O seu benefício foi concedido? Saiba facilmente

Benefício foi concedido

Em regra, o comunicado de decisão do INSS sobre o requerimento de algum benefício é enviado pelos Correios. Contudo, existe a possibilidade de o segurado se antecipar e saber se o seu benefício foi concedido antes disso. Saiba facilmente se o seu benefício foi concedido seguindo este passo a passo básico que iremos detalhar.

1 – SITE DO INSS

O primeiro passo que você deve dar é acessar o site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O site é o seguinte: www.previdencia.gov.br.

Nele haverá diversas informações sobre os benefícios da Previdência Social, situação de benefício, extrato de pagamento, entre outras tantas informações que também lhe podem ser úteis.

2 – BARRA LATERAL

Na página inicial do site do INSS, observe a barra lateral. Encontre a aba “serviços do INSS”. Clique no link “Todos os serviços”. Geralmente, este link é o último da aba.

Clicando no link, você vai ser redirecionado a uma página de serviços do INSS.

3 – CONSULTA DE SITUAÇÃO DE BENEFÍCIO

Para saber se o seu benefício foi concedido, na página de serviços, procure pelo link “Consulta de situação de benefício”.

Ele deve estar na lista de “Todos os serviços ao cidadão”. Por vezes, é possível encontrar o link logo no início da página, na lista de “Serviços mais procurados”.

Ao clicar no link “Consulta de situação de benefício”, você será redirecionado a uma página que contém dois botões.
Um deles diz: “acompanhar pedido”. O outro diz: “resultado da perícia”.

Aqui é simples. Se você quer saber se o seu pedido de benefício foi concedido, clique no primeiro botão, se quer saber o resultado da perícia, aperte o segundo.

Ambos os botões levam para páginas semelhantes.

4 – SITUAÇÃO DO BENEFÍCIO

Nas duas opções, você deve preencher os campos com o número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e CPF. Também deve digitar o código alfanumérico solicitado.

Feito isso, clique em “visualizar” para saber se o seu benefício foi concedido.

Após, se abrirá uma página dizendo qual é a situação do benefício. Desta forma você saberá se o benefício foi concedido ou não.

Ainda é possível detalhar as informações trazidas nesta última página. Basta digitar o código que irá aparecer na tela e clicar em “detalhar”. Você será encaminhado para a carta de concessão ou comunicado de decisão. Este documento é o mesmo que você receberá pelos Correios.

VANTAGENS DE SABER ANTES SE O BENEFÍCIO FOI CONCEDIDO

Sabendo se o seu benefício foi concedido, você pode se tranquilizar caso a resposta seja positiva. Caso seja negativa, poderá se antecipar e preparar-se para uma eventual ação judicial. Nesta última hipótese, consulte um advogado.

2 comentários em “O seu benefício foi concedido? Saiba facilmente

  1. Boa noite, entrei com pedido do salário maternidade, a atendente do inss disse que eu estava dentro do prazo q é exigido. Fazendo o acompanhamento para verificar a minha situação de aprovação ou não, descobri que meu benefício está cessado. O que devo fazer agora?

    1. Janaina,

      Sugiro que você procure um advogado em sua cidade para que ele verifique se você ainda teria direito ao benefício. Caso tenha, é possível mover uma ação judicial.

      Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *