Quem pode se aposentar mais cedo?

A aposentadoria é o sonho de muitos brasileiros. Com a possibilidade da Reforma da Previdência se tornando cada vez mais real, muitos ficam com medo de não se aposentar. Você sabia que algumas pessoas podem se aposentar mais cedo que outras? Veja algumas situações, talvez você se encaixe em uma delas.

QUEM PODE SE APOSENTAR MAIS CEDO?

Em regra, as pessoas que se aposentam mais cedo são aquelas que trabalham em situações sacrificantes ou que podem colocar a sua saúde em risco.

Isto ocorre para proteger esses trabalhadores de um desgaste maior que sofreram durante a sua vida.

Para saber quem pode se aposentar mais cedo, não devemos sempre olhar para a profissão em si, mas para a atividade.

Vejamos alguns exemplos:

TRABALHADOR RURAL

Como já vimos em nosso blog, o trabalhador rural pode se aposentar cinco anos mais cedo que o urbano.

Isto ocorre porque geralmente o trabalho é feito no sol, sob calor forte. Esta circunstância, por si só, já implica em um desgaste maior do trabalhador.

Assim, não há injustiça nesta situação do trabalhador rural.

APOSENTADORIA ESPECIAL

Também já vimos aqui no Direito de Todos que algumas atividades dão direito a aposentadoria especial.

Os trabalhadores que prestam serviços relacionados a determinados agentes podem se aposentar com 15, 20 ou 25 anos de trabalho.

Você se lembra que eu havia dito que a profissão não era fundamental. Veja um exemplo:

Imagine que uma mulher trabalhe como lavadora de roupas em um pequeno hotel. Vive em local fechado, com temperatura agradável e recebe todos os equipamentos de proteção necessários.

Agora imagine que outra mulher trabalhe como lavadora em um hospital.

É claro que a funcionária do hospital está exposta a riscos biológicos e por isso merece se aposentar mais cedo. A outra não, apesar de exercer a mesma profissão.

Entendeu? (Se não entendeu, escreva nos comentários a sua dúvida).

PROFESSORES

Alguns professores também podem se aposentar mais cedo. O giz para escrever na lousa, o estresse e a dupla jornada (correção de provas e preparação de aulas em casa, por exemplo), justificam este benefício.

CONCLUSÃO

Existem outras situações que podem dar direito a um trabalhador se aposentar mais cedo. Importante ter em mente que o PPP é documento fundamental para que você possa usufruir deste benefício. Saiba mais sobre o PPP lendo o nosso texto sobre ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *