A tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia da população brasileira. Facebook, Instagram, YouTube, é difícil conhecer alguém que não se utiliza de pelo menos uma destas três plataformas. O Whatsapp não fica atrás e acredite: Whatsapp pode ser usado como prova na Justiça.O Novo Código de Processo Civil (NCPC) que entrou em vigor este ano não perdeu a oportunidade de trazer a tecnologia para dentro do Judiciário brasileiro e o fez por meio dos arts. 439 a 441, como você pode ver a seguir:
“Art. 439. A utilização de documentos eletrônicos no processo convencional dependerá de sua conversão à forma impressa e da verificação de sua autenticidade, na forma da lei.
Art. 440. O juiz apreciará o valor probante do documento eletrônico não convertido, assegurado às partes o acesso ao seu teor.
Art. 441. Serão admitidos documentos eletrônicos produzidos e conservados com a observância da legislação específica”.
Assim entendemos que o Whatsapp pode ser usado como prova na Justiça, pois é um documento eletrônico.
O que o art. 439 quer dizer ao limitar a utilização dos meios eletrônicos é que para dar um maior grau de confiabilidade à prova gerada por documento eletrônico sua autenticidade deve ser verificada. Isto pode ser feito por meio de ata notarial feita por tabelião.
Caso o documento não seja verificado, caberá ao juiz, de acordo com o art. 440 do NCPC, apreciar o seu valor como prova.
O Whatsapp pode ser usado como prova única, inclusive, caso verificado. Sem a verificação, entendemos por bem serem juntadas outras provas que corroborem com as informações trazidas pelo aplicativo, já que ficará a critério do juiz avaliar o seu valor probante.
Não só o aplicativo de celular pode ser útil à Justiça como o Facebook também. Entendemos que um casal que define seu status de relacionamento como “casado” na rede social, apesar de não o ser juridicamente, está se tratando perante a sociedade como marido e mulher, um dos requisitos da união estável.
Isto pode ser importante também para o pai que deseja parar de pagar pensão para filho ou filha que mantém união estável, pois o pai pode deixar de pagar pensão quando filho se casa ou mantém união estável.
Desta maneira, percebemos que o Whatsapp pode ser usado como prova na Justiça por determinação legal do art. 439 e seguintes do Novo Código de Processo Civil.
boa tarde!
estou estudando sobre regime de bens em geral e gostaria de saber se vcs tem alguma coisa que fale sobre o tema em questão.
ja adquiri ebook de vcs sobre familia.
abraços
Silas,
Leia este texto: https://direitodetodos.com.br/o-regime-de-bens-no-casamento/
E este também: https://direitodetodos.com.br/posso-mudar-o-regime-de-bens-do-meu-casamento/
E mais esse: https://direitodetodos.com.br/os-bens-no-regime-de-comunhao-parcial/
Abraço