O que fazer quando a perícia do INSS atrasa?

Share

Perícia do INSS atrasada

Um grande problema enfrentado pelos segurados da Previdência Social é o agendamento da perícia médica. Por vezes, a perícia do INSS é marcada para uma data muito distante ou reagendada por conta de greve, por exemplo. Nesta situação o que fazer quando a perícia do INSS atrasa?Importante relembrar que o agendamento de requerimento de benefícios junto à Previdência Social pode ser feito por meio do telefone 135. Você pode saber mais sobre esta ferramenta lendo o nosso texto: telefone 135 pode ser útil para segurado do INSS.

Feito o agendamento da perícia do INSS, o segurado ficará sabendo quando ele deverá comparecer a uma agência para ser periciado pelo médico. Contudo, por vezes esta perícia é reagendada ou marcada para uma data muito distante deixando o segurado sem receber o seu benefício de auxílio-doença, por exemplo, durante muito tempo.

O que fazer quando a perícia do INSS atrasa?

Nesta situação, recomenda-se a contratação de um advogado para que este impetre um Mandado de Segurança com o objetivo de concessão do benefício mesmo antes de a perícia do INSS ser realizada.

O pedido fundamenta-se na necessidade de o segurado receber o benefício, pois está potencialmente incapacitado para o trabalho e precisa da renda para se sustentar e arcar com as despesas médicas e farmacêuticas.

Mas, quanto tempo é considerado o bastante para a impetração de um Mandado de Segurança?

Os Tribunais vêm entendendo que quando a perícia é marcada para uma data a mais de 45 dias de distância da data do agendamento, é cabível a utilização do Mandado de Segurança para receber o benefício ou antecipar a perícia.

Destacamos que não há como prever se a medida judicial será bem sucedida, entretanto, os Tribunais estão concedendo tal direito aos segurados que se sentem prejudicados pelo atraso da perícia do INSS.

Desta maneira, se isto está acontecendo com você, procure um advogado em sua cidade para acionar o Judiciário e tentar receber o benefício antes mesmo da data marcada para a perícia do INSS.

69 Comentários em "O que fazer quando a perícia do INSS atrasa?"

  1. a empresa me afastou desde do 08/08 e marcaram minha perícia só pro dia 28/09 , gostaria de saber se o inss irá me pagar esses dias que estou em casa? ? E se eles nao me concederem o benefício a empresa irá me pagar??

    • Lorena,

      O INSS é responsável pelo pagamento após o 16º dia de afastamento. Caso o INSS não reconheça o seu direito, é possível requerer o benefício na Justiça.

      Boa sorte.

  2. Rosicleia carvalho disse:

    Eu fiz a segunda veis a pericia medica foi em junho agendei pra agosto e foi negada de novo eu nao vou pegar os atrazado de junho ate agosto

  3. Ana disse:

    Quando faço o pedido de prorrogação, eu faço a pericia no mesmo lugar que fiz a primeira?

  4. Neusa Dallabrida disse:

    Fiquei um ano no auxílio doença,tenho desgaste nos dois joelhos,depressão e fibromialgia e mesmo assim fiz a perícia dia 18.10.16 e peguei resultado 21.10.16 e me deram só dois dias até 23.10.16 e agora oque eu faço ?

  5. carine disse:

    Fiz uma cirurgia, pois perfuraram o meu útero quando fiz uma culetagem e tiveram que olhar se ñ foi perfurado o meu intestino fazendo uma cirurgia.No dia 19/10/16 a empresa solicitou o agendamento para perícia e só conseguiu para o dia 13/01/17 . O que eu quero saber é se irei receber esses dias afastada.

  6. Nathaly disse:

    Minha mãe passou por uma cirurgia delicada e os médicos lhe deram 60 dias de atestado, porém o INSS atrasou mais de uma mês para a pericia e após a pericia, o perito estabeleceu apenas 15 dias de incapacidade. qual ação pode ser utilizada nesse caso? ja se passou o periodo de impossibilidade para trabalhar e minha mãe ainda nao recebeu.

  7. Camila disse:

    Boa tarde, me afastei dia 05/08 por causa de uma lesão na coluna passei na perícia dia 26/09 e me concederam o benefício e mesmo com um laudo do meu médico dizendo que vou operar eles não prorrogaram fiz o pedido de prorrogação que foi agendado só pra março/17, e hoje ja estou só aguardando o convênio liberar a cirurgia da coluna para meu médico marcar, daí a moça da rh da empresa foi marcar perícia e só conseguiu pra março/17 a minha dúvida e que se eu tem algum recurso que eu possa estar vendo pra eles antecipar minha perícia pois não tenho como ficar até março sem receber. …

  8. Demétrios Aparecido disse:

    Boa noite,
    Fui afastado por 45 dias do trabalho pq quebrei o dedo do pé e minha empresa agendou a perícia para dezembro, data que é superior ao do meu atestado. Quero saber se eles vão me pagar até o dia da perícia que vão ser 70 dias afastado já ? E se corre o risco de o perito falar q eu não vou receber todo esse período pelo fato de o meu dedo ja estar melhor no dia da perícia ?

    Desde já agradeço !

    • Demétrios,

      Provavelmente, a perícia foi marcada para essa data porque era a primeira disponível.

      Se você estiver apto para voltar ao trabalho antes da perícia, você pode voltar. Lembre-se de informar ao INSS que você voltou ao trabalho por estar apto e que não deseja mais receber o benefício.

      Existe a possibilidade de o perito conceder o benefício apenas até a data da perícia, por exemplo.

      Abraço

  9. boa tarde minha pergunta e sobre retroativo, sofri acidente em 07/09/2016 minha pericia foi marcada pra 11/11/2016 sendo que dei entrada no pedido na pericia no dia 14/09/2016 graças a deus deu certo queria saber se receberei a partir do dia que dei entrada os dois meses pra traz ou se vai contar a partir do dia 11/11/2016 o recebimento do meu benefício obrigada boa tarde.

  10. Luís paulo disse:

    Oi Boa noite
    Gostaria de saber quem vai pagar meu décimo terceiro salário já que estou afastado da empresa a 2 meses mas ainda vou passar por perícia, e se caso o benefício não for concedido , se tenho direito a receber por esse tempo que fiquei parado .Obrigado.

  11. amanda disse:

    Gostaria de saber se meu marido estar pelo Inss a mas de um ano encerrou esse mês mas a pericia de prorrogação so e dia 12 12 ele recebe esse mês ainda p sp depois da prorrogação

  12. beth disse:

    bom dia, meu esposo tem doença renal cronica , o ultimo dia trabalhado foi 12/11/2016 ,dia 28/11/2016 dei entrada com pedido do auxilio doença, sendo a pericia agendada p 17/01/2017. o atestado dele vence dia 03/2/2016 e o medico dele era dia 8/12/16 como funciona, ele deve retornar ao trabalho , ou aguarda consulta, obrigada

  13. joao disse:

    bom dia estou em beneficio por doença o qual se encerrará dia 18-12-2016,porem fiz um pedido de prorrogação no dia 03-12-2016 ,só que o sistema do inss marcou a pericia para o dia 09-01-2017,ou seja 22 dias depois ,como proceder?terei que voltar ao trabalho sem condições ate o dia 09 ?

  14. Marcos disse:

    Boa tarde !! No ano passado estava em auxilio doença na primeira data marcada para pericia minha mãe faleceu eu não pude ir remarquei a pericia que foi marcada para 18/08, e o INSS entrou em greve, depois os peritos entraram em greve. Contudo isso, fui fazer a pericia em 05/08/2016. Quero saber se tenho direito de receber os valores que não me pagaram desde agosto de 2015 a agosto de 2016.

  15. jadilson disse:

    falta 15 dias pra acabar o auxilio doença. fiz uma nova remarcação e marcarão tré mezés de pois eu continuá a receber o auxilio doença. ou cancela e só volto a receber na próxima pericia?

  16. cosme disse:

    Eu estou afastado do serviço com tendiniti no ombro. Estou fazendo fizeterapia e já me sinto melhor. Quero sabe se no dia da perícia médica eu estiver cem por cento melhor, se eu reberei esse mês que estava em tratamento.

  17. Wiiliam araujo disse:

    Estou no auxilio doença ate 16/02/17,como fiz nova cirurgia no cotovelo no final de janeiro agendei nova pericia,só que o inss marcou para 12/04/17,vou ficar sem receber até abril?

  18. Lívia Osório disse:

    Olá!

    Peguei dois atestados que somados, deram 17 dias. Fui trabalhar no décimo oitavo dia e depois de trabalhar toda a manhã, meu chefe me mandou pro RH avisando que eu só poderia voltar após a perícia do INSS. Porém, a perícia é apenas para o dia 03 de maio. Como devo proceder? Contratar um advogado pra tentar antecipar essa perícia ou um atestado de saúde laboral me considerando APTO já serviria pra empresa me aceitar de volta? Pois ela disse que apenas devo retornar se o INSS me liberar.

  19. mauricio ferreira da silva disse:

    boa tarde estavo recebeno o auxilio doenca acabo dia 28 de fevereiro fiz o pedido de prorrogacao dia 14 mais so marcaro pro dia 21 de marco c no caso nao passo na pericia medica eles nao paga esses 21 dia ou tem q pagaa

  20. Carla disse:

    Estou encostada faz 3 anos e meu beneficio ia ate 31/01/2017, esqueci de marcar nova pericia, e so vi hoje pois meu pagamento nao entrou mais. Liguei no 135, e marcaram uma pericia encaminhando tudo de novo, pois disseram que aquele beneficio se encerrou. O que quero saber e se vou receber também esse um mês que agora nao recebi. Para explicar melhor, nao recebi o mes 02/2017 e a pericia ficou para 28/03/2017.
    desde já agradeço,
    Carla

  21. Samara disse:

    Bom dia!
    Sou professora, e fui afastada do trabalho por tempo indeterminado com o CID F 10 32-33. Estou aguardando a Pericia do INSS há quase 120 dias. Uma amiga encontrou esse site e me mostrou. Estou todo esse tempo sem renda alguma por parte da empresa ou outro orgão. Faltam apenas 10 dias para a Perícia Medica. O que fazer caso, seja negado? Qual o procedimento para negação ou aprovação do Auxílio Doença?

    • Samara,

      Você passará por uma perícia médica que determinará a sua incapacidade ou não para o trabalho.

      Caso o benefício seja negado, há a possibilidade de recurso administrativo junto ao INSS ou de uma ação judicial para (re)estabelecimento do benefício.

      Boa sorte.

  22. Elidel disse:

    Hoje fui no médico e ele me deu um laudo dizendo q já estou apto pra trabalhar então fui na firma levei o laudo mas eles me disseram não só posso volta depois dá perícia que vai ser dia 18/04/2017 vou ficar com falta até o dia dá perícia?

    • Elidel,

      Não ficará com falta, pois a empresa não está autorizando você a trabalhar. Ficaria com falta se você não se apresentasse para trabalhar após encerrado o benefício.

      Abraço

  23. Wagner disse:

    Meu benefício foi concedido até dia 30 de março 2017 , mas a minha psiquiatra atestou que ainda não estou condições de voltar as atividades devido ao meu estado grave de depressão quinze dias antes do encerramento do benefício entrei com pedido de prorrogação e marcarão a perícia para dia 30 de maio queria saber se continuo recebendo o benefício porque este mês já me pagaram o benefício do mês de março e tbm o 13″ terceiro referente​ as meses afastado por isso fiquei dúvida se vou receber até a próxima perícia desde já agradeço.

  24. Rosemary Miranda disse:

    Boa tarde , Eu fiz uma cirurgia no joelho dia 02\02\2017 afastei um mês ,agendei minha pericia,ele marcou para 28/04/17, Mas dia 17\03 \2017 fiz outra cirurgia do calcâneo afastei por 90 dias eu posso leva para ele ver ou eu tenho que marca no inss?? muitoo brigada

  25. Marcelo Jorge disse:

    Boa noite. Eu estava recebendo auxílio doença referente a hepatite c, porem no período do tratamento da hepatite, apareceu nova doença que mim impede de exercer minhas atividades proficionais, porem foi suspenço meu beneficio, o que fazer se estou impocibilitado de trabalhar?

  26. Francinaldo Francisco disse:

    Eu estou sem receber meu auxílio deslocamento do mês 10 de 2016 e ontem marquei a perícia para o 12 de julho. Aí eu queria saber se os atrasados sai?

  27. Aline cristina disse:

    Olá, bom dia! O que houve foi que minha mãe fez uma cirurgia de retirada da vesícula, em nov de 2016, mas a perícia só foi marcada para o dia 26/04/17. Minha mãe fez a perícia, e hoje dia 10/05 chegou a carta da previdência social dizendo que o benefício dela era até dia 18/01… estamos sem oq fazer, pq realmente foi extremamente tardio e ela precisa do benefício. Desde já agradeço a resposta!

  28. Fernando disse:

    Boa noite!
    Estou no auxilio doença até dia 30/06/2017, se não me sentir apto a voltar para minha função, o correto será pedir à prorrogação. Mas minha dúvida é, se a data agendada for após dia 30/06 quando se encerra o auxílio doença, e o perito negar o pedido, irei receber os dias que esperei mesmo assim ou só se for concedido o benefício?
    Obrigado.

  29. Ola boa tarde sofri acidente automobilistico em 30 de janeiro desse ano 2017,fiquei pela firma ate 15 de fevereiro,fiz minha primeira pecícia em 30 de março não passei fui cessado entrei com recurso administrativo ai a atendente me pediu para mim ligar para 135 apos 40 dias depois do recurso para mim marca uma nova pericia marquei ontem porem essa outra pericia so vai ser dia 13 de julho sera que ser for cessado de novo vou receber esse período de 30 março ate 13 de julho….!!!!!!

  30. Ingrid disse:

    Boa noite, entrei no meu 16 do de afastamento desde o dia 30/5 conseguiram marcar minha perícia para o do 27/6, fui afastada por 30 dias devido ao um deslocamento do saco gestacional. Minha dúvida é depois que eu passar na perícia se ela for aceita os 30 dias eu recebo esses 30 dias
    atrasados?

  31. Waneska disse:

    Bom dia, fiz uma cirurgia de histerectomia dia 10 de março
    De 2017 e dei entrada na pericia dia 05 de março e ficou
    Marcada para o dia 28 de agosto de 2017 eu sou autónoma
    Pago por conta própria o inss por conta desse tempo
    Eu vou receber né eu tenho direito
    Eu fiz uma cirurgia e ainda doe muito.

    • Waneska,

      Você receberá caso fique comprovada a incapacidade para o trabalho.

      Para isso, é importante você estar munida de cópias de laudos médicos no momento da perícia. Guarde os originais com você, caso seja necessário mover uma ação judicial.

      Abraço

  32. Sivaldo disse:

    To no auxílio de doença até 2 julho fui marca a nova perícia só tinha vaga para 12 dezembro eu vou fica recebendo ate lá obrigado

  33. Núbia disse:

    Bom dia, meu caso é o seguinte: estou grávida de 25 semanas, trabalho em um banco público que está passando por uma fase super difícil, estamos com défit de pessoal inexplicável, com isso, de um total de 6 funcionários atendendo fomos para dois, enfim, o fato é que fiquei super estressada e expliquei o que estava sentindo e passando no trabalho e meu obstetra me encaminhou para um psiquiatra suspeitado de ansiedade generalizada, CID 41.1, o que de fato foi confirmado pelo psiquiatra, meu obstetra me deu atestado de 30 dias dia 06/06/2017, foi o atestado que apresentei na empresa, no dia 16/06/2017 passei no psiquiatra que pediu 60 dias, ainda tenho que apresentar esse novo atestado, dia 21/06 agendei perícia no INSS, só que a mesma ficou marcada para 27/07/2017, ainda dentro do prazo de 60 dias que o psiquiatra deu, minha dúvida é a seguinte: como é um caso psicológico e meio que subjetivo, tenho receio de ser indeferido pelo médico perito, nesse caso como fica na empresa, minha preocupação não é tanto o salário que não reberia, graças a Deus tenho outras fontes de renda, a preocupação seria ficar com esses dias não trabalhados como se eu tivesse faltado, como fica esses dias não trabalhado e não confirmados pelo INSS na empresa?…..desde já muito obrigada e parabéns pelo espaço reservado para ajudar ao próximo!

    • Núbia,

      Como você tem o laudo médico de especialista, acho pouco provável o benefício não ser concedido.

      Se ele não for concedido, você pode recorrer ao Judiciário.

      Da mesma maneira, entendo que como você tem o laudo médico indicando que você não tem condições de trabalhar, a empresa não pode lhe dar falta nestes dias.

      Abraço

Deixe seu comentário!

 
Share