3 segredos para você se aposentar mais fácil

Share

Se aposentar mais fácil

A Reforma da Previdência continua assustando os brasileiros. Mais do que nunca é importante para todo trabalhador ficar atento para não perder direitos. No texto de hoje vamos contar 3 segredos para você se aposentar mais fácil. Confira!

1 – Solicite e verifique o seu CNIS

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é o documento onde constam todas as contribuições feitas pelo trabalhador durante a sua vida. É com base nele que o INSS irá determinar se você pode se aposentar ou não.

Para consultar o documento é necessário fazer um agendamento pelo telefone 135 da Previdência Social ou pelo site do INSS. Após a primeira consulta, o segurado deve receber uma senha do INSS que permitirá ao trabalhador ter acesso à consulta online do CNIS. Desta forma, poderá conferir as contribuições sempre que quiser.

Para quem é correntista do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, é possível fazer a consulta por meio destas instituições.

Além de solicitar o CNIS é importante você comparar com a sua CTPS para verificar se todos os períodos de trabalho foram inseridos corretamente no documento.

2 – Mantenha os seus documentos em bom estado de conservação

Caso exista algum erro no CNIS você precisará comprovar o tempo de contribuição por meio de outros documentos. Por este motivo é fundamental ter a sua Carteira de Trabalho e os PPPs, por exemplo, bem conservados.

O Perfil Profissiográfico Profissional (PPP) é importante, pois pode ajudar a comprovar o trabalho em atividade especial. Desta forma, a aposentadoria pode vir mais cedo. Leia nosso texto sobre o PPP: PPP é direito do empregado que trabalhe exposto a agentes nocivos.

3 – Autônomos e facultativos devem ter cuidado redobrado

Se você contribui como autônomo ou facultativo, a contribuição é sua responsabilidade. Desta maneira, é fundamental você ter guardado os carnês de contribuição. Se houver erro no CNIS, é por meio destes comprovantes de pagamento que você pode conseguir se aposentar mais fácil.

Vale observar que quando o autônomo presta serviços para empresas, a responsabilidade pelas contribuições é delas.

3 segredos para você se aposentar mais fácil – conclusão

Acreditamos que se você seguir estas três simples dicas, você conseguirá se aposentar mais fácil. Não perca direitos, fique sempre atento ao nosso site.

2 comentários em “3 segredos para você se aposentar mais fácil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *