Empregado pode ser demitido doente?

empregado pode ser demitido doente

Dúvida frequente em nosso e-mail e em nossa caixa de comentários dos textos é a possibilidade de dispensa do empregado enquanto ele está doente. Por tal motivo, decidimos ajudar o leitor a não ter mais esta dúvida. Afinal de contas, o empregado pode ser demitido doente?Primeiro, importante destacar qual é o tipo de doença do empregado, se é ocupacional ou profissional, ou se não se relaciona ao trabalho.

Já vimos que o auxílio-doença não dá direito à estabilidade se a doença não for relacionada ao trabalho, mas pode dar garantia provisória de emprego caso seja comprovada a relação com o trabalho posteriormente.

Assim, passamos agora a analisar se o empregado pode ser demitido doente caso a doença não esteja relacionada ao trabalho.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) tem uma súmula que veda a dispensa de empregado portador de doença grave ou que possa causar estigma ou preconceito. Veja o que diz a Súmula 443 do TST:

“DISPENSA DISCRIMINATÓRIA. PRESUNÇÃO. EMPREGADO PORTADOR DE DOENÇA GRAVE. ESTIGMA OU PRECONCEITO. DIREITO À REINTEGRAÇÃO – Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012.
Presume-se discriminatória a despedida de empregado portador do vírus HIV ou de outra doença grave que suscite estigma ou preconceito. Inválido o ato, o empregado tem direito à reintegração no emprego”.

Pelo disposto, podemos perceber que empregado não pode ser demitido doente caso a doença seja grave ou cause estigma ou preconceito.

Então isto quer dizer que o empregado pode ser demitido doente se a doença não for relacionada ao trabalho ou causa de preconceito?

Não. O empregado não pode ser dispensado doente se estiver afastado do trabalho para se tratar dela. Neste caso, quando o médico atesta que o empregado não pode trabalhar por conta da doença, o contrato de trabalho fica suspenso até a alta médica, não podendo o contrato ser encerrado.

Ainda, há decisões de diversos Tribunais entendendo ser inválida a dispensa do empregado que tem cirurgia marcada para data próxima ou que esteja tratando de doença grave por meio de plano de saúde concedido pela empresa. Estas decisões são fundamentadas nos direitos constitucionais à vida e à saúde, além do famoso princípio da dignidade da pessoa humana.

Entretanto, concedida a alta médica de doença não relacionada ao trabalho e não estigmatizante, o empregado pode ser demitido, pois não há estabilidade nesta situação.

104 thoughts to “Empregado pode ser demitido doente?”

  1. Estou fazendo tratamento para tentinite consequência do trabalho de costureira em fábricas de calçados! Estou de atestado tomando remédios e fazendo fisioterapia! Posso ser demitida após o término do atestado?

  2. Tenho duas hérnias na coluna. Uma na cervical e outra na limbar e esofagite. A empresa pode me demitir nessa condição?

  3. entrei em uma presa no dia 4de agosto de 2016 assinaram a minha carteira no dia 25com a data atual não com a data que eu entrei, comecei sentir fortes dores abdominais descobrir wue estou com o útero grande uma ernia umbilica com alça intestinal e varios nodulos e estou pelo medico porque do sangramento e porque das dores da hérnia mesmo assime mandar embira hoje o que faço eles podem me mandar embora.

  4. Boa tarde gostaria se for possivel esclarecer algumas duvidas ,bom estou trabalhando mas me encontro afastado da empresa a 2 ano e 7 meses e o processo ja foi jugado e transjugado e foi comparado a doença como acidente de trabalho e o inss tambem reconheceu sendo que não joguei toda a doença por que fui fazendo exames e os que tinha era apenas de um punho e um ombro ou seja ainda tem os 2 pra busca na justiça todos operados (tunil do carpo e sindrome do empacto) ortopedia.A pergunta e o seguinte ,tenho 1 ano de estabilidade mas a empresa esta sabendo que os outros estão também com as mesma patologia e com cirugia ela mesmo assim vai se arrisca me colocar pra fora sendo que ja ouve um processo ai vai arrisca outro processo e perde de novo porque ja tem historico de doença ocopacional me explique por favo.
    To com o codigo 91 e com 4 cirugia sendo nos punho e ombros.

    1. Carlos,

      Se a empresa lhe dispensar durante o período de estabilidade você pode entrar na Justiça pedindo a reintegração ou uma indenização compensatória. As chances de vitória são bem grandes.

      Abraço

  5. Olá tenho endometriose profunda sinto muitas dores. Sempre falto ao trabalho para ir pra emergência . Me sinto fisicamente e emocionalmente muito abalada. As dores são constantes . Nesse caso eu consigo algum benefício por par parte do inss, para me afastar do trabalho ?

  6. Olá Estou a 4 dias afastada do trabalho. Tudo começou com um problema no olho e quando fui fazer outros exames encontraram um pequeno aneurisma cerebral vou precisar ficar onternada alguns dias para fazer mais exames! Posso perde meu emprego por estar com esse problema? Já tenho 2 anos de empresa.

  7. Estou com doença no ombro e na coluna por conta do trabalho repetitivo, estou fazendo fisioterapia. Posso ser demitida?

  8. Bom tenho uma doença ( lúpus ) e fui demitida, queria saber se os patrões podem mesmo me demitir sem ao menos ganhar uma multa e com isso de alguma forma me beneficiar, e se e uma doença grave, pois pelo que sei um empregado não pode ser demitido por ter uma doença grave segundo TST.

    1. Bia,

      Se o motivo da dispensa foi a sua doença você poder indenizada por dispensa discriminatória. Você deverá comprovar isso.

      Se a doença está lhe impedindo de trabalhar e você está fazendo tratamento médico, também não poderia ser dispensada.

      Fora estas situações, não vejo possibilidade de indenização.

      Abraço

  9. boa tarde,sou auxiliar de dentita e protetica ,fui diagniticada com bronquite e por eu trabalhar desgastando protese fiquei de atestado para melhorar rapido,logo depois descobri um problema na coluna e no ombro direito,ainda nao posso provar se e por causa do trbalho,e vou comecar ainda o tratamento,e pode ser que atrapalhe meu trabalho,posso ser demitida?

    1. Cristien,

      Enquanto você estiver afastada por conta da doença, não pode ser demitida.

      Se o seu afastamento se encerrar e não houver comprovação de que a doença foi causada pelo trabalho, pode ser demitida.

      Abraço

  10. Entao tenho alergia a sulfato de niquel e a irgasan,estava fazebdo tratamento com o meu alergista.Entao a empresa me mandou embora,queria saber se eles podiam?

  11. Olá gostaria de saber se posso ser demitida após cirurgia de hérnia e vesícula passei 30 dias de atestado e voltei trabalhei 2 dias, senti muitas dores ainda pois sou professora de maternal.e no outro dia eles me demitiram pois no meu entender me deixaram claro que não seria mas a mesma depois da cirurgia

    1. Lucilene,

      Se você conseguir comprovar que foi dispensada apenas por causa da doença, você pode ser indenizada por conta de dispensa discriminatória.

      Procure um advogado em sua cidade.

      Abraço

  12. boa noite!
    trabalhei em uma empresa 10 meses, sendo que assinei meu aviso quando retornei de um atestado de 07 dias em que a minha filha de 9 anos portadora de hidrocefalia e paralisia cerebral se submeteu a uma cirurgia de estrabismos nos dois olhos, e eu ja estava com cirurgia marcada (CAF) tambem a 33 dias pra frente quando assinei meu aviso,,o patrão estava ciente do tratamento que eu iria ter que fazer,ele estava ciente de tudo ,ele justificou que precisaria de um funcionario que tivesse total disponibilidade de horario desde de que a loja abrisse ete a hora de fechar ,que nem prazo de almoço pudesse fazer,sinceridade acho que ela me demitiu por saber que estava em tratamenro medico e que precisaria me afastar do trabalho para a cirugia e frequente de horar para acompanhamento medico,nesse caso EU TERIA ALGUM DIREITO,OU A DECISÃO DELES É NORMAL.

  13. Fui diagnosticada com uma doença rara no Brasil chamada gravidez molar ( doença trofoblástica gestacional) peguei 15 dias de atestado médico voltei a trabalhar hj ……E hj mesmo meu patrão me demitiu
    Falou que a partir de hj to cumprindo aviso ….No momento que eu mais preciso do meu emprego fui demitida…

    1. Vanessa,

      Se você conseguir comprovar que a dispensa se deu apenas por causa de sua doença, entendo que houve dispensa discriminatória.

      Nesta situação, você pode ser indenizada pelo empregador.

      Abraço

  14. Trabalho numa empresa que presta serviços (tercearizados)
    Alguns dias sofri uma Crise de convulsão, por esse motivo a empresa contratante quer me dispensar desse posto, fiquei sabendo que isso pode acarreta como Processo por danos morais, por ser considerado discriminatório, gente do sindicato falou isso para empresa e eles recuaram na ação de querer me tirar desta empresa, queria saber se isso é verdade

    1. Jonathan,

      Sim. Se o único motivo para a dispensa for a sua doença e você conseguir comprovar isso, a dispensa pode ser considerada discriminatória e você pode ter direito a uma indenização.

      Abraço

  15. Ola bom dia!

    eu fui parar recentemente no hospital por stresse, tive que tomar deazapan para acalmar.
    após passar uma semana de muito nervoso no trabalho, por esse motivo meu patrão pode me mandar embora?

    1. Josiane,

      O patrão pode dispensar o funcionário a qualquer momento, exceto se o empregado tiver alguma estabilidade. Ainda, qualquer dispensa motivada por discriminação pode ser passível de indenização por danos morais.

      Abraço

  16. Olá.
    Fui demitida após faltar três dias de trabalho por estar com problemas na coluna e nódulo na mama.
    Eu poderia ter sido demitida??

  17. Acabei de descobrir que possuo o virús do hiv, e estou fazendo tratamento, e infelizmente pegou vários dias de atestado devido aos sintomas que tenho, gostaria de saber se a empresa pode me demitir devido aos atestados?

  18. Bom dia no final de novembro fui diagnosticado com meningite bacteriana e depois com abscesso cerebral.cheguei até até operar a cabeça e hoje sinto muita dor de cabeca devido ao corre corre do dia a dia e pedi pro meu patrão me mandar embora pra mim tratar melhor a dor de cabeça e ele não quis sera q eu posso entrar com processo trabalhista contra ele ou tentar fazer um acordo? Att

    1. Reinaldo,

      O seu empregador não é obrigado a lhe dispensar se não quiser. Leia nosso texto sobre o assunto: https://direitodetodos.com.br/meu-patrao-nao-quer-me-demitir-o-que-fazer/

      Atualmente, o acordo para ser demitido não é legal. Leia o nosso texto: https://direitodetodos.com.br/acordo-para-ser-demitido-e-legal/

      Sugiro que você vá ao médico e peça um afastamento, caso não esteja conseguindo trabalhar. De acordo com o tempo de afastamento você pode receber auxílio-doença, mantendo emprego e renda sem precisar trabalhar, apenas se tratando.

      Boa sorte.

  19. Estou com uma doença incurável ( espondilite Anquilosante) foi descoberto depois que minha coluna travou indo trabalhar (trajeto), 20 dias depois descobriram que tenho a doença e que é incurável, cronica… A empresa não que quer me dar a cat, diz que não tem nada haver com o fato de travar a coluna no trajeto, e que ao retornar do auxilio doença me mandarão embora. O que faço? Estou com uma doença grave, incurável, dores cronicas, eu trabalhava de motorista em caminhão basculante numa mina subterrânea, tem tudo haver para o agravamento Me ajudem em orientação, o que faço?.

    1. Doquinha,

      Para você ter direito à estabilidade, a lesão deve ter sido causada pelo trabalho. Tendo a concordar com a empresa de que você não sofreu acidente de trabalho. Este se caracterizaria apenas se a sua lesão fosse relacionada ao trabalho (o fato de a coluna ter travado durante o trajo, não caracteriza o acidente) como, por exemplo, pelo esforço ou movimento repetitivo.

      Se a sua doença é incurável, existe a chance de você receber aposentadoria por invalidez.

      Boa sorte.

  20. Olá, Boa noite.
    Trabalho na empresa ja tem 1 ano, recentemente peguei minhas férias, retornei das férias agora, trabalhei 2 semanas, peguei uma gripe, e dessa gripe peguei uma forte infecção de ouvido, agr estou passando nos médicos, no momento estou de atestado, mas terei q fazer exames e tratamentos, a empresa pode me mandar embora? Voltei de férias recentemente e peguei essa infecção.
    Estou preocupada, pois o tratamento e exames são caros.

  21. Muito boa tarde. Fui dispensada da empresa há alguns dias, sem motivo específico. Porém, realizei uma operação para retirada de polipos nasais e sinusite em fevereiro deste ano e ainda estou em tratamento médico, dependente de convênio que tenho através da empresa, onde foi diagnosticado pansinusite, podendo possivelmente passar por uma Nova cirurgia. Além disso, descobri uma doença nos dois joelhos, causados no trabalho, por ser obrigatório o uso de salto e por subir e descer escadas o dia inteiro. Estava na empresa desde 2012 e descobri a doença em 2013. Posso recorrer na justiça?

    1. Janaina,

      Se você conseguir a relação da lesão com o trabalho e se ela foi um dos motivos pelos quais você precisou receber o benefício do INSS, você tinha estabilidade.

      De qualquer forma, procure um advogado em sua cidade para que ele analise a sua documentação médica e previdenciária.

      Abraço

  22. Bom eu tenho 2 anos e meio de firma , me mandaro embora por justa causa por causa de falta , e tô com promovemos de saúde como hérnia por distal por deslizamento , pangastrite , esofagite , e entre outros , nesse em tanto , quero colocar a empresa na justiça será qe a causa é ganhar ?

    1. Edineide,

      Se a dispensa foi apenas por esse motivo você pode ser indenizada. Se a doença foi ocasionada pelo trabalho também.

      De qualquer maneira, acho interessante você procurar um advogado em sua cidade para que ele analise os laudos médicos.

      Abraço

  23. Olá tenho um ano de empresa estou com 20 dias afastada, pois fiz cirurgia de um nódulo mamário, vou passa dois meses em casa pelo inss, quando volta posso ser demetida obgda.

  24. Bom dia, pouco depois que entrei na empresa, por caminhar muito, o meu pé esquerdo começou a inchar. Fui em todos os médicos fiz vários exames e não descobriram o problema , mas descobri hérnia de disco o médico me disse que é por conta de ficar muito tempo sentada. Estou me preparando para fazer a cirurgia bariátrica. Estou com a liberação do cardiologista e falta o as últimas sessões do psicólogo. Porém estou fazendo no meu plano particular. No final de maio por conta de um trabalho de inventário muita poeira tive alergia,pneumonia onde trabalhei mesmo com atestado. Fui demitida com a justificativa de restruturação nova. Tenho algum direito.

  25. Boa noite, sofri um leve acidente na empresa ( UMA QUEDA LEVE EM UM DESNÍVEL NO CALÇAMENTO NO INTERIOR DA EMPRESA), NÃO FOI ABERTO CATI NA OCASIÃO POR ERRO DE DIAGNÓSTICO DOS MÉDICOS QUE ME ATENDERAM, POR FIM ESTÁ QUEDA ME DESENCADEOU ROMPIMENTO DE DISCOS NA COLUNA COM ERNIAS NA SERVICAL, E LOMBAR, QUE ME LEVOU A UM AFASTAMENTO DE 18 MESES E CIRURGIA NA SERVICAL, E LESÃO NO BRAÇO DIREITO, DEVIDO A ISSO ME TORNEI PCD POIS NÃO CONSEGUI RENOVAR MINHA CNH DE FORMA NORMAL, MEU NEUROLOGISTA NÃO ME DEU ALTA MAIS DEVIDO TER ME SIDO NEGADO DOIS PEDIDOS DE AFASTAMENTO VOLTEI AO TRABALHO COM PROMESSAS DE REITEGRAÇÃO, E INCLUSÃO NA COTA PCD DA EMPRESA ,MAS FUI DEMITIDO APÓS 60 DIAS.COMO DEVO AGIR VISTO QUE NÃO ASINEI A HOMOLOGAÇÃO AINDA?

    1. Luciano,

      Você deve procurar um advogado para mover uma reclamação trabalhista.

      Se você conseguir comprovar o nexo entre o acidente de trabalho e a lesão/doença terá direito à estabilidade podendo ser reintegrado ou indenizado.

      Abraço

  26. Tenho tireóide e faço tratamento a cada 4 meses… E gostaria de saber se eles podem me mandar embora do trabalho??…

  27. Olá, tem mais de um ano que trabalho em um cozinha industrial, um local de trabalho muito quente e após um ano descobri que estou com câncer de mama eu posso ser mandada embora do trabalho por causa disso tem um ano e tres meses que trabalho nessa empresa vou começar meu tratamento agora nas minhas férias

  28. Bom dia fui diagnosticada com mav (mal formaçao daa arteriaa venosas) em fevereiro de 2017, estou desde 2015 na empresa e deconjcia a doença msm sendo congenita, ja inciei o tratamento pois foz minha primeira cirurgia enfovascular em maio e fiqueo com seqielas perdi movimento do lado esquerdo, farei ainda mais 3 procedimentos endovascular no perdiodo de 90 dias entre cada . Minha divida é : posso ser demitida messe periodo de tratamento caso nos proximos procedimentos ñ fique com sequelas impossibilotando o trabalho maos ainda tratamento?

  29. Boa Noite! Sou Edson,Fui diagnóstico com hérnia de disco, com um médico particular, e eu trabalho em uma empresa dirigindo e pegando peso, o que vcs me aconselharia para mim?

    1. Edson,

      Se o seu médico lhe afastar do serviço você poderá pleitear o auxílio-doença. Caso a doença tenha relação com o trabalho você poderá ter direito a estabilidade de 12 meses após a alta do INSS.

      Abraço

  30. Boa tarde
    No dia 30 de outubro do ano de 2016 perdi minha visao por conta de um avc.senfo assim me tormei uma pessoa com nomovicao.sou cozinheira em uma restaurante,gostaria de saber se a qualquer momento a empresas pode me demitir.

  31. Ha 4 meses me apareceram dores nas costas e torax,ja fui em 3 especialista,clinico geral,pneumologista e gastro,peguei encaminhamento para ortopedista,ate aqui tudo bem.A empresa que eu trabalho me demitiu,mas ela nao sabe do meu problema de saude que estou tendo,sabendo que meu plano de saude e pela empresa e esse problema pode ter sido resultado de meus esforcos fisicos.O que devo fazer em relacao a empresa.

    1. Juliano,

      Caso você comprove que a doença foi causada pelo esforço você pode requerer uma indenização. Há quem entenda que é possível consiguir uma reintegração.

      Abraço

  32. Boa tarde! Trabalho prestando servido para uma empresa meu contrato será encerrando 30/08/2017, Estou com depressão profunda e a psiquiatra me afastou até 30/09/2017. A empresa pode encerrar meu contrato? Ou só quando eu tiver alta. Obrigada e fico no aguardo.

  33. Oi boa tarde, trabalho em um super mercado a 2 anos e 4 meses como balconista,onde tenho q fatiar queijo,presunto,apresentado e outros,e deu um caroço na parte de cima da minha mão IGUAL CISTO,de fazer movimentos reprtitivos,e agora me deram aviso prévio se q n tratei dainha mão ainda q ta com um caroço feio em cima e doi, O Q EU FAÇO, por favor me ajudem,obrigado

    1. Jefferson,

      Você deve procurar um médico para ele observar se a sua lesão é incapacitante para o trabalho e se foi causada por ele.

      Nesta hipótese, caso você realmente seja demitido, pode ser possível mover uma reclamação trabalhista.

      Abraço

  34. Boa noite trabalho como motorista entregador subo muitas vezes pra bar bater a carga , fiz duas cirurgias no joelho, tenho quatro meses que retornei, depois de ficar 6 meses afastado, eu posso ser demitido. a empresa quer me demitir.

    1. Josenaldo,

      Se você recebeu auxílio-doença acidentário ou, apesar de não ter recebido este benefício, a sua doença se relaciona com o trabalho, entendo que não pode ser dispensado nos primeiros doze meses depois da volta ao trabalho.

      Abraço

  35. Possuo HPV, e estou tendo que faltar serviços devido as consultas, mais todas as faltas justificáveis com atestado, minha cauterização já está agendada, a empresa pode me desligar ? Todos os encarregados estão cientes.

  36. meu filho trabalha numa empresa ha dois anos começou a sentir mal e foi ao medico e soube que esta com crise de ansiedade foi ao psiquiatra e este deu atestado so para aquele dia mas prescreveu medicacação psiquiatrica quando retornou ao trabalho no dia seguinte foi mandado embora ,A firma oideria ter feito isso?

  37. Boa noite.
    Gostaria que tirasse uma duvida.
    sofri um acidente de trajeto, e tive que colocar placas no braço. A empresa arcou com os custos cirurgicos e hospitalares. Fiquei no auxilio doença por 5 meses. Voltei a trabalhar, e 1ano e 9 meses depois fui dispensado. Mas um mes antes de ser dispensado machuquei novamente o mesmo braço com as placas, no serviço. sai de ferias estava em tratamento e quando voltei me mandaram embora. Terminei o tratamento e foi acusado que devido ao machucado, ocasionou a rejeição das placas e terei que fazer outra cirurgia para retirada das placas .
    Gostaria de saber se tenho o direito de pedir para a empresa arcar com os custos novamente.

  38. Olá boa noite!!!Gostaria que me tirassem uma dúvida,é o seguinte meu irmão trabalha como auxiliar de churrasqueiro elê tá com pneumonia e ficou 3 dias de aviso quando retornou ao trabalho ele foi demitido. Quero saber ele pode ser demitido nessa condição?

  39. Bom dia, tem um amigo meu que tem uma doença seria na coluna devido ao trabalho ,descarregando bebidas, pois bem faz mais de trinta dias que ele não vai trabalhar pois estava afastado do inss por uns 4 anos, voltou a agora a empresa quer demitir ele por justa causa em virtude de mais de trinta dias sem trabalhar,mas o mesmo alega que entrou na justiça contra o inss na Federal pois não tem condições de trabalho e está aguardando o resultado da justiça, nesse meio tempo Ele poderá ser demitido por justa causa?

  40. Boa tarde estou a seis meses na empresa fui diagnosticado com asma ocupacional a empresa me afastou da área de trabalho por conta da poeira e cheiro da tinta estou trabalhando na logística agora minha dúvida é a empresa pode me demitir se tenho estabilidade e se tem q abri cat.

    1. Douglas,

      Você só terá estabilidade se ficar afastado pelo INSS recebendo auxílio-doença acidentário.

      Caso você não seja afastado, pode ser dispensado normalmente. Contudo, entendo que pode requerer indenização por conta da doença adquirida no trabalho.

      Abraço

  41. Boa tarde!
    Me chamo Gizelly.

    Meu marido foi demitido ,e no exame demissional constataram hérnia umbilical ,assim provocada por peso que ele pegava no trabalho,o que será feito agora descobrindo isso?

    1. Gizelly,

      Sugiro que ele vá ao médico e se comprovado que está incapacitado para o trabalho (mesmo que de maneira temporária) é possível conseguir o auxílio-doença (se a causa realmente foi o trabalho é possível conseguir o auxílio-doença acidentário).

      Abraço

  42. Boa noite fui demitida do meu trabalho de 10 anos acabei adquirindo uma burrice no ombro e tendinite no quadril devido a movimentos repetitivos e peso eu estava em tratamento mas não quis me afasta da empresa .Posso ser indenizada

  43. boa noite,fui demitido da empresa ,na minha função fazia bastante esforços e com um tempo comecei a sentir dores na coluna ,fiz um raio X,tomografia e uma ressonancia e todos comprovam hernia de disco,L4 e L5,eu gostaria de saber quais os direitos,e se posso entrar com algum danos pela empresa…eu tenho certeza que peguei lá.

    1. Jose,

      Você pode ter direito a ser indenizado e/ou receber uma pensão. Contudo, pode ser necessário realizar uma perícia judicial para a comprovação da lesão e do nexo com o trabalho.

      Boa sorte.

  44. Meu marido foi dispensado da empresa ele está na empresa a 10 anos, 3 meses atrás sentiu forte dores e foi ao médico deu discopatia degenerativa o médico do trabalho afastou ele de dirigir , disse que ele não pode dirigir ele está fazendo tratamento ele pode recorrer (tipo enquanto serviu pra empresa estava ótimo quando não pode mais dirigir não serve mais ) o que fazer?

    1. Luciana,

      Se a lesão foi causada pelo trabalho ele pode ser indenizado e/ou reintegrado dependendo da situação.

      Sugiro que você vá a um advogado o quanto antes. Com estas poucas informações que você me passou é possível perceber que ele pode ter algum direito sim.

      Boa sorte.

  45. Boa noite sou faxineira e trabalho a 17 años na empresa e a 1 ano comecei sentir muita dores nos joelhos agora nos dois a ponto de travar e não consegui andar estou em tratamento fui afastada por 15 días voltei e me despensaram . Estou esperando um laudo pra comprovar se estou com artrose.

  46. Boa tarde! Me chamo Luana fui demitida doente com uma doença costatada o medico do trabalho sabia o que eu tinha e agora o que faço!

  47. Boa tarde!
    Sofri um acidente com cola quente na empresa o médico me afastou por 10 dias eu posso ser mandada embora ?

        1. Gisa,

          Se você ficar afastada por mais de 15 dias e receber auxílio-doença acidentário, terá estabilidade por 12 meses a partir do retorno ao trabalho. Caso contrário poderá ser dispensada normalmente.

          Abraço

  48. Olá,eu fui mandado embora de uma empresa e ela me mandou fazer apenas um exame de audição, daí eu fiz um exame de coluna por conta própria e descobrir q estou com hérnia de disco provavelmente causada pelo trabalho já q era muito pesado! Eu tenho direito de entrar na justiça contra essa empresa?

  49. Boa noite dr.eu passei 6 anos de benefícios mais o INSS mim mandou de volta pra empresa após um ano a empresa mim mandou embora mais as lesões do ombro so piora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *