O blog Direito de Todos já explicou algumas causas de dispensa por justa causa (desídia, abandono de emprego, não usar EPI, insubordinação e indisciplina). Hoje explicaremos com base em qual dispositivo legal o empregado que furta a empresa pode ser despedido desta maneira.
De fato, para o empregado ser dispensado por justa causa é necessário que o ato por ele praticado esteja definido em lei como falta grave capaz de gerar justa causa. Então, qual a fundamentação legal para a dispensa do empregado que furta a empresa?
EMPREGADO QUE FURTA A EMPRESA PODE SOFRER JUSTA CAUSA
Os estudiosos e os tribunais entendem que o empregado que furta a empresa comete ato de improbidade. A saber, esse ato é definido como motivo para dispensa por justa causa pelo art. 482, “a”, CLT:
“Art. 482 – Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:
a) ato de improbidade”.
Nesse sentido, ato de improbidade deve ser entendido como a ação maliciosa, maldosa, desonesta, do empregado. Improbidade é todo o ato que seja contrário aos bons costumes, à lei, à moral. Dessa forma, nos parece acertada a dispensa por justa causa do empregado que furta a empresa.
Contudo, para que a dispensa por justa causa seja aplicada é necessário que as provas sejam robustas e não deixem dúvidas do ato do trabalhador. A prova pode ser produzida por meio de filmagem, documentos, gravações telefônicas, testemunhas.
Como exemplo de empregado que furta a empresa, pode-se citar o gerente que desvia dinheiro da conta corrente do empregador para de terceiros ou para a sua; o uso de bens da empresa com fins particulares sem a autorização do patrão; a tentativa de furto de produtos do empregador.
Pelo exposto, conclui-se que o empregado que furta a empresa pode ser dispensado por justa causa por ato de improbidade desde que as provas apresentadas pelo empregador contra ele sejam robustas a ponto de não deixar dúvidas quanto a sua autoria.
Por fim, se você acha que a sua dispensa por justa causa não foi merecida, saiba o que fazer lendo o texto “Demissão por justa causa injusta, o que fazer?“.
Veja mais:
Seguro-desemprego: Parte 1: 5 requisitos para ter direito
Justa causa pode ser aplicada sem advertência e suspensão prévia
Justa causa – posso ser dispensado meses após o ato motivador?
Tenho um amigo que por erro de preenchimento, depositou cheques de clientes da empresa em sua conta e assim que viu o erro, devolveu os valores para a conta da empresa. Ele está com receio da demissão ser feita por justa causa. Nesse caso que ele não obteve vantagem pra si desses valores, está configurada a má fé e devida justificativa para a justa causa ? Ou passa a ser um caso de demissão simples já que esse erro não é tolerado… ?
Wendel,
Entendo que para ficar caracterizada a justa causa é necessário o empregador comprovar a intenção do empregado em ficar com o dinheiro para si.
De qualquer forma, o seu amigo também pode conseguir comprovar que cometeu um erro. Caso o faça, acho possível reverter uma eventual justa causa na Justiça do Trabalho.
Abraço
Bom dia meu primo roubou a empresa que ele trabalhava e a empresa mandou ele embora sem dar justa causa na carteira dele, fez ele pedir demissão e ele foi mandado embora por sua iniciativa. Agora ele não consegue trabalho pois na empresa antiga não tão boas referências por causa do ocorrido o que fazer para ele arrumar emprego novamente.
Cláudio,
Situação difícil. Entretanto, há decisões de Tribunais condenando empresas a indenizar ex-funcionário por dar referências desabonadoras a possíveis novos empregadores.
Contudo, o seu primo deverá comprovar as atitudes da empresa.
Abraço
Boa tarde!
Eu trabalhava em uma empresa da qual não importa o setor e eu e mais 8 funcionários fomos mandados por justa causa, todos em um único dia..
não nos apresentaram motivo para a justa causa, gerente, supervisor e RH nos disseram que não sabiam o porque, pode uma coisa dessa..?
2 meses após sermos demitidos, descobri indo em uma das lojas da rede que foi porque sumiram 300 peças em 1 mês.. Porém nunca furtei nada..
O que eu posso fazer contra a empresa?
Paulo,
Você pode mover uma reclamação trabalhista pleiteando a reversão da justa causa.
Leia nosso texto sobre o assunto: https://direitodetodos.com.br/demissao-por-justa-causa-injusta-o-que-fazer/
Abraço
Olá fui mandado embora por justa causa
Por passar o cartão do cliente com o valor maior ao consumido para voltar troco para o mesmo
Por pedido dele
Tem algo que posso fazer ?
Renan,
Você pode tentar reverter a justa causa por meio de reclamação trabalhista.
Leia nosso texto sobre o assunto: https://direitodetodos.com.br/demissao-por-justa-causa-injusta-o-que-fazer/
Procure um advogado.
Boa sorte.
Olá, Descobrir depois de 5 meses que meu funcionário me roubo, ainda posso manda o caso a justiça? Sei que o tempo que o funcionário pode processar a empresa é de 2 anos após seu desligamento, e ao contrário? Qual tempo que o padrão pode processar o ex-empregado? Obrigado!
Ricardo,
Se você quer dispensar o seu empregado por justa causa deverá comprovar que soube do fato apenas agora. Não é necessário mover uma ação judicial para dispensar o empregado por justa causa. A reclamação trabalhista, neste caso, ocorrerá apenas se o empregado tentar reverter a justa causa.
Abraço.
Ola, minha prima foi pega roubando uns meses atrás, mas a empregadora nao deu a conta e nem justa causa e q perdoou ela pode dar justa causa pelo mesmo motivo depois de meses?
Sabrina,
Entendo que não. Se houve perdão, mesmo que tácito, a justa causa não pode mais ser aplicada por conta daquele ato.
Abraço
Boa noite, fui pega mexendo no celular, e tem filmagens de mim mexendo no celular em horario de serviço e o empregador me precionou para pedir a conta se nao me daria justa causa?
Minha colega de serviço também mexe no celular , e para ela ela nao vai dar a conta, ela podr fazer isso? Da a conta so para uma sendo que as duas cometaram mesmo erro?
Maria,
Em regra, não. Se você conseguir comprovar que está sendo tratada de maneira diferente dos outros funcionários, pode ser indenizada.
Abraço
Fui dispensada por justa causa .. mas na empresa eu exercia uma função pra qual não era registrada ..mas era cobrada por isso é nem recebia o salário compatível ..oque devo fazer?
Isis,
Procure um advogado. Você pode ter direito de receber as diferenças salariais por conta de o que você recebia não era compatível com as suas atribuições.
Abraço
Boa noite eu mexe umas vez no dinheiro no caxia mas nao esto trabalhando la mas coloquei.na justica pq trabalhei 10.mes mas nao recebi nada ele falo q eu nao tinha direito a nada e tem as gravaçao da camera e ele falo q ia leva na hora do julgamento pode da algum errado contra mim
Flaviana,
Se ele comprovar que você furtava a loja e foi dispensa por justa causa por este motivo, ele vencerá a ação.
Abraço
Boa tarde
Quero saber quantos dias é preciso pra pegar uma justa causa depois do ocorrido??
David,
Não há na lei uma determinação em dias para a aplicação da justa causa.
O que existe é a necessidade de o empregador fazer a dispensa por justa causa de imediato. Este “imediato” não precisa ser exatamente no momento em que tomou conhecimento dos fatos, mas em um curto espaço de tempo (no máximo pouquíssimos dias).
Abraço
Furtei matérial da empresa q trabalhava. Reconheci o erro. E devolvi o material. Mesmo assim me fizeram pedir as contas ou eles me mandava por justa causa. Tá correto isso?
Marcos,
Entendo que a empresa está correta, sim.
Abraço
Olá minha amiga furtou a loja onde ela trabalhou
Tirou 200reais do caixa, mas ela quiser devolver
É eles tem a gravação, ela foi demitido por justa causa. Ela tem algum direito
Juliana,
Apenas ao saldo de salário, férias vencidas + 1/3 (se houver), férias proporcionais + 1/3 e 13º salário proporcional.
Abraço
Fiquei sabendo que não se recebe 13′ salário proporcional. Não é?
Queria entender
Natália,
Recebe-se, sim.
Abraço
No serviço sumiu um celular da empresa, o rapaz tirou ferias e no ato das ferias ele devolve o produto sem ninguém ver, mas descobrem q foi ele.. Ele pode tomar justa causa?
Enzo,
Entendo que pode, pois há ato de improbidade.
Abraço
A empresa coloca um funcionário para trabalhar com dinheiro vivo e com acesso a recursos financeiros expressivos. O funcionário não tem nenhum benefício diferenciado. A empresa negligencia a segurança e deixa o funcionário fazer o que bem entender sem supervisão e sem controles. Esse funcionário não resiste as tentações e acaba desviando recursos. A empresa percebe e o demite por justa causa e entra com queixa cível e criminal. Nesse caso, a empresa não tem responsabilidade nenhuma pelos atos de negligência?
Eder,
Entendo que não. Um dos deveres do empregado é ser leal à empresa. Não houve negligência, mas sim confiança. O mínimo que se espera dos funcionários é que não furtem a empresa.
Seguindo a sua lógica, seria a mesma coisa que não punir o ladrão que furtou uma casa que estava com a porta destrancada.
Abraço
Boa tarde eu comi um salgado na empresa que trabalha mas na correria esqueci de paga e fui colocada pra fora por justa causa.tem alguma coisa que possa Fazer?
Maria,
Você pode entrar com ação na justiça para tentar reverter a justa causa. Entendo que ela foi exagerada.
Leia nosso texto sobre o assunto: https://direitodetodos.com.br/demissao-por-justa-causa-injusta-o-que-fazer/
Abraço