Gueltas: você sabe o que é?

Share

gueltas

Por diversas vezes conhecemos a pessoa, o lugar, a situação muito bem, mas não sabemos o seu nome. O que ocorre com as gueltas é mais ou menos isso, uma situação não tão rara de se apresentar no cotidiano trabalhista, principalmente no comércio, e que por vezes os trabalhadores não sabem o seu nome técnico, jurídico.

As gueltas podem ser entendidas como uma gratificação ou um prêmio concedido por terceiro (desta forma é uma verba que faz parte da remuneração, como você pode relembrar aqui) ao trabalhador que vender grandes quantidades de sua marca.

– x –

Para facilitar o entendimento observe o exemplo a seguir:

Imagine que Gina de Souza trabalhe como vendedora em uma loja de eletrodomésticos chamada Casas Sergipe. Nesta loja são vendidos diversos produtos tais como geladeiras, fogões, televisores, aparelhos de som, entre tantos outros.

Com o objetivo de aumentar a venda dos produtos de sua marca a empresa de televisores “Mais TV” promete dar um prêmio em dinheiro para o empregado das Casas Sergipe que mais aparelhos de TV de sua marca vender a cada mês.

Suponha agora que Gina seja a trabalhadora que mais vendeu televisores da marca “Mais TV” no mês de julho de 2014. O prêmio pago pela empresa “Mais TV”, com consentimento das Casas Sergipe, à Gina por ter sido a melhor vendedora de TVs é chamado de gueltas.

– x –

Uma curiosidade sobre as gueltas é que elas foram utilizadas pela primeira vez na Alemanha e trazidas ao Brasil pelo setor farmacêutico. Porém, hoje em dia sua utilização neste setor está sendo questionada, pois a venda de medicamentos é ligada diretamente à saúde das pessoas o que torna a utilização das gueltas imoral neste setor. Apesar de alguns considerarem imoral a sua utilização no setor farmacêutico ela ainda é aceita pelo Direito brasileiro, desde que o paciente não seja enganado.

Desta forma, conclui-se que as gueltas são os prêmios concedidos por terceiros para incentivar a venda de sua marca em detrimento das outras. As empresas utilizam-se deste artifício legal para aumentar os seus lucros e/ou popularizar sua marca.

Veja mais:

Devolução indevida de cheque caracteriza dano moral

Serviços superiores às forças do empregado gera rescisão indireta

6 direitos de quem sofre acidente do trabalho

PPP é direito do empregado que trabalha exposto a agentes nocivos

Calúnia, difamação e injúria, qual a diferença?

Os comentários estão fechados.

Deixe seu comentário!

 
Share