Posso faltar ao trabalho na Copa do Mundo?

Faltar ao trabalho na copa

Falta exatamente uma semana para a Copa do Mundo da FIFA começar. As figurinhas da Copa já foram lançadas, a Seleção convocada, o clima começa a fazer parte do nosso cotidiano. Além disso, todo mundo começa a olhar a tabela para saber se vai poder faltar ao trabalho na Copa para ver o Brasil jogar.

Mas quem disse que o empregado pode faltar ao trabalho na Copa? Será que a nossa legislação permite isso?

O CAMINHO DO BRASIL NA COPA

Primeiro, vamos ver qual o caminho da Brasil na Copa. Que dias o Brasil vai jogar.

Na primeira fase, o Brasil enfrentará respectivamente a Suíça, a Costa Rica e a Sérvia. O primeiro jogo será dia 17 de junho (domingo) às 15:00 horas. Contra a Costa Rica, o jogo será dia 22 de junho (sexta-feira) às 09:00 horas. Contra a seleção da Sérvia, a partida começa às 15:00 horas do dia 27 de junho (quarta-feira).

Passando de fase, o Brasil poderá ser primeiro ou segundo colocado de seu grupo. Sendo o líder, jogará as oitavas-de-final na segunda-feira, dia 02 de julho às 11:00 horas. Passando às quartas, voltará a campo no dia 06 de julho, sexta-feira às 15:00 horas. Chegando às semifinais, jogará terça-feira, dia 10 de julho às 15:00 horas. A final acontece no domingo, dia 15 de julho ao meio dia e a disputa pelo terceiro lugar, no dia 14 de julho (sábado) às 11:00 horas.

Caso o Brasil passe de fase em segundo do grupo, a tabela se modifica. Nas oitavas, o Brasil jogará dia 03 de julho, terça-feira, às 11:00 horas. Nas quartas, entrará em campo às 11:00 horas do dia 07 de julho, sábado. Na semifinal, jogará quarta-feira, dia 11 de julho, às 15:00 horas. A disputa pelo terceiro lugar e a final permanecem na mesma data e horário.

POSSO FALTAR AO TRABALHO NA COPA DO MUNDO PARA VER O BRASIL JOGAR?

A resposta, por mais incrível que pareça, é NÃO!

Não existe em nossa legislação nenhum dispositivo que permita o empregado a faltar ao trabalho na Copa para ver o Brasil jogar. Quem faltar pode ter o seu salário descontado ou, até mesmo, ser punido.

O que acontece, em regra, é o empregador liberar os funcionários para assistir o jogo. Entretanto, isto é feito por mera liberalidade do patrão e não por qualquer tipo de obrigação legal.

Assim, se o empregador não autorizar o empregado a faltar ao trabalho na Copa para ver o jogo do Brasil, o funcionário deve ir trabalhar normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *