Trabalhador pode ter 2 registros na carteira

Share

Trabalhador pode ter 2 registros na Carteira de Trabalho.

Trabalhador pode ter 2 registros na carteira? Em tempos de crise é comum as pessoas buscarem uma maneira de aumentar a sua renda. Uma das soluções que podem ser encontradas é trabalhar em mais de um emprego. Entretanto, esta situação ainda pode gerar dúvidas aos trabalhadores.Importante destacar que a exclusividade não é um dos requisitos para a o vínculo de emprego ser configurado. Desta maneira, pode-se perceber que, geralmente, o trabalhador pode ter 2 registros na carteira. Entretanto, é necessário observar algumas precauções.

Para que o trabalhador possa ter dois empregos, os horários de trabalho não devem ser coincidentes. Não há como ter dois empregos se precisará chegar atrasado todos os dias em um deles. O excesso de faltas ou descumprimento de horário pode causar justa causa por desídia.

Não é permitido manter dois empregos simultâneos também quando o empregado faz concorrência com um de seus empregadores (art. 482, “c”, da CLT). Também fica inviabilizada a situação quando o empregado, por seu cargo, possa cometer violação de segredo da empresa (art. 482, “g”, da CLT).

O trabalhador pode ter 2 registros na carteira e, nesta situação, pode trabalhar durante as férias. Já vimos em nosso blog que o empregado não pode trabalhar durante as férias (art. 138 da CLT), contudo, há exceção quando o trabalhador tem dois empregos distintos.

Também deve ser observado o contrato de trabalho firmado com cada um dos empregadores. Se o pacto laboral for expresso em proibir que o empregado tenha outro emprego, a exclusividade fica determinada, impedindo o cidadão de trabalhar em outro local.

Trabalhador pode ter 2 registros na carteira

Desta maneira, podemos perceber que há a possibilidade de acumular dois contratos de trabalhos simultâneos desde que um não prejudique o outro seja por conta de violação de segredo da empresa, concorrência, horário de trabalho ou determinação contratual de exclusividade.

16 comentários em “Trabalhador pode ter 2 registros na carteira

  1. Qual seria o perído de intervalo entre um trabalho e outro? se saio do meu as 13:30 teria que esperar quanto tempo para entrar em um outro? me falaram que o tempo desse intervalo seria de uma hora, outros falam que seria duas hrs.

  2. Trabalho em uma loja de 9 as 13 hrs. E recebi uma proposta de outra empresa de 14 às 19 hrs. Porém no sábado ambas empresas atuam de 9 as 13 hrs. Sendo que na primeira empresa eu recebo por horas trabalhadas. Posso atuar nas duas escolhendo no sábado faltar em uma sem ser demitida por justa causa?

    1. Glau,

      Você pode trabalhar nas duas. Entretanto, se ficar faltando sempre em qualquer uma das duas, poderá ser dispensada por desídia. Sugiro que você procure uma solução para o problema do horário que não seja ficar faltando.

      Abraço

  3. Trabalho em uma empresa no horário de 07:00 às 17:00,sendo que não precisamos cumprir horário,assim que acaba o serviço,pode ir embora!e eu sempre consigo acabar antes até de 12:00. Apareceu uma proposta de emprego no horário das 14:00 às 22:00.eu consigo trabalhar de carteira assinada nos dois?

  4. Pode-se ter duas assinaturas diferentes na carteira, sendo que trabalho em uma única empresa, no caso a Minha empregadora e seu esposo assinaram, como se eu trabalhasse meio turno pra ela e meio turno pra ele?

    1. Lisiane,

      Se é a mesma empresa, você tem apenas um empregador, independente de qualquer mecanismo de tentativa de fraude da legislação trabalhista feita pelos seus patrões.

      Abraço

  5. Boa tarde, eu trabalho das 18h às 00h, tem a possibilidade de um novo emprego das 8h às 18h com 1h30m de almoço, posso negociar com o empregador para tirar somente meia hora de almoço para sair às 17h?

  6. eu trabalho em uma empresa amais de 18 anos e a mesma quer fazer uma transferência de registro mudando o nome da empresa sem dar baixa no registro antigo isso pode ser feito qual os riscos para mim ,ou seja ter dois registros na carteira de trabalho com a mesma função porem com o nome diferente

  7. Trabalho em duas empresas de segurança,porém uma quer me mandar embora por justa causa.
    A mesma tem esse direito?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *