Meu INSS, você sabe o que é?

MEU INSS

A Previdência Social, em 2018, lançou mais uma ferramenta para tentar facilitar o atendimento de seus segurados. Desta vez foi oferecido ao público o Meu INSS. Assim como o telefone 135, esta ferramenta tem o como objetivo desafogar as filas nas agências e agilizar o requerimento de benefícios, por exemplo.

A ferramenta pode ser acessada através de um computador ou, até mesmo, por meio de um aparelho celular. Através dela, o segurado pode fazer agendamentos, requerimentos e realizar consultas.

Nele, o segurado tem acesso a todos os registros de contribuições previdenciárias, sejam elas feitas por empregadores ou por si próprio. Isto porque o Meu INSS dá acesso ao CNIS atualizado do trabalhador.

Como já vimos em nosso blog, o CNIS é o documento onde se encontram registradas todas as contribuições feitas pelo trabalhador durante a sua vida profissional.

COMO TER ACESSO AO MEU INSS?

É simples. Para acessar o Meu INSS é necessário se cadastrar no próprio site. O portal lhe concederá uma senha para a realização do primeiro acesso. Esta senha poderá ser modificada no futuro.

O QUE O SEGURADO PODE FAZER NO MEU INSS?

É possível requerer alguns benefícios como a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e o salário maternidade.

Assim, em alguns casos, não é mais necessário que o segurado vá a uma agência da Previdência Social. Isto será preciso apenas caso seja fundamental completar algumas informações que não constam no banco de dados do INSS.

Também é acessível ao segurado o histórico de sua situação de contribuição. Pode-se conferir seus dados cadastrais e registros de vínculos trabalhistas antigos e atuais.

Pelo Meu INSS, o trabalhador tem acesso ao extrato de empréstimo consignado. Esse extrato serve para que o segurado possa conferir o histórico de créditos consignados realizados. Assim, não se perderá quanto valores, parcelas e prazos.

Outras funcionalidades são o resultado de perícias médicas, extrato de imposto de renda e cartas de concessão.

CONCLUSÃO

Por todo o exposto, nota-se que o Meu INSS pode se tornar uma ferramenta útil ao segurado que deseja obter informações e, até mesmo, requerer benefícios sem sair de casa.

Acesso o Meu INSS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *