O valor da aposentadoria vai diminuir

valor da aposentadoria vai diminuir

A Reforma da Previdência está entrando em sua reta final. Portanto, já podemos tirar algumas conclusões sobre prováveis modificações. Uma delas é o cálculo da renda mensal inicial dos benefícios. Assim, podemos dizer que, muito provavelmente, o valor da aposentadoria vai diminuir.

O VALOR DA APOSENTADORIA VAI DIMINUIR PARA QUEM JÁ ESTÁ APOSENTADO?

Não. Se você já está aposentado fique tranquilo, pois já tem o seu direito adquirido. Ou seja, não é possível reduzir o valor da sua aposentadoria se ela foi calculada de maneira correta no momento da jubilação.

Desta forma, se você recebe dois mil reais por mês de aposentadoria, fique tranquilo porque este valor nominal não pode ser reduzido pela Reforma da Previdência.

Ademais, entendemos que isto também vale para quem já tem direito à aposentadoria, mas ainda não fez o pedido. Isto é, se você já pode se aposentar e não fez o pedido, a Reforma não pode lhe prejudicar também.

E PARA QUEM VAI SE APOSENTAR DEPOIS DA REFORMA?

Nesse caso o valor da aposentadoria pode diminuir sim.

Primeiramente, ressaltamos que se o trabalhador já tinha direito à aposentadoria antes da Reforma, as regras que valem para ele são as do momento em que completou os requisitos para ter direito ao benefício.

Dessa maneira, se o trabalhador tiver direito a se aposentar antes, mas fizer o pedido apenas após a Reforma, as regras que valem são as de antes da Reforma se forem mais benéficas ao segurado.

Contudo, para aquele contribuinte que só completará os requisitos para aposentadoria após a Reforma da Previdência, a situação é outra.

Atualmente, o cálculo do valor da aposentadoria leva em conta as 80% maiores contribuições feitas pelo trabalhador a partir de julho de 1994. Ou seja, o trabalhador pode descartar as suas contribuições mais baixas antes de fazer o cálculo da sua renda mensal inicial.

Todavia, a Reforma da Previdência poderá colocar fim a esta sistemática.

O texto aprovado na Câmara dos Deputados prevê que o cálculo do valor da aposentadoria levará em conta todas as contribuições feitas pelo trabalhador desde julho de 1994. Dessa forma, o contribuinte não poderá mais descartar suas contribuições mais baixas.

EXEMPLO

Por exemplo, imagine que um trabalhador fez 200 contribuições a partir de julho de 1994. Destas contribuições 160 foram com base em 3000 reais e as outras 40 com base em 1000 reais.

Visto que a regra vigente antes da Reforma excluía as contribuições mais baixas, o cálculo seria feito apenas com as 160 contribuições de 3000 reais. Nesse caso, se a aposentaria seria com base em 100% da média, seu valor alcançaria 3000 reais.

A partir da Reforma, não. Caso o texto da nova lei seja definitivamente aprovado, o cálculo levará em conta todas as contribuições.

Dessa maneira, o valor da aposentadoria vai diminuir para 2.600 reais mensais.

CONCLUSÃO

Por isso, levando-se em conta que não exista mudança no texto aprovado pela Câmara, o valor da aposentadoria vai diminuir para quem se aposentar após a Reforma Trabalhista.

2 thoughts to “O valor da aposentadoria vai diminuir”

  1. Olá..fui demitida e era pra mim fazer 30 dias..Mais conversei com minha gestora e disse que não queria fazer …o q aconteceria..ela disse q seriam descontados os dias …Mais não falo nada em advertência por faltas excessivas ou q poderia resultar em justa causa.. Só me passou o aso pra fazer e que o término dos meus dias seria dia dois de outubro…aí ela me chamaria pra rescisão..ela pode me dar justa causa,mesmo depois q conversamos e sem nenhuma advertência?E tbm já achei outro emprego…tenho q esperar acabar os trinta para começa em outro emprego???

    1. Suelen,

      Entendo que a justa causa não é válida nesta situação.

      Sugiro que você pegue um comprovante que conseguiu outro emprego o mais rápido possível e leve para a sua empregadora (que está encerrando o vínculo).

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *