O que o empregado perde com a demissão?

Nem sempre o emprego satisfaz o funcionário. Por isso, em muitos casos, o empregado pede demissão de seu emprego. De maneira mais simples, o empregado “pede as contas”. Mas esta decisão sempre é tomada depois de certa reflexão, pois sempre há o medo de perder direitos. Assim, o que o empregado perde com a demissão?

Primeiramente, para saber o que se perde, é importante saber a que se teria direito caso fosse dispensado.

QUAIS OS DIREITOS DO FUNICONÁRIO DISPENSADO?

A saber, ao ser dispensado pelo patrão, o empregado recebe as seguintes verbas rescisórias:

a) Caso esteja trabalhando para a empresa há menos de um ano: saldo de salário; 13º salário proporcional; férias proporcionais + 1/3 constitucional sobre elas; aviso prévio e multa dos 40% do FGTS;

b) Se o empregado estava prestando serviços para a empresa há mais de um ano: saldo de salário; 13º salário proporcional; férias vencidas (caso tenha); férias proporcionais; 1/3 constitucional sobre as férias vencidas e proporcionais; aviso prévio; multa dos 40% do FGTS.

Por fim, destaca-se que o empregado terá direito de levantar o FGTS e, em alguns casos, receber o seguro desemprego.

O QUE O EMPREGADO PERDE COM A DEMISSÃO?

Em suma, se o empregado pedir demissão, ele receberá as seguintes verbas rescisórias:

a) caso esteja há menos de um ano no trabalho: saldo de salário, 13º salário proporcional; férias proporcionais; e 1/3 constitucional sobre as férias proporcionais;

b) se o empregado estava há mais de um ano no trabalho: saldo de salário; 13º salário proporcional; férias vencias (caso tenha); 1/3 sobre as férias vencidas; férias proporcionais; 1/3 constitucional sobre as férias proporcionais.

Não podemos esquecer que o empregado deve cumprir ou pagar o aviso prévio ao patrão nesta situação.

Assim, o que o empregado perde com a demissão é a possibilidade de sacar o FGTS e receber o seguro-desemprego; o direito à multa de 40% do FGTS; e o aviso prévio.

CONCLUSÃO

Dessa maneira, sabendo o que o empregado perde com a demissão, você deve analisar se vale a pena sair do emprego ou não.

Por isso, sugerimos que, caso você esteja pensando em trocar de emprego, procure outro antes de pedir demissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *