O que fazer quando a perícia do INSS atrasa?

Share

Perícia do INSS atrasada

Um grande problema enfrentado pelos segurados da Previdência Social é o agendamento da perícia médica. Por vezes, a perícia do INSS é marcada para uma data muito distante ou reagendada por conta de greve, por exemplo. Nesta situação o que fazer quando a perícia do INSS atrasa?Importante relembrar que o agendamento de requerimento de benefícios junto à Previdência Social pode ser feito por meio do telefone 135. Você pode saber mais sobre esta ferramenta lendo o nosso texto: telefone 135 pode ser útil para segurado do INSS.

Feito o agendamento da perícia do INSS, o segurado ficará sabendo quando ele deverá comparecer a uma agência para ser periciado pelo médico. Contudo, por vezes esta perícia é reagendada ou marcada para uma data muito distante deixando o segurado sem receber o seu benefício de auxílio-doença, por exemplo, durante muito tempo.

O que fazer quando a perícia do INSS atrasa?

Nesta situação, recomenda-se a contratação de um advogado para que este impetre um Mandado de Segurança com o objetivo de concessão do benefício mesmo antes de a perícia do INSS ser realizada.

O pedido fundamenta-se na necessidade de o segurado receber o benefício, pois está potencialmente incapacitado para o trabalho e precisa da renda para se sustentar e arcar com as despesas médicas e farmacêuticas.

Mas, quanto tempo é considerado o bastante para a impetração de um Mandado de Segurança?

Os Tribunais vêm entendendo que quando a perícia é marcada para uma data a mais de 45 dias de distância da data do agendamento, é cabível a utilização do Mandado de Segurança para receber o benefício ou antecipar a perícia.

Destacamos que não há como prever se a medida judicial será bem sucedida, entretanto, os Tribunais estão concedendo tal direito aos segurados que se sentem prejudicados pelo atraso da perícia do INSS.

Desta maneira, se isto está acontecendo com você, procure um advogado em sua cidade para acionar o Judiciário e tentar receber o benefício antes mesmo da data marcada para a perícia do INSS.

36 Comentários em "O que fazer quando a perícia do INSS atrasa?"

  1. a empresa me afastou desde do 08/08 e marcaram minha perícia só pro dia 28/09 , gostaria de saber se o inss irá me pagar esses dias que estou em casa? ? E se eles nao me concederem o benefício a empresa irá me pagar??

    • Lorena,

      O INSS é responsável pelo pagamento após o 16º dia de afastamento. Caso o INSS não reconheça o seu direito, é possível requerer o benefício na Justiça.

      Boa sorte.

  2. Rosicleia carvalho disse:

    Eu fiz a segunda veis a pericia medica foi em junho agendei pra agosto e foi negada de novo eu nao vou pegar os atrazado de junho ate agosto

  3. Ana disse:

    Quando faço o pedido de prorrogação, eu faço a pericia no mesmo lugar que fiz a primeira?

  4. Neusa Dallabrida disse:

    Fiquei um ano no auxílio doença,tenho desgaste nos dois joelhos,depressão e fibromialgia e mesmo assim fiz a perícia dia 18.10.16 e peguei resultado 21.10.16 e me deram só dois dias até 23.10.16 e agora oque eu faço ?

  5. carine disse:

    Fiz uma cirurgia, pois perfuraram o meu útero quando fiz uma culetagem e tiveram que olhar se ñ foi perfurado o meu intestino fazendo uma cirurgia.No dia 19/10/16 a empresa solicitou o agendamento para perícia e só conseguiu para o dia 13/01/17 . O que eu quero saber é se irei receber esses dias afastada.

  6. Nathaly disse:

    Minha mãe passou por uma cirurgia delicada e os médicos lhe deram 60 dias de atestado, porém o INSS atrasou mais de uma mês para a pericia e após a pericia, o perito estabeleceu apenas 15 dias de incapacidade. qual ação pode ser utilizada nesse caso? ja se passou o periodo de impossibilidade para trabalhar e minha mãe ainda nao recebeu.

  7. Camila disse:

    Boa tarde, me afastei dia 05/08 por causa de uma lesão na coluna passei na perícia dia 26/09 e me concederam o benefício e mesmo com um laudo do meu médico dizendo que vou operar eles não prorrogaram fiz o pedido de prorrogação que foi agendado só pra março/17, e hoje ja estou só aguardando o convênio liberar a cirurgia da coluna para meu médico marcar, daí a moça da rh da empresa foi marcar perícia e só conseguiu pra março/17 a minha dúvida e que se eu tem algum recurso que eu possa estar vendo pra eles antecipar minha perícia pois não tenho como ficar até março sem receber. …

  8. Demétrios Aparecido disse:

    Boa noite,
    Fui afastado por 45 dias do trabalho pq quebrei o dedo do pé e minha empresa agendou a perícia para dezembro, data que é superior ao do meu atestado. Quero saber se eles vão me pagar até o dia da perícia que vão ser 70 dias afastado já ? E se corre o risco de o perito falar q eu não vou receber todo esse período pelo fato de o meu dedo ja estar melhor no dia da perícia ?

    Desde já agradeço !

    • Demétrios,

      Provavelmente, a perícia foi marcada para essa data porque era a primeira disponível.

      Se você estiver apto para voltar ao trabalho antes da perícia, você pode voltar. Lembre-se de informar ao INSS que você voltou ao trabalho por estar apto e que não deseja mais receber o benefício.

      Existe a possibilidade de o perito conceder o benefício apenas até a data da perícia, por exemplo.

      Abraço

  9. boa tarde minha pergunta e sobre retroativo, sofri acidente em 07/09/2016 minha pericia foi marcada pra 11/11/2016 sendo que dei entrada no pedido na pericia no dia 14/09/2016 graças a deus deu certo queria saber se receberei a partir do dia que dei entrada os dois meses pra traz ou se vai contar a partir do dia 11/11/2016 o recebimento do meu benefício obrigada boa tarde.

  10. Luís paulo disse:

    Oi Boa noite
    Gostaria de saber quem vai pagar meu décimo terceiro salário já que estou afastado da empresa a 2 meses mas ainda vou passar por perícia, e se caso o benefício não for concedido , se tenho direito a receber por esse tempo que fiquei parado .Obrigado.

  11. amanda disse:

    Gostaria de saber se meu marido estar pelo Inss a mas de um ano encerrou esse mês mas a pericia de prorrogação so e dia 12 12 ele recebe esse mês ainda p sp depois da prorrogação

  12. beth disse:

    bom dia, meu esposo tem doença renal cronica , o ultimo dia trabalhado foi 12/11/2016 ,dia 28/11/2016 dei entrada com pedido do auxilio doença, sendo a pericia agendada p 17/01/2017. o atestado dele vence dia 03/2/2016 e o medico dele era dia 8/12/16 como funciona, ele deve retornar ao trabalho , ou aguarda consulta, obrigada

  13. joao disse:

    bom dia estou em beneficio por doença o qual se encerrará dia 18-12-2016,porem fiz um pedido de prorrogação no dia 03-12-2016 ,só que o sistema do inss marcou a pericia para o dia 09-01-2017,ou seja 22 dias depois ,como proceder?terei que voltar ao trabalho sem condições ate o dia 09 ?

  14. Marcos disse:

    Boa tarde !! No ano passado estava em auxilio doença na primeira data marcada para pericia minha mãe faleceu eu não pude ir remarquei a pericia que foi marcada para 18/08, e o INSS entrou em greve, depois os peritos entraram em greve. Contudo isso, fui fazer a pericia em 05/08/2016. Quero saber se tenho direito de receber os valores que não me pagaram desde agosto de 2015 a agosto de 2016.

  15. jadilson disse:

    falta 15 dias pra acabar o auxilio doença. fiz uma nova remarcação e marcarão tré mezés de pois eu continuá a receber o auxilio doença. ou cancela e só volto a receber na próxima pericia?

  16. cosme disse:

    Eu estou afastado do serviço com tendiniti no ombro. Estou fazendo fizeterapia e já me sinto melhor. Quero sabe se no dia da perícia médica eu estiver cem por cento melhor, se eu reberei esse mês que estava em tratamento.

  17. Wiiliam araujo disse:

    Estou no auxilio doença ate 16/02/17,como fiz nova cirurgia no cotovelo no final de janeiro agendei nova pericia,só que o inss marcou para 12/04/17,vou ficar sem receber até abril?

  18. Lívia Osório disse:

    Olá!

    Peguei dois atestados que somados, deram 17 dias. Fui trabalhar no décimo oitavo dia e depois de trabalhar toda a manhã, meu chefe me mandou pro RH avisando que eu só poderia voltar após a perícia do INSS. Porém, a perícia é apenas para o dia 03 de maio. Como devo proceder? Contratar um advogado pra tentar antecipar essa perícia ou um atestado de saúde laboral me considerando APTO já serviria pra empresa me aceitar de volta? Pois ela disse que apenas devo retornar se o INSS me liberar.

Deixe seu comentário!

 
Share