Estou sendo impedido de ver meu filho, o que fazer?

Share

Impedido de ver meu filho

Em pleno século XXI, ainda existem mães (ou pais) que impedem os seus filhos de ver os pais por capricho. Não estamos falando de casos em que o pai não tem o direito de visitação por ter perdido o seu poder familiar, mas de situações em que não há problema nenhum na relação entre pai e filho e o genitor não consegue conviver com o menor. Estou sendo impedido de ver meu filho, o que fazer?

NÃO QUERO SER IMPEDIDO DE VER MEU FILHO – DIREITO DE VISITAS

Para evitar este problema, sempre recomendamos que a regulamentação do direito de visitas esteja presente na ação de divórcio. Assim, problemas futuros serão muito mais facilmente contornados.

Na hipótese de o direito de visitas não ter sido regulamentado no momento do divórcio, o pai que está sendo impedido de visitar o filho pode mover uma ação judicial para a regulamentação de visitas ou convivência.

Assim, o juiz determinará os dias em que o pai poderá visitar o filho sem que a mãe o impeça.

EXECUÇÃO DE SENTENÇA

Se mesmo após a determinação judicial o pai continuar sendo impedido de ver o filho, poderá mover um processo de execução de sentença. Acionar o Judiciário pode ser a solução para que este obrigue a mãe a cumprir a determinação judicial.

Na execução de sentença pode ser determinada, inclusive, multa diária pelo descumprimento da obrigação. Desta maneira, por cada dia de proibição das visitas, a mãe deverá pagar uma multa ao pai.

Possibilidade menos radical do que a execução de sentença é a ida ao Conselho Tutelar. Antes de mover o Judiciário buscando a execução de sentença do direito de visitas, o pai pode ir ao Conselho Tutelar, que pode servir como mecanismo de promoção de diálogo entre as partes, evitando novo conflito.

Os registros feitos pelo Conselho Tutelar podem servir de prova da proibição das visitas para uma eventual execução de sentença.

Banner do texto menor 3 novo

Outra solução pode ser registrar boletim de ocorrência ou chamar a força policial para auxiliar no cumprimento do direito. Entretanto, não recomendamos esta solução, pois pode causar abalos psicológicos à criança que presenciar toda esta situação.

ESTOU SENDO IMPEDIDO DE VER MEU FILHO, O QUE FAZER?

Pelo exposto, caso pai ou mãe tenha impedido o seu direito de visitas, poderá registrar boletim de ocorrência, informar o conselho tutelar mais próximo e/ou acionar o Judiciário para promover ação de regulamentação de visitas/convivência ou executar sentença previamente proferida.

4 comentários em “Estou sendo impedido de ver meu filho, o que fazer?

  1. A guarda de minha filha e da minha mãe, E essa está impedindo que tenho contato com ela (atende aos telefones quando quer, e mesmo assim regula o que ela quer me dizer ) agora falei que vou lá semana que vem , minha mãe falou que não é para eu ir que ela não quer convivência comigo. Desde que sai de casa sempre ajudei minha filha ( dinheiro roupa etc) minha mãe pode me proibir de ver me filha . O que devo fazer? Obs: no processo de guarda não fui entimada pq minha mãe não deu meu endereço pro processo .

    1. Thainara,

      Se o seu contato com a criança não foi proíbido judicialmente, a sua mãe não pode impedir a visitação.

      Mova uma ação com o objetivo de regularizar o seu direito de visitas.

      Boa sorte.

  2. Tenho uma filha com a minha namorada e terminei com ela recentemente e a mesma informa que eu não irei ver minha filha.o que eu posso fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *