Sabemos que em alguns casos, certas pessoas, profissionais, segurados, são tratados de maneira diferenciada pela legislação previdenciária, tais como o trabalhador rural, os cidadãos que exercem atividades em contato com agentes nocivos à saúde, entre outros. Mais um segurado que merece atenção especial é o professor, o qual pode se aposentar cinco anos antes dos trabalhadores “comuns”.O professor, como trabalha além das horas dando aula, pois corrige provas, prepara as aulas, participa de reuniões de pais e mestres, exerce uma carga de trabalho maior do que aparenta. Este é um dos motivos de o professor ter direito a se aposentar cinco anos antes por tempo de contribuição.
Em regra, o trabalhador precisa de 35 (trinta e cinco) anos de contribuição, se homem e 30 (trinta) anos de contribuição, se mulher, para se aposentar por tempo de contribuição. É neste tipo de aposentadoria que o professor se beneficia.
Para se aposentar por tempo de contribuição, o professor precisa comprovar 30 (trinta) anos, se homem e 25 (vinte e cinco) anos, se mulher, de trabalho em funções de magistério em estabelecimentos de Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e médio), conforme os arts. 56 da Lei 8.213/91 e 201, § 8º da Constituição Federal (CF).
Importante destacar que a aposentadoria do professor é diferenciada apenas para aqueles que exerçam a sua atividade na educação infantil, no ensino fundamental e médio, como dito acima, por isso, os professores de ensino superior não têm tal benefício assegurado, devendo contribuir da mesma forma que os segurados abrangidos pela regra geral o fazem.
Pelo exposto, percebemos que de acordo com a Lei 8.213/91 e com a Constituição Federal vigente, o professor da Educação Básica tem direito a se aposentar cinco anos antes dos demais segurados do Regime Geral da Previdência Social.
Veja mais:
Segurado tem o direito de receber auxílio-doença até nova perícia
Aposentadoria 85-95, como funciona?
Tempo de trabalho urbano e rural para aposentadoria
Meu benefício foi concedido até dia 30/06/2018 e queria saber que dia que eu faço a prorrogação pois não me sinto apto ao trabalho ainda..
Leonardo,
Leia nosso texto sobre o assunto: https://direitodetodos.com.br/segurado-tem-o-direito-de-receber-auxilio-doenca-ate-nova-pericia/
Abraço