FGTS liberado para saque em 2017

Share

FGTS liberado

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi criado para proteger o empregado. Contudo, o seu baixo rendimento e a dificuldade para sacá-lo tornou o objetivo inicial fracassado. A boa notícia é que muitos brasileiros terão o FGTS liberado para saque em 2017.

Para combater a crise que assola o nosso país, o governo Temer lançou uma série de medidas. Entre elas, o FGTS liberado para saque em 2017. Entretanto, nem todos os trabalhadores poderão se valer da medida.

Quem tem direito?

O saque do FGTS será permitido aos trabalhadores que têm a sua conta do FGTS inativa desde 31.12.2015. Mas o que isso significa?

A conta estar inativa significa que não houve depósito durante certo período de tempo. Assim, se a sua conta está ativa (houve depósito) após o dia 31.12.2015 você não poderá sacar o seu FGTS.

Quem tem a conta inativa desde 31.12.2015 é aquele cidadão que está desempregado desde essa data ou está afastado pelo INSS recebendo auxílio-doença, por exemplo. Nestas hipóteses, o FGTS não está sendo depositado, tornando a conta inativa.

Para que fique claro: quem terá direito é aquele cidadão que não está recebendo depósitos em sua conta do FGTS desde 31.12.2015!

– x –

Tenha 7 dúvidas sobre o FGTS esclarecidas

Cuidado!

Não caia na bobeira de pedir demissão de seu emprego imaginando que irá poder sacar o seu FGTS. O FGTS liberado para saque em 2017 é apenas para quem está com a conta inativa desde 31.12.2015. Reforçamos para deixar bem claro.

Se você está atualmente empregado, a sua conta está ativa, logo não tem direito. Neste caso, veja 12 possibilidades de saque do FGTS.

Quanto e quando poderei sacar?

O trabalhador poderá sacar toda a quantia depositada em sua conta. O período para saque será definido pela Caixa Econômica Federal e será divulgado em fevereiro de 2017.

Vale a pena sacar?

Com certeza. A conta do FGTS rende algo em torno de 3% ao ano. A poupança que é o investimento menos rentável atualmente rende mais do que o dobro disso.

Após sacar o valor, tome cuidado para não gastá-lo com besteira. Use-o para pagar suas dívidas ou investi-lo com qualidade para que ele renda e lhe traga tranquilidade.

FGTS liberado para saque em 2017 – conclusão

Assim, está claro quem tem direito ao FGTS liberado para saque em 2017. Se você tem o direito, fique atento à divulgação do período em que poderá fazer o saque.

6 comentários em “FGTS liberado para saque em 2017

  1. Amigo, tenho uma duvida ainda sobre o assunto, gostaria de saber se as contas que tenho de outros empregos quais eu pedi demissão, contas essas de antes de 2015, eu teria direito de sacar esse fgts?

  2. Ainda estou com uma duvida recebi da empresa com o valor do FGTS so que nao consta valor com os 40 porcentos incluso na hora do recebimento e calculado, obrigado

    1. Antônio,

      Se você está em dúvida se a multa foi paga ou não, sugiro que procure um profissional de contabilidade para fazer o cálculo para você.

      Lembrando que a multa só é devida se você foi dispensado sem justa causa.

      Abraço

    1. Cíntia,

      Se você mantém contrato de trabalho com a empresa desde a data do afastamento, entendo que não tem direito. O seu contrato de trabalho não está encerrado.

      Caso você não estivesse empregada no momento do afastamento, acredito ser possível o saque.

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *