência de estabelecimento de prazo ou após o dia 5 de cada mês? Outra dúvida que tenho é sobre os alimentos prosivorios que ele não pagou, tenho direito a receber o retroativo? Desde já agradeço a atenção.

    • Taiza,

      Se você chegou a ter uma audiência para resolver as questões é provável que você tenha um advogado, então não posso opinar por conta do código de ética da OAB.

      Entretanto, informo que, em regra, na ata de audiência que fez todas estas determinações costuma constar a partir de quando deve ser feito o primeiro pagamento. Se o pagamento não foi feito no dia determinado judicialmente, o alimentante está inadimplente.

      Sobre cobrar o retroativo, é necessário saber o que foi pedido no processo de alimentos e o que ficou determinado em sentença.

      Converse com o seu advogado.

      Abraço

  27. Adriane disse:

    Boa tarde Felipe!
    O pai da criança e eu fizemos um acordo ,mas ele não deposita o dinheiro no dia certo,mas não deixa atrasar dando um mês ,só que ele está trabalhando registrado mas não quer que seja descontado em folha de pagamento e foi o que está no acordo, pois ai iria cair no dia certo e não ficaria contando com esse dinheiro todo mês no dia e ver que não esta depositado ,posso ir atrás já e denunciar sobre esse assunto com o extrato bancário para regularização disso?Pois ele adora bater de frente comigo sobre o dia de visita mas honro certinho

  28. Tayane Fasterra disse:

    Olá,
    Estou cuidando do meu irmão e o meu pai está com a pensão atrasada. A mãe do meu irmão deve pagar pensão também?

    • Tayane,

      Seu irmão mora com você sem o seu pai e sua mãe? Você tem a guarda dele? Em caso afirmativo, pode ser requerido o pagamento da pensão pela mãe também.

      Abraço

  29. Taiza Gouveia disse:

    Não tenho advogado, fui orientada pela Defensoria Pública da minha vara (que por sinal não ajudou em nada, visto que a audiência foi intermediada apenas pelo Juiz). No primeiro momento quando entrei com o processo o Juíz determinou que ele pagasse 20% de seus rendimentos mensais, mas ele eh autônomo e essa determinação ficou muito vaga. Enfim, ele não pagou os alimentos provisórios no mês que saiu a ação. No mês seguinte foi a audiência para determinar o valor e a data de pagamento, a qual ficou estipulada ser paga até o dia 05 de cada mês. Ele ainda não pagou o valor desde o dia da audiencia que foi dia 22 do mês passado, ou seja, nem pagou o alimentos provisórios e nem a pensão estipulada.

  30. vera disse:

    Boa noite meu ex marido ficou desempregado e agora só vai depositar a pensão no dia que ele quiser,ele não fala comigo e mandou avisar pelo meu filho e já tem mais de um mês que está atrasada o que devo fazer?

    • Vera,

      Em regra, as sentenças ou acordos de pensão alimentícia costumam fixar um valor baseado no salário mínimo para casos em que o pai fica desempregado. Se não houve esta determinação, você deve mover uma ação de alimentos contra ele.

      Abraço

  31. Rita souza disse:

    Boa tarde, me tire uma dúvida, coloquei o pai dos meus filhos na justiça, só que o dinheiro dinheiro e pra ser depositado até o dia 10 de cada mês e ele não deposita.
    Chegou até depositar uma vez no dia 30, como faço pra ele se regularizar.
    Ele pode se atrasar assim ou devo procurar um defensor?
    Obrigada.

  32. Cristina disse:

    O pai da minha filha deixou de pagar a pensão a 7meses, eu consigo pegar os atrasado e fazer com que ele continue pagando a pensão ? Temos um mandado na justiça sobre o assunto quando minha bebe tinha meses, hoje ela tem 3 anos e ele descobriu quase tudo Q estava no papel ! O que eu faço ?

  33. Ana Paula disse:

    Olá, meu marido entrou em acordo com a ex mulher dele, em que seria pago 300,00 mensal de pensão, ele faz isso todo mês, agora ela acha que a pensão está baixa, e ele está em uma situação financeira ruim, mal consegue pagar pensão, aluguel e alimentação, já ela recebe pensão alimentícia de 3 filhos de pais diferentes, sendo um com pensão alta por morte do pai, ela trabalha e tem união estável com uma pessoa de poder aquisitivo muito bom na cidade em que ela mora, anda no luxo, enquanto o meu marido pai da criança cumpre com o acordo todo o mês fazendo o possível, ela passou a ameaçá-lo de ela não passar mais as mensagens dele para o filho por conta disso, o que ele deve fazer, ir por si só na justiça e pedir para que seja cobrado na folha de pagamento dele com todos os direitos, ou continuar pagando o acordo até que ela entre com esse pedido, o Juiz levaria em consideração as condições de cada pai no caso? A mãe tem uma situação financeira muito melhor que a do pai, o que ele deve fazer?

    • Ana Paula,

      Se o pai não está satisfeito com a maneira como está sendo feito o pagamento, ele pode mover uma ação para regularizar a situação.

      Para o arbitramento do valor, o juiz deve analisar a condição econômica do pai, sim.

      Abraço

  34. CLEIDE disse:

    BOM DIA
    A PENSÃO DA MINHA AFILHA, ESTA COM 2 MESES DE ATRASO, ONDE EU VOU/PROCURO PARA RESOLVER ESTA SITUAÇÃO?
    AGUARDO RESPOSTA

  35. Juciela Giovana machadi disse:

    Tenho uma filha de 3 anos tive duas audiência em nenhuma o pai compareceu a juíza deu por encerrado então me deram um papel caso ele não pagasse em 15 dias era para voltar na defensora publica voltei e hoje já faz 5 meses e nada ate agora vou ate o forum e falam que tenho que espera não entendi oque aconteceu…

  36. herita josye disse:

    Oi queria que você me esclarecesse uma dúvida o pai do meu filho foi mandado embora do emprego em março recebi a rescisão mais a pensão dia 27/03desde então ele não me pagou falou que de abril cairia em maio só que quando foi em maio veio me depositar 300reais sendo que no processo está dizendo que quando ele estiver desempregado o valor é de 41,65%do salário mínimo e efetuar o pagamento todo dia 10de cada mês só que me depositou 300reais dia 30/05 , afinal quantas pensões ele me deve e até que dia deverá efetuar o pagamento desde já agradeço pela sua atenção.

    • Herita,

      Pelo que entendi, ele deve pagar por mês R$ 366,52 de pensão e tem um mês inteiro de atraso mais uma parcial.

      De qualquer forma, consulte o seu advogado.

      Abraço

  37. Lazaro disse:

    Olá, boa tarde! Tenho dois filhos ao qual pago pensão. De alguns anos pra cá, fiz um acordo com minha ex mulher e passei a pagar a pensão com desconto em folha.Paguei desse jeito até dezembro de 2014.Fui demitido! Nao paguei pensão do período de janeiro de 2015 a maio de 2016,pois não conseguia emprego e minha ex não aceitava um valor menor do que eu pagava. No mês de dezembro de 2015, minha ex me entregou minha filha, e ficou com o meu filho.Mina filha morou comigo até o mês de abril de 2016.Quando foi no mês de maio agora, o oficial de justiça foi a minha casa me entregar a intimação pra eu pagar em 72 horas, a pensão referente ao período que a menina tava morando comigo, de dezembro até maio agora.Peguei dinheiro emprestado e paguei 2,150 pra não ir preso.So q paguei pelo tempo q ela tava morando comigo. Hoje veio o oficial de justiça de novo me cobrando o ano de 2015 de Janeiro a novembro. O que eu faço, visto que nesse período não tinha condições de pagar,tenho outra família agora,e um filho deficiente que ao qual tenho gastos com tratamento? E o dinheiro que paguei, mesmo com a minha filha morando comigo? O juiz só vê a situação da minha ex? Voltei a trabalhar tem dois meses, e nunca me neguei a pagar a pensão. Agora será que vou ter que arrumar um dinheiro que eu não tenho.pra dar pra ela?

  38. Neide disse:

    Bom dia! meu marido tem uma filha de 13 anos do relacionamento anterior, em 2007 a justiça determinou que ele deveria pagar 20% do salário de 1250.00 e ele pagava direitinho, pois era descontado em folha. sendo que em Março 2014 ele ficou desempregado ficando pendente com pensão até Agosto de 2015 a mãe da criança entrou com pedido execução mais somente do ano de 2015 e esse valor foi pago, e até hoje ele paga a pensão direitinho sem falta. sendo que hoje chegou um mandato informando que ele deveria efetuar o pagamento de 961,00 referente a três parcelas; Abril, maio e Junho de 2014 e em 72 horas, e outra a mesma ainda deu o nome dele errado (o nome que consta no mandato é do pai dele). ele pode ser preso por isso? o que devemos fazer, pois não temos advogado? e outra… a menina mora com a avó materna e não com sua mãe, ele pode entrar com pedido da guarda da mesma? e ele ainda tem um outro filho e também paga pensão no mesmo valor, porém sem ser pela justiça ele pode pedir a diminuição do valor?
    Desde já agradeço!

    • Neide,

      Se ele já pagou estes meses que estão sendo cobrados, basta apresentar os comprovantes ao juiz (isso deve ser feito por meio de advogado ou defensor público). Como vocês não têm advogado, o seu marido deve comparecer à defensoria pública.

      Ele pode pedir a guarda se conseguir provar que dará melhores condições de vida para a criança.

      Se acha que o valor está muito alto, pode pedir a revisão dos valores por meio de uma ação judicial.

      Boa sorte.

  39. Angela disse:

    Meu ex muda a data do pagamento e aquele mes nunca e pago ok eu devo fazer pra receber estas atrazadas

  40. Cristielen disse:

    Fiz um acordo judicial com o pai do meu filho ,nisso já tínhamos um processo de pensão alimentícia atrasado há 9 anos
    Só que a justiça só obrigou ele pagar os dois últimos anos sendo que na época era 60 reais por mês aí aceitei ele pagar 5 vezes de 460 sendo que ele pagou só um mês do acordo , e a Juíza disse que no atraso seria prisão na certa , e já está com 4 meses que ele não paga nada e até agora nada de ser e ainda tem a cara de dizer que tá pra ver polícia prender ele por causa de pensão ,dizem que a lei funciona mas pra mim é só balela

    • Cristielen,

      Você comunicou o seu advogado sobre os atrasos? O advogado deve peticionar ao juiz, informando a falta de pagamento da pensão para que seja decretada a prisão, não tem como ele adivinhar que o pai do seu filho não está pagando pensão.

      Abraço

  41. Sonia Barcelão disse:

    Olá.
    O meu ex marido não paga a pensão alimentícia á três meses, mesmo sendo estipulado o valor e as datas na justiça, qual seria a ação que devo tomar para que ele seja intimado, á fim da prisão preventiva?
    Grata pela atenção.

  42. divino disse:

    eu sempre paguei a pensao pela metade.e foi determinado pelo juiz 40 %.ai eu vou preso se nao pagar valor total devedor.eu estou em dias agora com os 4 ultimos mes,poren nao atraso mas e estou pagando atual 352,00.do salario minimo. eu nao tenho como pagar restante agora a ex tem como me levar na justiça eu pagar parcelado?

    • Divino,

      Em regra, é preso o alimentante que deixou de pagar três parcelas seguidas da pensão. Se você fez acordo com ela e está pagando parcelado o valor devido, entendo que não deve ser preso.

      Abraço

  43. ivan ribeiro disse:

    boa noite
    gostaria de saber a mais de 1 ano deixei de pagar a pesão estabelecida em um acordo firmado em uma conciliação , tenho um filho que hoje esta fazendo 16 anos e ele e louco pra vir morar comigo desde sempre, mesmo devendo pensão eu poderia pedir a guarda dele e da minha filha de 13 anos que também quer morar comigo,.pois ele só respeita amim e fala sempre pra mae dele que quando completar 18 anos ela nunca mais vai mandar nele que ele quer e vir morar comigo.
    obs. mesmo devendo a pensão eu teria direito de pedira aguarda dele sem corre o risco de ficar preso. e como devo fazer

  44. Talita disse:

    Oi gostaria de tirar uma dúvida.quando me separei do pai da minha filha o juiz determinou que ele deveria pagar 30 por cento de um salário mínimo pois ele não tava registrado só que ele nunca pagou isso só dava 100.00 agora da 150.00 e nunca paga no dia certo e pra depositar até o dia 10 mas ele nao cumpre o acordo gostaria de saber se eu posso ir no fórum reclamar pra ele ficar a pensão alimentícia certa.Obrigada

  45. helena disse:

    Boa noite estou devendo 3 pensões . estou sem trabalhar como faço pois o pai das crianças esta a todo tempo me dizendo que vou ser presa .

  46. France disse:

    Boa noite felipe.
    Por favor me ajude.
    O pai do meu filho sempre atrasa o dinheiro dele.ctemos um acordo judicial onde ele tem que pagar. O que acontece e que ele trabalha um ano e depois se desenprega um ano e nunca quer pagar os atradasos. Paga uma parte e a outra não quer pagar. O que fazer.

  47. Debora disse:

    Olá boa noite…então entrei eu um acordo com meu ex para ele pagar a pensão alimentícia. Todo dia 10 meio salário mínimo,para ele arcar com escolas, planos de saúde, inglês…..só q a pensão paga quando quer na conta do filho e sempre atrasa des de abril não paga e escola está atrasada….não tenho advogado oque tenho q fazer..des de ja agradeço obrigada..obs:o acordo foi feito entre a conselheira e advogada dele….pq meu advogado não compareceu por falta de pagamento da parte do ex….ele que ia pagar

    • Debora,

      Se existe um acordo judicial você deve procurar um advogado para mover um ação de execução.

      Se não existe determinação judicial nenhuma você deve procurar um advogado para mover uma ação de alimentos.

      Boa sorte.

  48. Raquel disse:

    Bom dia,
    O pai do meu filho esta há 1 ano e 5 meses com a pensão atrasada.
    e ele está trabalhando e para não dizer que não da nada mês passado ele deu R$ 70,00 reais e esse mês ele depositou R$200,00 reais, como faço para cobrar a pensão em atraso e esses valores podem ser considerados como pensão?

    • Raquel,

      Você deve procurar um advogado ou a defensoria pública de sua cidade para mover uma ação de alimentos ou de execução de alimentos dependendo da existência ou não de determinação judicial prévia para o pagamento da pensão.

      Abraço

  49. luana disse:

    Boa noite! Faz alguns anos que estou com o pai de meu filho na justiça ,ele deveria pagar todo dia 10 mas isso nunca aconteceu normalmente de 3 em 3 meses está eu ,pedindo atrasados aí demora meses e paga pra não ir preso só que desta última vez coloquei ele por não pagar pensão novamente e está 2 anos o processo no fórum vai pro cartório juntada de documentos e assim se estende e não chega na mão da juíza não estou entendendo na defensoria pública não me ex clicam a demora pois criança precisa do alimento é direito , pq estas demorando tanto estou a ponto de desistir ele tem uma advogada também pública não sei o que está acontecendo mas o processo não é evoluído sempre a mesma história autos advogado do réu juntada documento já a dois anos já não sei obgd. dazerfacofaço a.

    • Luana,

      Alguns casos demoram mais para ser resolvidos do que outros de acordo com a sua complexidade. Não tenho como lhe dizer se o processo está tendo o andamento adequado ou não. O correto seria o seu defensor explicar os motivos pelos quais o processo está atrasando.

      Se você não conseguir falar com o seu defensor, vá até o fórum de sua cidade e converse com algum servidor da secretaria da vara onde o processo está tramitando, ele pode lhe explicar o que está acontecendo.

      Abraço

  50. Fabiola disse:

    Ola eu sou a Fabiola e estou com um problema, o pai do meu filho ta com Três meses de pensão do meu filho atrasado. Firmamos um acordo judicial no dia 17 de fevereiro desse ano, onde ele daria 30% em cima dos ganhos bruto e sendo assim descontado em folha de pagamento todo final de mes. So que ta com três meses atrasado isso porque o fórum onde ocorreu o processo não enviou o ofício para a empresa onde o pai do meu filho trabalha. Então eu peguei o oficio e entreguei pessoalmente a moça do RH da empresa comunicando sobre esse acordo e sobre o desconto que eles deveriam fazer dos 30% do salário do pai do meu Filho. So o que acontece, o RH da empresa não ta depositando a pensão do meu filho e não sei o que fazer , quem vai pagar por isso e fora os três meses de atraso.

    • Fabíola,

      Você deve entrar em contato com o seu advogado para que ele resolva essa situação. Se a empresa já foi notificada, ela pode ser penalizada por não cumprir a determinação judicial.

      Abraço

  51. Josiane Farias disse:

    Bom dia!

    Foi feito um acordo em 2009 e em 2010 o pai do meu filho foi preso por não cumprir nenhum mes do acordo, cansada pois ele nunca me pagou o valor total de uma pensão e aparece de 4 em 4 ou até mesmo demora uns 6 meses para aparecer e deixar um pequeno valor em dinheiro, nunca me pagou o valor total da pensão, já tentei fazer acordo com ele mas ele promete e não cumpri, devo entrar com pedido de execução? não aguento mais essa situação já faz 6 anos que me estresso com isso ele não cumpri pelo que foi determinado em juiz.

  52. Adely disse:

    Bom dia!
    Gostaria de saber o que devo fazer, pois o pai da minha filha está devendo os meses de abril e maio deste ano 2016. O acordo em juízo foi estipulado porcentagem, ele esteve trabalhando em algumas empresas e na maioria delas não informou para haver o desconto da pensão e depositava uma quantia estipulada por ele. Como devo proceder para ser ressarcida dos valores e com relação a estes meses atrasados?

  53. Ingrid disse:

    Bom dia meu nome e ingrid e gostaria de saber como faço para o pai da minha filha pagar a pensão que me deve a um ano..pois morava em sao paulo e me mudei para o rio de janeiro, ele aproveitou que aki seria mais difícil para mim correr a tras da pensao e simplesmente parou de depositar. .fui na defensoria daqui e eles me disseram que preciso de um papel que esta no forum de la para iniciar o processo aki..mas nao tenho condições de ir a sao paulo agora…eentao o q posso fazer? Quem devo procurar? ? Gostaria de uma solução pois estou me sentindo perdida….

    • Ingrid,

      Você precisa da cópia da sentença ou do acordo judicial que determinou o pagamento da pensão.

      Você pode pedir para um advogado de São Paulo fazer isso para você ou o seu advogado do processo inicial.

      Boa sorte.

  54. Ernande disse:

    Quero saber uma coisa , meu pai parou de me dar pensão aos 18 anos , só que eu ainda necessitava como ainda necessito dessa pensão, ele não dar nada desde 2013. , quero saber se posso entrar com pedido na justiça para que ele possa pagar os meses atrasados.

    • Ernande,

      Você poderá cobrar os atrasados apenas se não houve determinação judicial para que ele parasse de pagar a pensão (exoneração prevista antecipadamente ou pedido feito por ele quando você fez dezoito anos). Caso contrário, você pode mover uma ação pedindo pensão “daqui para a frente”.

      Abraço

  55. Cristiane disse:

    Olá.O pai do meu filho não paga a pensão a 6 meses , procurei a advogada ja tem 3 meses mas ate agora estou sem respostas,ela so me disse que o juiz ja expediu o mandado de execução de alimentos,depois desse procedimento falta muito pra ele receber a intimação???Me ajudem

  56. vanessa felix disse:

    boa noite o pai do meus filhos nao quer depocitar a pensao esse mes pois ele falou q nao esta trabalhando e ele esta trabalhando sim nao de carteira assinada o q eu faÇo pra ele depocitar . boa noite

  57. Sara disse:

    Boa noite no forum teve a audiência do pai do meu filho ele assinou um termo de conciliação sendo que tem que pagar 220,00 a partir de Julho so que não pagou advogada falou que os alimentos do meu filho e provisório e que mandou pro juiz imã expedição o que tenho que fazer agora se não ta pagando ?

  58. edicarla disse:

    boa noite . o pai da minha filha esta com pesão atrasada 14 mês fui ate adefesoria e pedi os atrasados e sai o madato de prisão dele, mas ele n foi encotrado na residecia a mãe dele veio negociar adivida em parcelas mas n aceitei. ja esta com 3 dias oque eles podem fazer para n pagar ?

    • Edicarla,

      Se o pai da sua filha cumprir todo o período de prisão determinado ele deve ser solto mesmo sem pagar a pensão. Esta é a única forma que vejo de continuar sem pagar a pensão. Aguentar a prisão, não se importar de ter o nome sujo e todas as outras dificuldades impostas ao devedor da pensão.

      A dívida jamais será “perdoada”, a menos que você queira e a execução pode durar para sempre.

      Entendo que você aceite o parcelamento da dívida, pois é melhor receber aos poucos do que nunca receber.

      Abraço

  59. Ivonete tonholi disse:

    A um ano meu ex marido só não deixa vencer três pensões como posso fazer ele pagar em dia porque minha filha não pode comer só a cada dois meses

  60. Bianca disse:

    Meu marido sempre pagou pensão em dia, e o valor que pago não foi estipulado pelo Juiz foi entre ele é a ex mulher dele só que teve um tempo que ele ficou desempregado e deixou de pagar alguns meses, ela colocou ele ná justiça e está cobrando os atrasados e o reajuste da pensão. Mas ele já voltou a trabalhar e deposita a pensão todo mês ele pode ser preso e os atrasados que não foram estipulado s pelo Juiz ele vai ter que pagar.

    • Bianca,

      Entendo que ele não pode ser preso, pois está em dia com as obrigações mais recentes.

      A pensão é considerada em atraso apenas quando ela foi determinada judicialmente e o pai não cumpriu. Quando o acordo é feito “fora da Justiça” entendo não haver pensão em atraso caso não haja o pagamento.

      Abraço

  61. Oi, tenho uma dúvida, minha ex entrou com pedido de reconhecimento de paternidade a um ano atrás, e quando saiu o resultado foi resolvido pensão e o dia da audiência, só que isso já faz uns 14 meses e até hj não chegou nenhum papel comprovando referente ao registro do meu filho e nem o advogado dela passou a conta para fazer o depósito. Não sei se a criança depois do dia da audiência foi registrada porq não recebi nenhum papel para comparecer no cartório nem nada, sou obrigado a pagar os atrasados? Esses 14 meses? Ela alega que ele já está registrado em meu nome, mas não compareci no cartório e nem fui informado..

    • José,

      O mais adequado é você ir à secretaria da vara onde o processo está tramitando para que você possa consultá-lo. Não tenho como esclarecer nada apenas com estas informações.

      Abraço

  62. Vanessa nunes viana disse:

    Boa noite, a pensão da minha filha foi determinada pelo juiz e o acordo foi q se o pai ficasse desempregado pagaria o valor de 20% tendo como base o salário mínimo, hj o pai da minha filha é contratado como professor de uma escola e eu não sei quanto ele ganha, mas ele ainda está pagando a pensão no valor do salário mínimo. Como posso saber se ele está pagando o valor devido? E se eu posso pedir as roupas de festa de final de ano da nossa filha para ele?

    • Vanessa,

      Você pode fazer um pedido para descontar a pensão direto da folha de pagamento dele.

      Sobre as roupas, se não houver nada determinado judicialmente, vocês devem conversar e se acertar.

      Abraço

  63. cleonice disse:

    Boa tarde.
    Estou com 03 pensões alimenticias sem receber, como faço para cobrar judicialmente? Preciso de advogado, ou posso ir diretamente ao Forum? E quais os documentos necessários?
    Você pode me ajudar.

  64. Ola bom dia!
    Em 2014 procurei um advogado para que minha filha recebesse a pensão alimentícia do pai.
    Na época ele apresentou uma carteira assinada como mecânico, mais ele é sócio de uma empresa.
    Existe a possibilidade del melhor o valor da pensão, ja que ele não recebe o salario que apresentou em carteira?

  65. Maria Lucelia disse:

    Boa noite,o pai o meu filho não paga o valor determinado pelo juiz ,que esta mais da metade abaixo do que foi determinado.Meu filho tem 18 anos e faz faculdade,o valor que o pai paga é o mesmo ha mais de 3 anos,550,00 – o juiz determinou 1.300,00 desde outubro de 2015.Entrei com ação novamente pra requerer a correção. Na época do divorcio ele se negou a comprovar renda,já que é caminhoneiro automono,hj ele recorreu justificando dificuldade pela crise financeira no Brasil.Minha duvida é:corre o risco do juiz diminuir o valor ?Pago faculdade pro meu filho e ele ainda não consegui trabalho.E como faço pra receber os valores atrasados e corrigidos?Obrigada.

    • Maria Lucelia,

      Para receber os atrasados você deve entrar com uma ação de execução. É necessário contratar um advogado ou ser representado pela defensoria pública.

      No caso, como o seu filho já fez 18 anos, ele mesmo é quem deve ser parte na ação, sem assistência ou representação sua.

      Existe a possibilidade de o valor ser reduzido apenas na hipótese de uma ação de revisão de alimentos.

      Abraço

  66. Isabella disse:

    Tenho 21 anos. E meu pai não me registrou até hoje. Então eu vou entrar com o pedido de reconhecimento. Queria saber se eu tenho algum direito a pensão, ja que eu nunca recebi..apesar de já ter atingido a maior idade

    • Isabella,

      Você pode ter direito à pensão desde que comprove a sua necessidade. Cursar uma faculdade pode ser uma boa prova de sua situação de necessidade, por exemplo.

      Abraço

  67. Thais disse:

    Botei o pai da minha filha na justiça em junho .. Só que até hoje ele nao deu nada .. Como faço pra reclamar .. Preciso ir no fórum ou vou direto na delegacia ?

    • Thais,

      Primeiro é importante saber se ele já foi intimado a pagar a pensão. Ele só passa a ter a obrigação de pagar após esta determinação judicial.

      Caso ele tenha sido intimado a pagar e ainda não está pagando, entre em contato com o seu advogado para que a cobrança seja feita adequadamente.

      Abraço

  68. Isabela disse:

    Olá,
    O pai da minha filha paga a penção porém não cumpre com o acordo completo judicial que diz que temos que dividir todo os gastos com a saúde da criança e o décimo terceiro salário dele têm que ser retirado a parte da penção só que pela segunda vez ele se recusa a pagar e não deu nem a parte da penção nem ajuda com nenhum remédio e exame que a menina precise sendo que ela só têm 1 ano e 4 dias. O que devo fazer para que ele pague esse valor?

  69. O pai da minha filha entrou cm açao de alimentos, fois definido dia 10 no primeiro mes ele pagou no dia 20 e no outro mes ele passou de novo do dia como devo agir

  70. Maíra disse:

    Boa Noite, No ano de 2003 minha mãe deu entrada nos papeis de pensão alimentícia, o processo correu todo esse tempo meu “pai” sempre se escondeu nunca pagou nada e não compareceu a única audiencia que conseguiram marca. Pois bem hoje eu tenho 23 anos e chegou uma intimação pra minha mãe avisando de uma audiencia com meu “pai” lra definir a pensão, na intimação ainda veio falando que eu sou menor e tudo mais…. Tem alguma explicação pra isso por favooooor ??????????
    Att;

    • Maíra,

      Difícil dizer apenas com essas informações. Pode ser que apenas agora tenham encontrado o seu “pai” e a audiência se refere a aquele processo ainda, mas isto é apenas um palpite.

      O correto é sua mãe pegar a intimação que recebeu e conversar com o advogado dela.

      Abraço

  71. emanoel disse:

    oi boa tarde gostaria de tirar uma duvida…eu pago pensao para meus filhos so qye fui mandado embora em setembro e ate agora nao recebi nada e botei a firma na justica
    sendo que a mae deles me ligou e eu expliquei a ela,,,so que ela e meio ruim de entender meu lado
    eu nao estou deixando de pagar..infelizmente eu tive esse problema e eu ate falei com ela que quando sair vou pagar tudo que estiver atrasado..so que ela nao intende e falou que vai me denunciar para eu ser presso sendo que eu nao estou negando pagar oq tive foi esse problema e biscate para fazer esta dificil oq eu faco nesse caso,,e eu posso ser preso por isso

  72. junior disse:

    Ola sempre paguei certo a pensão como foi determinado judicialmente (18 anos pagando), so que minha ex me colocou um processo, mesmo eu não estando devendo, dizendo que não estava pagando a pensão . O juiz decretou minha pensão em 03 dias. Ela quer um valor que nunca recebeu e nunca foi dito pelo juiz , ela estaria certo de cobrar e mentir ,e o juiz de pedir minha prisão?

    • Júnior,

      Para que ela lhe cobre judicialmente deverá apresentar a decisão ou acordo judicial que determinou o pagamento da pensão.

      O correto seria o juiz pedir para você apresentar os recibos de pagamento e se não apresentasse, aí sim determinar a sua prisão.

      Abraço

  73. Laudenir disse:

    Oi bom dia…mês de setembro de 2016 a pensão do meu filho não estava na conta..fiz a cobrança ao pai mas o mesmo não pagou até agora.mas mês de outubro fiz o saque normalmente como faço pra receber o mês que ele não pagou…e ele poder ser detido por isso além do mas tem a agressão verbal ….

  74. janaina disse:

    ola bom dia
    gostaria de saber se eu consigo receber as pensões atrasadas que já foi determinado o valor e a data a 2 anos atas mas ele paga quando quer e esta com 10 meses de atraso gostaria de saber se vou receber os 10 meses de atraso ou somente os 3 últimos meses, porque ele não tem nada no nome dele pra entrar como penhora de bens.
    Desde já obrigada.

  75. Gessyanne Sousa disse:

    Olá! O pai do meu filho não paga a pensão há 4 meses. A última vez que ele recebeu foi quando o pai dele foi fora da empresa e meu filho recebeu pelos direitos trabalhistas do pai dele, o que é de direito. Conversei com ele e este sempre alega estar desempregado, mas não é o que soube. Ele mora no meu antigo estado. Eu morando em outro estado, como faço para cobrar isso, pois existe um acordo judicial. Obrigada!

  76. Antonia Miranda disse:

    Tenho uma filha a qual recebe pensão alimentícia, como o pai depositava quando bem entendia, o mesmo é aposentado do INSS, procurei a justiça o qual determinou que fosse descontado do INSS, já são 03/12/2016 e até o momento não foi depositado nem um valor em conta, não recebi nem uma correspondência para comparecer no INSS para confirmar a C.Corrente, o que faço? preciso de um direcionamento, caso eu não receba este mês, o INSS paga o atrasado? aquardo resposta…..obrigada.

    • Antônia,

      Provavelmente você tem um advogado constituído no processo e é ele quem tem de lhe informar essas coisas.

      Entretanto, em linhas gerais, posso dizer que por vezes os processos demoram um pouco mais do que pensamos. Por exemplo, o juiz pode dar uma decisão hoje e quem deve fazer alguma coisa com base nela (no caso o INSS) só fica sabendo depois de algum tempo; isso que pode ter acontecido no seu caso.

      Abraço

  77. Girlane disse:

    Boa noite o pai do meu filho está 9 meses sem me pagar pensão sendo que ele é deficiente físico,faz tratamento em outra cidade e encontra-se operado e o pai está por conta do INSS recebendo e não paga e gostaria também de saber se ele tem obrigação de além da pensão ainda me ajudar mais porque o tratamento tá saindo caro ainda tem fisioterapia que tenho que pagar pq no público da minha cidade não tem vaga o que faço nessa situação.por favor me ajudem.obrigado.

    • Girlane,

      Se a necessidade de quem recebe aumentou desde que foi determinado o valor da pensão há a possibilidade de aumento no valor. Para isso, você deverá mover uma ação de revisão de alimentos.

      Abraço

  78. Yzaak disse:

    Se a pensão estiver sendo paga.
    E o processo estiver core do na justiça.
    Por causa de um pequeno período que a pessoa ficou sem
    Pagar.
    Mais agora ela está pagando bem serto.
    Está assao judicial ainda pode ponhar o Pai na cadeia?

  79. Suelen disse:

    Oi bom dia. Gostaria de sabes se eu tenho direito de receber minhas pensões atrasadas, pois meu pai deixou de pagá-las. Tenho 21anos . Podes me ajudar?

    • Suelen,

      Se houve uma determinação judicial para que o seu pai pagasse pensão e ele não as pagou, você pode cobrar as parcelas em atraso. Caso contrário, entendo que você deve mover uma ação de alimentos para que ele passe a ter a obrigação judicial de pagar a pensão.

      Abraço

  80. Boa Noite,
    Pago pensão alimentícia desde o dia que me separei a 4 anos atrás sem atrasar um dia sequer porém ela nunca foi devidamente notificada, Primeiramente era feito sem estar em juízo ,a mais ou menos um ano minha ex mulher , segundo ela,levou o caso na justiça para formalizar apenas , porém nesta última sexta feira sob uma discussão ela alegou que irá a juízo e dirá que eu nunca efetuei pagamento algum o que fazer?!
    Tendo em vista que eu nunca recebi nenhuma intimação sobre data e valores ,sempre paguei por consciência ,
    Como nunca fui intimado ou recebi qualquer notificação sobre o mesmo ,posso alegar desconhecimento sobre o caso tendo em vista nunca ter sido notificado pela justiça,sabendo que a pensão alimentícia só é obrigatória após requerimento do retentor dá guarda ?
    Aguardo anciosamente respostas e desde já agradeço.

    • Jeferson,

      Em regra, a pensão só pode ser considerada em atraso se houve uma determinação judicial para o seu pagamento.

      De qualquer maneira, sugiro que você sempre preserve os recibos de pagamento ou depósito para que não venha a sofrer problemas futuros.

      Abraço

  81. Michelle disse:

    A minha dúvida é q eu recebia pensão alimentícia dos meus 2 filhos era descontada em folha como foi determinada pelo juiz mais no final de novembro de 2016 o pai deles foi mandado embora e eu recebi o valor referente a rescisão do pai deles mais depois disso ele não pagou mais nada apenas mandou uma mensagem dizendo que tinha sido mandado embora e que era pra mim economizar o dinheiro que estava na minha conta porque ele estava desempregado e não sabia quando iria poder pagar a pensão novamente. Eu gostaria de saber se isso pode ser feito ele pode parar de pagar pelo fato de que eu recebi esse valor dá rescisão e ele está desempregado?

  82. luciana disse:

    O pai da minha filha paga 30% e um salário minino,falou com o júiz que estava desempregado,so que descobrir que eleé policial civíl.Pedi revisão de pensão,desde de que levei na justiça ele não deposita,ja faz oito mêses e até hoje não saiu.O que devo fazer?

  83. Leticia disse:

    Olá, foi determinado pela justiça que o pai da minha filha pagasse 21% sobre o salário mínimo, porém desde o ano passado ele só quer pagar 160,00 reais sendo que o certo em 2016 seria 184,184,80 e esse ano 196 e alguma fração. Neste caso o que devo fazer?

    • Letícia,

      Se ele não paga a pensão de maneira correta você pode exigir o cumprimento integral do pagamento da pensão por meio de uma ação judicial.

      Vá à defensoria pública de sua cidade.

      Abraço

  84. Thais Moura disse:

    Ola Boa Noite.

    O pai da minha filha, nunca pagou em dia a pensao, mesmo com o acordo judicial. Ele sumiu, desapareceu por Um ano, agora voltou dizendo que eu nao deixo ele ter contato com a filha, q eu faço a cabeça dela para que ela nao goste dele!
    A pensao ja esta atrasada ah um ano. Oque devo fazer com a pensao atrasada e ele ficar falando q eu nao deixo ele vêr a filha, sendo q é ele q nao a procura???
    Obrigada

  85. Camila disse:

    Boa tarde,o Pai do meu Filho está na Justiça á 6 anos,porém Ele paga um valor menor do que o determinado,queria saber o que Eu faço pra ter esse valor. Entre tudo,desde de o início do Processo foi determinado um dia a ser pago,mas Ele só paga no dia que Ele quer e muitas vezes paga só no outro mês,inclusive mente que não tem condições,mas trocou ate de Carro. Eu moro no Sul e Ele no Rio.

    • Camila,

      Você pode mover uma ação para executar os atrasados. Se quiser aumentar o valor da pensão deve mover uma ação comprovando que a necessidade do filho aumentou e/ou a possibilidade do pai aumentou.

      Abraço

  86. Boa tarde! Tenho dois filhos, o meu de 11 anos fica na casa da minha irmã durante a semana por causa da escola e final de semana ele fica comigo e eu vou entrar com pedido de pensão alimentícia! O pai deles pode alegar que só a mais nova mora comigo e usar essa questão pra tentar prejudicar ou eu posso entrar com o pedido?

  87. BIANCA disse:

    Boa Tarde!

    O pai da minha filha sempre fica de dois a três meses no ano sem pagar a pensão, isso desde o início de 2010 quando foi determinado pelo Juiz… Posso cobrar esses meses que ele nunca pagou? Já que esse ano ele começou atrasando também?

  88. janete disse:

    Boa noite , meu esposo parou de pagar pensao,pois a flha estava trabalhando,mas nunca foi para a justiça ela ja vai fazer 19 anos e.le e obrigado a pagar pensao e se for tem obrigaçao de pagar os atrasados,mesmo nao estando na justiça

    • Janete,

      Se não houve nenhuma decisão judicial dizendo que ele não precisa mais pagar pensão, ele está com prestações em atraso que podem ser cobradas.

      O filho trabalhar não é motivo suficiente para a pensão ser exonerada ou extinta.

      Abraço

  89. Edileuza disse:

    Boa noite .o pai da minha filha ta com mais de 9 anos q não paga a pensão como faço pra pedir os atrasados
    Obs.já foi determinado pelo juiz a 9 anos e ele só pagou 3 meses.. Ele também tem um processo de homidicio quero q ele pague todos os atrasados onde posso ta indo ?

  90. priscila disse:

    ja fiz um acordo judicial com meu ex e ficou de ele dar aos 2 filhos somente 30% do salário mínimo porque ele conseguiu passar todos pra traz no dia da audiência, ele é tapeceiro e ganha MUITO bem , eu sei pq eu auxiliava ele no trabalho ,, mas ficou por isso mesmo ,,,, e no entanto ele gasta todo seu dinheiro com noitadas regradas a muita bebidas e a pensão está em atraso já tem 4 meses. Sou doente , não sou assalariada , já não suporto mais ver meus filhos sofrer ,,,por favor me dê um conselho ,,, hoje fui falar com ele novamente e ele ainda ameaçou de me bater se eu voltasse lá e disse que ele não tem medo de cadeia . o que faço ????

  91. Camila disse:

    Olá.. tenho 18 anos gostaria de sair se tenho direitos a pensao atrasada que meu pai ainda não me pagou ele nem me procura mais.. tenho direito ou nao

  92. dayane disse:

    o meu ex não registrou meu filho agora a meu filho ta cm 10 meses ele regitrou então ele não está devendo os 10 meses atrasado

  93. luciana disse:

    Boa tarde!
    Meu esposo paga pensão pro filho,ele vai completar 18 anos em abril,o que ele precisa fazer para parar de pagar. Porque com 18 anos ele ja pode trabalhar.
    Obrigado!

    • Luciana,

      Deve entrar com uma ação pedindo a exoneração da pensão.

      O filho dele já pode trabalhar mesmo antes dos 18 anos.

      Presume-se a necessidade do filho até os 18 anos. Após isso, caso exista uma ação, o filho deverá comprovar que ainda necessita receber a pensão, se comprovar, a pensão é mantida.

      Abraço

  94. Cristiano Silva disse:

    Boa tarde meu nome é Cristiano.
    Ano passado fiquei 5 meses sem pagar a pensão no valor de 300 reais.
    Fiz um acordo com a mãe da minha filha ela foi em um advogado e fizemos um acordo peguei todos os atrassados com desconto.
    So q fiquei desempregado agora novamente e ja esta com 1 parcela em atraso ela disse que iria prucurar os seus direitos.
    Ocorre o risco de eu ter q pagar novamente os valores que paguei la atrás? Obrigado

  95. Bruno Luiz dos Reis disse:

    oi,Boa noite,eu tenho uma filha de 2 anos e pago pensao de 25pc para minha filha via conta poupança no nome da mae dela,mesmo assim ela entrou com um processo alegando que eu nunca paguei as pensao,,ja chegou uma carta aqui em casa avisando que tenho 15 dias para pagar,ja venceu os 15 dias¹ Devo temer algo,pois tenho os comprovante
    att Bruno

    • Bruno,

      Você deve contratar um advogado ou ir à defensoria pública para apresentar os comprovantes de pagamento. Se não comprovar que pagou pode sofrer punições, sim.

      Abraço

  96. Bruno Luiz dos Reis disse:

    Muito obrigado pela atenção Felipe,eu gostaria de saber se eu indo na defensoria eu mostrar os comprovantes devidamente pagos,mesmo assim eu necessitarei acionar um advogado público ou do mostrando os comprovante na triagem ja morre o assunto?
    Att Bruno

    • Bruno,

      Se você for na defensoria e cumprir os requisitos, um defensor público será designado para você.

      De qualquer maneira será necessário entrar no processo e mostrar os recibos/comprovantes para o juiz.

      Abraço

  97. Daniela disse:

    Ola bom dia olha o pai do meu filho tava pagando a pençao mas em julho agosto setembro outubro e novenbro ele nao pagou em dezembro ele voltou a pagar com muito converssar mesmo ele pagando agora eu tenho direito de cobrar na justiça esses meses que ficaran pra traz ou nao

  98. Brenda moreira disse:

    Ola boa tarde o pai do meu filho deixou de pagar a pensao a 15 meses atras entrei novamente na justica ele recebeu o comunicado do oficial de justica intimando a pagar em 15 dias uteis…. O mesmo nao tem bens a ser bloqueado so um carro ….. Caso ele nao pague o q pode ser feito? Se eu entrar com o pedido de prisao eu nao receberei todo esses meses so os tres ultimos meses?

    • Brenda,

      Se o pai for preso, a pensão continuará sendo devida.

      Os meses que ele deve pagar são os que você cobrou na inicial e não foram entendidos como prescritos pelo juiz.

      Abraço

  99. Sirleny disse:

    Boa tarde,
    o que fazer caso o pai atrasa a pensão e a mãe não da parte,
    o filho tendo 16 anos pode fazer isso sem a mãe.

  100. Vanubia disse:

    O meu ex deve três meses de pensão como Fasso posso denunciar ele

  101. Erlandson disse:

    Tem 6 meses que a mãe de minha filha não paga pensão foi determinado pela justiça o valoro que devo fazer ? O que pode acontecer nesse caso?

  102. Taiane disse:

    Ola bom dia, meu esposo paga pensão da minha entiad. Porem jouve aumento de pensão e ele n aumentou o valor porque n sabia sempre q o salário aumentasse teria que aumentar o valor da pensao l. Continuou a depositar o valor antigo. A mae da menina q hj tem 19 anos e esta grávida quer o retroativo q equivale a 9 mil reais. Porem meu esposo encontra-se desempregado mais n deixa de colocar o valor que ja esta com aumento. Esse retroativo ele que pagar a vista ou pode fazer um acordo pra pagar de acordo com que ele pode?

  103. Kamila disse:

    Oi boa noite, eu tenho 20 anos até meus 11 anos morei com minha mãe e meu pai me pagava a pensão alimentícia ordenada pelo juiz, minha mãe faleceu quando eu tinha 12 e passei a morar com o meu pai e minha madrasta, desde de então ele decidiu cancelar minha pensão, em 2013 deixei de morar com o meu pai e até hoje ele não paga a pensão, eu fui demitida recentemente do meu emprego e minha faculdade está ficando atrasada, eu tenho direito de requirir minha pensão alimentícia novamente.?

  104. regiane disse:

    Oi bom dia o pai do meu filho é assim toda vez que vai fazer 3 meses ele deposita 2 meses será que posso cobrar o atrasado?

  105. Jana disse:

    Olá. O pai dos meus filhos está devendo um certo valor desde o ano passado e a 3 meses deposita a pensão alimentícia deles com uma diferença a menos do que foi decretado pela juíza. O que faço nesse caso ?

  106. AnA disse:

    Bom dia, o pai da milha fila não paga a pensão a dois meses, como devo prosseguir? Posso ir direto ao fórum ou tenho que contratar um advogado?
    obrigada!

  107. gezo silviamar gomes tavares disse:

    tenho 7 anos q nao recebo pencao emboro o juiz ja deu a sentenca p pagar em 3 dias a 5 anos atras e ate h nado e eles ja tem 18 anos e disse q nao vai pagar e ai tenho direito ou nao

Deixe seu comentário!

 
Share