Árvore genealógica: quem são os meus parentes?

Share

Árvore Genealógica - quem são os meus parentes

O parentesco, em linhas gerais, é a relação jurídica alicerçada pelo grupo familiar, seja ela natural, por afinidade ou civil. O parentesco pode se dar por ascendência, descendência ou colateralidade. Você sabe quem compõe a sua árvore genealógica? Quem são os seus parentes?

Antes de tudo, importante fazer uma ressalva. Cônjuges (pessoas casadas entre si) e companheiros (pessoas que mantém união estável entre si) não são considerados parentes.

Agora vamos definir de maneira simples todas as classificações que fizemos no primeiro parágrafo deste texto. Conheça a sua árvore genealógica.

Parentes naturais

O parentesco natural é definido por critérios biológicos. Podemos citar, por exemplo, pais e filhos, netos e avós, tios e sobrinhos.

Parentesco civil

Estes parentes são definidos por exclusão. É parente civil aquele que não é determinado por critérios biológicos, nem por afinidade. O maior exemplo é a adoção.

Parentesco por afinidade

Pode-se dizer que os parentes por afinidade são os parentes do cônjuge ou do companheiro.

Imagine que João é casado com Maria. Maria tem dois irmãos, pai e mãe. Neste caso, os irmãos de Maria (cunhados) e o pai e a mãe de Maria (sogros) são parentes de João por afinidade.

Vale ressaltar que os maridos e esposas dos cunhados (chamados popularmente de concunhados) não são parentes por afinidade de João, em nosso caso hipotético.

Linhas de parentesco – linha reta

Os ascendentes e os descendentes são os parentes em linha reta. Neste caso, podemos citar netos e avós, pais e filhos, bisnetos e bisavós.

Aqui há subdivisão em graus de parentesco. Veja:

Filha – pai. Neste caso, há uma relação de parentesco em primeiro grau em linha reta.

Neta – pai – avô. Aqui podemos perceber que a relação de parentesco é de segundo grau.

Para descobrir qual o seu grau de parentesco com alguém, basta fazer esse exercício: coloque você mesmo no início da fila e faça ligações entre os parentes diretos (pai e filho), como no exemplo. Conte as ligações e descubra qual o grau de parentesco.

No parentesco por linha reta estão incluídos os parentes naturais, civis e por afinidade.

Parentes em linha reta

Veja como a sua árvore genealógica está ficando cada vez mais simples de se entender.

Linha de parentesco – colaterais

Aqui o parentesco é determinado pelo mesmo “tronco”, mas sem descenderem entre si. É o caso dos irmãos e dos sobrinhos e tios, por exemplo.

Entenda: Benício é filho de Luciano e irmão de Eva. Benício e Eva não tem parentesco em linha reta, pois não são descendentes um do outro. Entretanto, os dois foram originados pelo mesmo “tronco”, seu pai (Luciano). Por tal motivo são parentes em linha colateral.

Aqui também é possível o parentesco natural, civil e por afinidade. Lembramos que por afinidade se restringe aos cunhados.

Os graus de parentesco em linha colateral são definidos de maneira parecida com o da linha reta.

Veja: Benício – Luciano – Eva. Neste caso, Benício e Eva, que são irmãos, têm parentesco colateral de segundo grau.

Agora imagine que Tiago é primo de Cibele. Veja o grau de parentesco colateral entre eles: Tiago – seu pai – seu avô – sua tia – Cibele. Desta maneira, são parentes colaterais de quarto grau.

Parentes em linha colateral

Árvore genealógica: quem são os meus parentes? – Conclusão

Após toda a explicação dada no texto, acreditamos que você pode finalmente compreender as linhas e os graus de parentesco. Se ficou alguma dúvida, pergunte em nossa caixa de comentários. Compartilhe o texto com os seus parentes que fazem parte da sua árvore genealógica.

Banner do texto menor 3 novo

2 comentários em “Árvore genealógica: quem são os meus parentes?

  1. BOA apresentação esta!
    ha muito se dizia de forma cultural que os nosso primos,filhos de nossos tios que são irmãos de nossos pais eram primos de primeiro grau.
    agora entendo porque estudar direito e muito fácil!
    parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *