Meu chefe não pagou meu INSS, e agora?

Share

Patrão não contribuiu para o INSS

Por vezes, o trabalhador é surpreendido ao descobrir que o seu patrão não está efetuando os pagamentos devidos a título de contribuição para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Outras tantas oportunidades, o empregado sabe que o seu chefe não está realizando os depósitos, porém, com medo de perder o emprego, não reclama da situação.

Este cenário é agravado pela falta de fiscalização da Previdência Social e dos sindicatos de categoria que, por vezes, fazem vista grossa para o problema. No fim das contas, quem se prejudica de verdade é o trabalhador, o qual precisará trabalhar mais tempo para se aposentar ou terá o valor de sua aposentadoria diminuído.

Em alguns casos, o empregado deixa de perceber, até mesmo, o auxílio-doença em decorrência da sua falta de condição de segurado.

Para saber se as contribuições estão sendo pagas em dia, o trabalhador poderá comparecer à agência do INSS e solicitar o seu CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), o qual é um documento que contem as informações dos cadastros dos trabalhadores empregados e contribuintes facultativos, individuais, empregadores, vínculos empregatícios e remunerações. Os correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal podem ter acesso ao cadastro no caixa eletrônico.

O que fazer ao descobrir que as contribuições não faram pagas?

O pagamento da contribuição é responsabilidade do empregador, desta forma, o trabalhador não pode ser penalizado por erro de seu patrão e falta de fiscalização da Previdência e do sindicato. Em que pese o responsável não ter feito as contribuições corretamente, há como o trabalhador aproveitar este tempo de serviço sem contribuição.

Para a comprovação deste tempo de serviço, o trabalhador poderá apresentar à Previdência provas como recibos de pagamentos de salário, anotações (mesmo que parciais) da Carteira de Trabalho, reclamação trabalhista, entre outras.

Caso o empregado comprove apenas o tempo de serviço, sem obter êxito no que tange a comprovação do valor de sua remuneração, o INSS irá considerar o período com base no salário mínimo.

Pelo exposto, percebe-se que, mesmo o empregador não cumprindo com sua obrigação de pagar a contribuição de seu funcionário corretamente, há meios para o trabalhador recuperar este tempo de serviço sem contribuição. Porém, o empregado deve estar atento, pois existe o risco de, caso não obter êxito na comprovação do tempo de serviço, perder anos de trabalho e prejudicar a sua aposentadoria.

Veja mais:

O valor real da minha aposentadoria diminuiu, isso pode?

O aposentado especial pode continuar trabalhando?

Entenda melhor a nova aposentadoria da pessoa com deficiência

Aposentado por invalidez pode ter acréscimo de 25% no valor do benefício

Aposentadoria por invalidez

171 Comentários em "Meu chefe não pagou meu INSS, e agora?"

  1. Larissa disse:

    Boa Noite, tenho uma pergunta: Minha sogra foi registrada na carteira como doméstica a alguns anos, porém o chefe dela não contribui o com o INSS e agora ela quer se aposentar com tempo de serviço e não por idade, pois já tem 65 anos, o que ela deve fazer além de procurar um advogado.
    Atenciosamente Larissa.

    • Larissa,

      É bom que ela consulte-se com um advogado, pois será necessário entrar com uma ação para cobrar as contribuições não efetuadas pelo ex-patrão dela. Antes de ir ao advogado, seria bom ela entrar em contato com a agência da Previdência Social (é só ligar 135, ligação gratuita se feita por telefone fixo) da cidade dela para que ela retire um documento chamado CNIS, no qual estão registrados todos os períodos de contribuição feitos por ela por seus empregadores durante toda a sua vida profissional. Este documento servirá de prova que o ex-patrão não recolheu devidamente a contribuição previdenciária de sua sogra.

      Estou à disposição para quaisquer outras dúvidas.

      Grande abraço.

  2. UBIRAJARA disse:

    A EMPRESA QUE EU TRABALHEI DESCONTOU O VALOR MAIS NÃO RECOLHEU AO INSS, PERIODO DE 10 MESES, SENDO QUE ESTA EMPRESA FECHOU. EU TENHO ALGUMA CHANCE DE RECUPERAR ESTE TEMPO PARA MINHA APOSENTADORIA.

    • Bom dia,

      Sim. Você tem chances… Se você trabalhou nesta empresa há menos de 2 anos,ou seja, até agosto de 2012, entre com uma ação trabalhista para reconhecer o vínculo e tentar cobrar esse valor da empresa. Mesmo fechada a execução pode chegar aos sócios.

      Caso contrário, guarde todos os documentos que comprovem que você trabalhou nessa empresa para quando for a hora de se aposentar fazer uma “justificação administrativa” perante o INSS para ter esse tempo reconhecido. Ou por meio de ação junto à Justiça Federal.

      Leia sobre a justificação administrativa no nosso blog: http://direitodetodos.com.br/justificacao-administrativa-comprovacao-de-atividade-profissional/

      Boa sorte!

  3. graça disse:

    BOA NOITE MINHA MAE FOI DAR ENTRADA NA APOSENTADORIA POR IDADE 60 ANOS MAS O INSS MANDOU UMA CARTA DISSE QUE O PATRAO DELA NAO PAGOU O INSS TEM PAGAR MAS 16 MESES . O QUE FAZER? ADIANTA POR NO ADVOGADO OU TEM QUE PAGAR E APOSENTAR SO 2015. OBRIGADO

  4. Angela Paula disse:

    Boa noite! Minha mãe trabalhou por 17 anos como empregada domestica porem sua antiga patroa nao pagou o INSS dela, o que devemos fazer? Temos a carteira assinada e atualizada, inclusive ela deu baixa na carteira na carteira da minha mae qdo ela pedu a conta!

  5. carla disse:

    Ola, ha trabalhei em uma escola durante doze anos e quando fui demitida ela disse que procurasse meus direitis junto a justiça, entrei na justiça e recebi a recisão em juizo parcelado. O advogado disse q depois q ela terminasse de nos pagar ele entraria com o processo para ela acertar o q devia ao inss. Perdi o contato do advogado e nao zei se ele fez isso realmentev A minha preocupaçao é saber se irei perder esse tempo pois ela nao depositou os ultimoz oito anos q trabalhei la. Estou perto de me aposentar e fiquei preocupda. Obrigada, Carla

    • Carla,

      Para saber quanto tempo de contribuição você tem entre em contato com a Previdência Social de sua cidade pelo nº de telefone 135. Faça um agendamento para retirar um documento chamado CNIS, o qual registra todas as contribuições que você fez para o INSS durante toda a sua vida profissional. Se o período referente a essa escola não estiver lá você poderá ou entrar com uma ação judicial contra a escola (dependendo do prazo) ou, em momento oportuno, fazer uma justificação administrativa junto ao INSS. Leia mais sobre a justificação administrativa no texto a seguir: http://direitodetodos.com.br/justificacao-administrativa-comprovacao-de-atividade-profissional/

      Boa sorte.

  6. joanita santos silva disse:

    Boa tarde,Fiquei trabalhando numa empresa aos três ano e 2 meses sai em maio de 2013,fui em um
    agência da previdência,tira o cnis,nessa 12/11/2014 chegando lá não estava constando nenhuma recolhimento do INSS estava zerando,estou gravida é queria dar entrada no salário maternidade mas como ela não pagou,vou ter que pagar individual 10 meses…Imagine nem precisava pagar se ela tivesse pago o INSS,gostaria de saber o que eu posso fazer pra entra com uma ação contra a empresa.Muito Grata

    • Joanita,

      Primeiramente você deve juntar todos os seus documentos referentes ao período em que trabalhou para esta empresa (carteira de trabalho, holerites, crachás, etc.). Após isso, marque uma consulta com um advogado em sua cidade para que ele possa analisar o seu caso e lhe orientar da melhor forma possível. De acordo com os documentos, a ação poderá ser proposta ou na Justiça do Trabalho ou na Justiça Federal e você ainda, conforme a situação, poderá ser indenizada pelo período que teve de contribuir para ter direito seu benefício.

      Boa sorte.

  7. carla disse:

    boa noite, a minha situação é a seguinte, trabalhei de 01/07/2009 até 30/10/1013 em uma empresa e eles só assinaram minha carteira quando sai, eles assinaram e deram baixa, porem eles não fizeram o RAIS e por isso não consigo ter acesso a alguns benefícios e gostaria que pudesse ter alguma orientação sua, pois não sei o que fazer. sem falar que a empresa ficou com minha carteira cerca de um ano retida e só vim recebe-la a quinze dias quando houve a homologação.

    • carla disse:

      boa noite, a minha situação é a seguinte, trabalhei de 01/07/2009 até 30/10/1013 em uma empresa e eles só assinaram minha carteira quando sai, eles assinaram e deram baixa, porem eles não fizeram o RAIS e por isso não consigo ter acesso a alguns benefícios e gostaria que pudesse ter alguma orientação sua, pois não sei o que fazer. sem falar que a empresa ficou com minha carteira cerca de um ano retida e só vim recebe-la a quinze dias quando houve a homologação.

      • Carla,

        Procure um advogado para ingressar com ação contra a empresa que você trabalhava. Esta ação, dependendo da situação, poderá ser proposta ou na Justiça do Trabalho ou na Federal. Nela você cobrará as contribuições atrasadas que deveriam ter sido feitas e não foram ao INSS. Em alguns casos, pode caber, inclusive, uma indenização por eventuais danos materiais sofridos.

        Boa sorte.

    • Carla,

      Caso eles tenham desrespeitado mais algum direito trabalhista, entre com uma reclamação na Justiça do Trabalho. Nesta mesma ação você poderá pedir o pagamento do INSS referente ao período que trabalhou na empresa. Caso não exista mais nenhuma irregularidade trabalhista, a ação poderá ser porposta na Justiça Federal.

      Procure um advogado em sua cidade para que ele analise o se caso e lhe ajude com a melhor solução possível.

      Boa sorte.

  8. TATIANE disse:

    OLÁ! TRABALHEI EM UMA EMPRESA POR CONTRATO DE TRABALHO TEMPORÁRIO DURANTE 3 MESES, E LOGO DEPOIS FUI CHAMADA NOVAMENTE PELA MESMA EMPRESA AONDE FIQUEI SOMENTE 1 MÊS. MAS QUANDO FUI REQUERER MEU AUXILIO DOENÇA JUNTO AO INSS, ME INFORMARAM DE QUE NÃO HAVIA NENHUMA CONTRIBUIÇÃO AO INSS. SENDO QUE ME FOI DESCONTADO. CASO DÊ NEGADO O MEU PEDIDO DE AUXILIO DOENÇA DEVIDO A ESTE PROBLEMA, DEVO PROCURAR OS MEUS DIREITOS?

    • Tatiane,

      Sim, você deve procurar os seus direitos. No seu caso, inclusive, como houve desconto do INSS, mas não o repasse, o seu empregador cometeu o crime de apropriação indébita.

      Abraço

  9. Rosangela disse:

    Boa noite, a empresa aonde trabalho atualmente ñ.deposita meu INSS nem o.fundo desde o começo de 2014 o que posso fazer para q ele regularize a situação e nesse caso cabe eu pedir que me mandem embora..

    • Rosangela,

      Existem entendimentos de estudiosos e tribunais que defendem a possibilidade de rescisão indireta em caso de falta de depósito do FGTS por um longo período de tempo. Procure um advogado que possa analisar o seu caso precisamente antes de pedir o desligamento da empresa e entrar com a ação.

      Boa sorte.

      • Geisa disse:

        Olá, trabalhei 3 anos avulso, e 2anos carteira assinada..
        Tive q sair do trabalho, só que a empresa onde trabalhava não quer fazer um acordo comigo para receber meus direitos, o seguro desemprego. A empresa alega que não tem condições de regularizar minha conta, ou seja ela descontava o INSS e não depositava.. O que faço nessa situação para conseguir seguro desemprego?

  10. wilha disse:

    Boa trd….meu patrão ficou com a minha carteira de trabalho três meses em mao, e agora to saindo do serviço e descobri q ele ñ assinou minha carteira o q faço??

    • Wilha,

      Você pode, judicialmente, além de cobrar as prestações trabalhistas que ficaram em atraso, requer a anotação da CTPS e, até mesmo, uma indenização pela falta da assinatura. Não se esqueça de ir até uma agência do INSS e pedir o seu CNIS para ver se a empresa efetuou as suas contribuições.

      Boa sorte.

  11. Katia disse:

    Boa noite! Minha mãe foi dar entrada na aposentadoria por tempo de serviço e descobriu que deixaram de pagar o INSS por 7 anos. Mas isso faz mais de vinte anos atrás por isso ela não tem recibos ou holerite mas tem uma certidão como ela trabalhou mas não contribuiu pois ela trabalha em cartório e tem assinatura dela em todos os anos. Será que ela consegue reverter isso ou vai perder os 7 anos?

    • Katia,

      Caso ela tenha um início de prova material de que trabalhou durante esse período (anotação na CTPS, por exemplo), testemunhas podem ser suficientes para comprovar o trabalho. Desta forma, ela não perderia o tempo trabalhado.

      Boa sorte.

  12. Celso Alves teixeira disse:

    Trabalhei no período de 1994 a 2003 numa empresa, essa empresa nunca pagou meu INSS, tenho apenas a assinatura da empresa em minha CTPS, será que vai atrapalhar em minha aposentadoria?
    Uma Boa Tarde!

    • Celso,

      Guarde qualquer tipo de prova que conseguir sobre esse período. Você pode fazer um pedido de justificação administrativa junto ao INSS para reconhecer esse período. Procure aqui no blog o nosso texto sobre justificação administrativa.

      Boa sorte.

  13. LAURENICE disse:

    MINHA CARTEIRA TA ASSINADA E MEU PATRÃO DESCONTA DO MEU PAGAMENTO MAS DESCOBRI QUE ELE NÃO TA PAGANDO MEU INSS…EU PERCO MEUS DIREITO?SE ELE SE NEGA A PAGAR O QUE FAÇO?

    • Laurenice,

      Você não perde o direito, mas deverá entrar com uma ação para reconhecer/cobrar o tempo de contribuição.

      O seu patrão está cometendo crime com esta prática.

      Abraço.

  14. ana paula santos da mata disse:

    meus patroes nao pagaram meu inss o que devo fazer

    • Ana Paula,

      Junte todos os documentos que comprovam que você prestou serviços para a empresa, bem como o valor do salário e vá até um advogado especializado em Direito Previdenciário para que ele tome as medidas necessárias.

      Boa sorte.

  15. lucineia oliveira disse:

    Bom dia! Trab como empregada doméstica em uma casa a 2 anos e 9 meses fui ontem no inss descobrir q eles so pagaram 3 meses de inss estou com os papeis pra mostrar pra ele ja tinha pedido minhas contas a 2 meses atrás vou sair 30 de junho eles desconta e tudo do meu salario o q eu faço agora antes deu sair me ajude pir favor agradeço desde ja!! Espero resp

    • Lucineia,

      Caso eles não tenham feito o pagamento você pode entrar na Justiça para reconhecer o vínculo e cobrar o pagamento das parcelas que foram descontadas e não pagas.

      Procure um advogado.

  16. Maisa disse:

    Ola boa tarde…quero saber se meu patrão. Tem direito de pagar o meu inss…ja tenho dois meses de trabalho.i ate agora ele nao mim deu comprovante algum..o que devo fazer.pq ate o recido de pagamento ta como se ele nao contribuísse. …

    • Maisa,

      Boa tarde.

      Para saber se a contribuição está sendo feita, solicite o seu CNIS junto ao INSS. O CNIS é o documento que mostrar todas as contribuições feitas pelo empregado durante a sua vida.

      Abraço.

  17. Sebastião Rodrigues disse:

    Boa Tarde, amigo! Trabalhei durante 10 anos no escritório do meu tio (08/2005 à 07/2015), fazia todo tipo de serviço de escritório, meu salário era pago apenas em Recibo simples sem canhoto, não tinha CTPS assinada, e meu tio nunca recolheu minha previdência. Não quero jamais acionar meu tio na justiça trabalhista. Gostaria, portanto, de saber se ainda posso por conta própria, recolher esse período em atraso ou parte dele. Se houver uma solução, aguardo por uma resposta, por favor! Obrigado!

    • Sebastião,

      Você pode recolher o atrasado, sim, contudo haverá o pagamento de juros e multa. Lembro também que para a carência o que conta são contribuições mensais, ou seja, se você pagar “tudo de uma vez” não vale como carência.

      Abraço

  18. Débora Barboza da Silva disse:

    Trabalhei 4 anos em uma casa ,serviços domestico ate hoje não pagarão nenhuma contribuição minha e foi descontado ,ate hoje a quase 3 anos me enrola que vai pagar oque eu faço quero resolver logo pq estou de férias

  19. geraldo bessa disse:

    EM 2011 PASSEI POR CRISES DE ANSIEDADE GENERALIZADAS CID 41.1
    DEVIDO STRESS CONSTANTE, COBRANÇAS E MUITOS SERVIÇOS
    COMECEI UM TRATAMENTO COM PSQUIATRA. E ESTOU TOMANDO REMEDIOS. A EMPRESA FOI ENDIVDANDO COM O TEMPO DEVIDO A MAL ADMINISTRAÇÃO DOS SOCIOS. E ESSE ANO PIOROU. COM ISSO PROBLEMAS COMEÇARAM A SURGIR EM GRANDE PROPORÇÃO. INCLUSIVE UMA AUDIENCIA TRABALHISTA EM QUE ME RECUSEI A PARTICIPAR PARA EVITAR JULGAMENTOS MENTIROSOS.

    VOLTEI A RECAIR PORQUE UMA DAS SOCIAS ME MANDAVA E-MAILS DIZENDO QUE ESTAVA UMA BAGUNÇA, QUANDO IA NA EMPRESA ME FALAVA QUE NAO CONSEGUIA PENSAR, ERA PARA ACORDAR PARA VIDA, INFORMAVA TUDO QUE ESTAVA FAZENDO ERA ERRADO. COMEÇOU A PEDIR FUNCIONARIOS PARA ME DAR RECADO E MUITO MAIS. ESTOU EM TRATAMENTO PSIQUIATRICO, COM SINDROME DO PANICO, DEPRESSAO E ANSIEDADE.

    FIQUEI MUITO PREOCUPADO TAMBEM PORQUE HA 4 MESES NAO DEPOSITAM O FGTS E HA 06 MESES NAO DEPOSITAM O INSS. OS PARCELAMENTOS DO INSS VIGENTES TAMBEM ESTÁ COM 3 PRESTAÇÕES EM ATRASO. A EMPRESA TAMBEM NAO PAGA HA MAIS DE 1 ANO OS IMPOSTOS FEDERAIS (PIS, COFINS, IRPJ, CSLL)
    ELES ME OBRIGAVAM ASSINAR CONTRATOS COMO TESTEMUNHA. E DESCOBRI QUE MUITO PATRIMÔNIO VENDIDO NAO ESTAVA EM NOME DA EMPRESA.

    NESSA SITUAÇÃo É PROVAVEL QUE A RESCISÃO INDIRETA É CONCEDIDA?

    LEMBRANDO QUE TAMBEM RECEBIA SALARIO EXTRA FOLHA, TIVE 20% DE PAGAMENTO MENSAL DURANTE UM ANO DE GRATIFICAÇÃO E CORTARAM, NAO RECEBIMENTO DE CESTAS BASICAS DURANTE O PERIODO DE PAGAMENTO DA PREMIAÇÃO, DESEMPENHO DE FUNÇÕES EM 3 EMPRESAS DIFERENTES DO MESMO DONO. RECEBENDO SOMENTE DE UMA.

    • Geraldo,

      Para conseguir a rescisão indireta você deverá comprar o atraso salarial habitual, bem como a falta de depósito do FGTS e da contribuição do INSS por longos períodos. Ou comprovar que você está acumulando funções que não tinha no início do contrato de trabalho. Outra possibilidade é a comprovação de que está sendo tratado com rigor excessivo pelos seus empregadores.

      Antes de tomar qualquer atitude procure um advogado em sua cidade para que ele possa verificar se você tem provas suficientes para mover a reclamação trabalhista requerendo a rescisão indireta.

      Boa sorte.

  20. luiz caldas disse:

    Bom dia, gostaria de saber a seguinte questão:
    trabalhei em uma associação durante 17 anos, e durante este período, foi criando um convenio com a Fundação Nacional de saúde, no qual meu chefe pediu para que eu tomasse de conta do mesmo, por tanto minha carteira foi assinada novamente fiquei com com 02 contratos haja visto que eu era quem tomava conta do mesmo mais trabalhava na Associação, ia 02 vezes por semana na Fundação pegar as folhas de pontos dos conveniados e preparar a folha de pagamento dos mesmos, mais tudo era feito na AMAVALE, esta a qual eu tinha o 1 vinculo. e o segundo vinculo era na F.N.S. existe alguma ilegalidade quando eu for mim aposenta.

  21. Diego Negreiros disse:

    Trabalho numa empresa q não deposita meu INSS e meu FGTS desde o mês 07/2015. O que devo fazer?

  22. Gleice disse:

    Boa Tarde!
    Trabalho em uma empresa há 8 anos, e descobri que ela não esta pagando o INSS, mas desconta todos os meses em meu holerite. Estou gestante e minha médica já me deu a carta de afastamento. O que devo fazer? Eu tenho direito de receber a licença Maternidade?

    • Gleice,

      Você tem direito, sim. Se ocorrer algum problema e você não receber o salário e a licença maternidade, procure um advogado para mover uma reclamação trabalhista pleiteando a rescisão indireta do seu contrato, bem como uma indenização.

      Boa sorte.

  23. Paula moura disse:

    Boa tarde trabalhei no ano de 86 a 87 no restaurante e ele não depositarao meu lnss,este já não existem mais o q eu posso fazer : obrigado

    • Paula,

      Será necessário fazer um pedido de justificação administrativa no INSS.

      Para isso, é preciso ter um início de prova material (ctps anotada, fotos, recibos de pagamento de salário, entre outros) e testemunhas que comprovem que você realmente trabalhou neste lugar por este período.

      Boa sorte.

  24. Ñalva disse:

    Boa tarde!
    A dúvida é a seguinte: Se a pessoa trabalhou durante 5 anos e desses 5 anos foram feitas apenas 20 contribuições ao INSS, esta pessoa a ser demitida sem justa causa terá direito ao seguro desemprego? E com relação a empresa, o que pode vir a acontecer? O funcionário ficará prejudicado no momento em que receber o seguro desemprego?

    • Nalva,

      Caso o empregado tenha problemas em receber o seguro desemprego, ele deverá mover uma reclamação trabalhista informando as irregularidades e pedindo que a empresa faça as contribuições necessárias para que ele receba o seguro-desemprego.

      A empresa pode sofrer multas administrativas, além disso.

      Boa sorte.

  25. Bruno Campos disse:

    Olá minha mãe completo 60 anos e ela foi dar entrada na sua aposentadoria pois tem 18 anos de contribuição ,só que no INSS falaram pra ela que em um registro dela está borrado a data da saída dela ,aí eles pediram para ela ir atraz da firma onde ela trabalho só que a firma já fechou quase 40 anos o dono da firma disse que não tem mais nada da firma e nem o e o escritório fechou e o contador já morreu..queria saber o que ela faz agora. Desde já obrigado

    • Bruno,

      Pode ser feito um pedido de justificação administrativa junto ao INSS. Neste pedido, haverá a possibilidade de levar testemunhas par comprovar a data de saída.

      Boa sorte.

  26. ana paula disse:

    como posso fazer para aposenta se o meu patrao nao contribuia com inss como faco

    • Ana,

      Você deve fazer um pedido de justificação administrativo junto ao INSS. Nele você precisará ter um início de prova material (ctps anotada, recibos de salários, fotos, entre outras) e testemunhas que comprovem que você realmente trabalhou neste lugar por este período.

      Boa sorte.

  27. Lúcia disse:

    Boa Noite, Trabalhei em uma empresa de novembro de 1981 até 1998 mas não foi recolhido o INSS como não tenho a carteira de trabalho e nenhum documento comprobatório gostaria de saber se o CNIS e a RAIS (que obtive através do (SERPRO) é o suficiente para eu dar entrada em minha aposentadoria, tenho 60 anos e outras contribuições. Desde Já obrigada.

  28. Roberta disse:

    Boa noite! Sou professora municipal há 21 anos e antes disso, trabalhei por 5 anos em uma escola particular e era ciente que a diretora não pagava meu INSS. Gostaria de saber se posso recuperar esses anos pagando por eles individualmente ao INSS? Essa escola que trabalhei já fechou. Tenho fotos e uma declaração com o número do registro escolar que a diretora me deu. Obrigada!

    • Roberta,

      Com documentos da época e testemunhas você pode fazer uma justificação administrativa junto ao INSS e poderá ter o período reconhecido sem que você precise pagar por este período, pois a responsabilidade era da empresa.

      Boa sorte.

  29. Almeida disse:

    Boa tarde!

    Estou a 5 anos trabalhando em uma empresa entrei em 01/2011 e estou até hoje, porem fiquei sabendo que a empresa esta sem pagar o FGTS e o INSS desde agosto de 2014, quero entrar com pedido de recisao indireta e quero tabm provas de que o INSS nao foi recolhido pela mesma, favor me informar como consigo essas provas que nao foi depositado o INSS, e se isso tudo isso me da respaldo pra entrar com uma açao na justiça para uma recisao indireta.

    • Almeida,

      Para conseguir esta prova basta você solicitar o seu CNIS junto a uma agência do INSS na sua cidade.

      Com todo este período de atraso, acredito que você consiga a rescisão indireta do seu contrato de trabalho.

      Abraço

  30. Lucimar disse:

    Trabalhei em uma empresa por mais de oito anos e agora descobri que foi descontado mas não repassado o INSS e essa empresa já fechoubo que devo fazer?

    • Lucimar,

      Você precisará levar ao INSS documentos da época (pode ser CTPS) que comprovam a prestação de serviços. Pode ser necessário levar testemunhas para confirmarem o que está escrito no documento.

      Abraço

  31. Michelle disse:

    Bom Dia, minha tia trabalhou como empregada doméstica por 4 anos. Há 20 dias ela pediu demissão. No INSS ela pediu o CNIS e foi informada de que seus ex patrões não efetuaram o recolhimento de 7 parcelas do INSS, mas descontaram do salário dela. O que devemos fazer para q ela não perca esse benefício? E quanto aos patrões, o que acontece com eles?

    • Michelle,

      Sugiro que ela procure um advogado para que ele analise qual tipo de ação deve ser movida. Ela não pode ser prejudicada pela falta de pagamento dos patrões. Se ela tiver holerites, guarde-os para caso seja necessário comprovar o período de trabalho no futuro.

      Abraço

  32. Izabela disse:

    Entrei na justiça depois de trabalhar 15 anos em uma empresa com carteira assinada, porém não consegui receber. Esse tempo foi perdido?
    Obrigada

    • Izabela,

      Não. Você pode levar a sua carteira de trabalho para comprovar a relação de emprego e, se necessário, pode complementar a prova por meio de testemunhas.

      Abraço

  33. Roberta disse:

    Bom Dia
    Trabalho sem resgitro em um consultório a 10 meses
    Aqui não registram
    Como faço para ter meus direitos ?

  34. Catia Cristina disse:

    Olá. boa tarde!!
    Terei que fazer uma cirurgia em maio e acredito que a empresa tenha alguns impostos em atraso, dentre eles a guia GPS, mas não tenho certeza. Caso tenha algum pagamento pendente, isso me prejudica na hora de dar entrada auxílio doença? Pode ser um impedimento para que eu receba esse auxílio, pois serão no mínimo 45 dias em repouso segundo minha médica.

    Obrigada!!

  35. Marta disse:

    Boa noite!trabalhei como cuidadora de idosos durante 2anos e 5meses,comecei em maio,porém eles só assinaram minha carteira em outubro do mesmo ano,nas folhas de pagamento vinha mostrando que o INSS estava sendo pago,porém estou com duvida a respeito..pois trabalhei anteriormente como babá e quando minha ex patroa foi pagar meu INSS deu erro no numero do NIT q estava em minha carteira, e foi preciso fazer o um novo número.. Aí esta a minha dúvida,como eles estação pagando meu INSS por o nit da carteira de trabalho? É possível isso?oque devo fazer caso eles não tenham pago meu INSS?em agosto fará 1 ano que fui demitida!

    • Marta,

      Primeiro vá ao INSS e solicite o seu CNIS. Caso neste documento não conste as contribuições feitas pela sua empregadora, você poderá mover uma ação trabalhista para ter reconhecido o seu vínculo de emprego e não correr o risco de perder este período de trabalho no momento da sua aposentadoria.

      Abraço

  36. dorivaldo disse:

    Trabalho atres anos de carteira assinada. E continuo trabalhando ..mas descobri que a empresa em que eu trabalho nao ta fazendo meu deposito no com minha contribuicao o que eu faco

    • Dorivaldo,

      Faça uma reclamação junto ao Ministério do Trabalho de sua cidade. Além disso, guarde toda a sua documentação relacionada ao trabalho como holerites, contrato de trabalho, avisos de férias, etc. Esta documentação pode ser necessária para no futuro comprovar que trabalhou nesta empresa pelo período alegado.

      Abraço

  37. Boa tarde!

    Gostaria de saber eu tenho registri em carteira mais não foi recolhido previdência, inclusive eu tenho um processo trabalhista em nome desta empresa.
    haveria possibilidade de validar este tempo para efeito de aposentadoria.

    grato,

    abraços,

  38. Jacineide disse:

    Bom dia trabalhe 5 ANOS DE DOMÉSTICA O PATRÃO DESCONTOU O INSEGURA MAIS Ñ RECOLHEU AO O INSEGURA..JÁ TEM DOIS NOS QUE ELE DEU BAIXA NA CARTERA..o que faço..

    • Jacineide,

      Se você tiver a carteira anotada, isto pode ser usada como início de prova para o INSS. Levando três testemunhas à agência da Previdência Social, o período pode ser reconhecido.

      Boa sorte.

  39. Fabiana disse:

    Si minha carteira nao esta assinada meu patrao pode tirar minha parte do inss do meu salario estou trabalhando a dois meses de empregada domestica

    • Fabiana,

      O correto é ele assinar a sua carteira. Se ele não assina, mesmo assim ele fica responsável pelo recolhimento do INSS podendo reter a sua parte para fazer a contribuição.

      Sugiro que você vá ao INSS e solicite o seu CNIS para conferir se ele está fazendo a contribuição mesmo ou não.

      Abraço

  40. Charles disse:

    Ola, minha mãe trabalhou durante 5 anos de doméstica entre 2001 a 2007, sendo que seu patrão pagou apenas o primeiro mês do inss., e hoje está com dificuldades para se aposentar, o que fazer…?

    • Charles,

      Ela deve comprovar junto ao INSS que trabalhou durante esse período. Deve haver um início de prova material como carteira de trabalho, fotos, holerites, por exemplo, e testemunhas.

      Abraço

  41. aline disse:

    Olá trabalho em uma empresa a 1ano e 9 meses na qual trabalho de carteira assinada mais fui dar entrada no meu auxílio maternidade e lá constava que não avia repasse da empresa
    O que devo fazer
    Grata

  42. Jady Lorrana disse:

    Gostaria de saber, se um empregador der baixa em uma carteira com as contribuições do INSS em atraso por problemas financeiros, quando ele pagar os meses em atraso, o funcionário não terá problema?

  43. renata disse:

    eu queria saber o meu chefe não pagou o meu INSS por meses eu trabalhava com empregada domestica ir ele que paga agora ele vai ter q paga com a lei de hj.Ou ele sor vai paga o inss

  44. Boa noite. Na verdade tenho uma duvida cruel…. trabalhei em uma escola particular durante 9 anos. Minha diretora me enrolou muito tempo. Ao longos dos 9 anos sempre me prometia acertar minha situação. Enfim, el=sta escola fechou por motivo de doença…. minha diretora assinou minha carteira, com os reajustes anuais, certinho, deu baixa quando encerramos o ano letivo e quando fechou a escola. Ficou de acertar tudo com o INSS, parcelando as contribuições. Só que nesse meio tempo, a diretora faleceu e ja se passaram 8 anos. Achei que não perderia, pois esta tudo na carteira, ano a ano. Será que perdi todo esse tempo por não procurado os responsáveis? Pelo amor de Deus. não possso perder esses nove anos. Posso preder dinheiro, mas meu empo, preciso… O que faço? Obrigado.

  45. Juliana disse:

    Boa tarde !
    Estou trabalhando em uma empresa desde março 2016 ,mas o empregador só assinou a minha carteira , não estou cadastrada no CAGED , não tenho INSS depositados e nen o FGTS .
    Gostaria de saber como devo proceder nessa situação é se posso realizar a contribuição do INSS por conta própria e qual seria a melhor forma de contribuição para o meu caso ??
    E se essa contribuição fosse possível ,futuramente posso entrar com uma ação contra a empresa pedindo indenização por esse tempo q tive q pagar o meu INSS para não sair prejudicada em uma futura aposentadoria ??
    Desde já muito obrigada.

  46. Deusani Aparecida Carolina disse:

    A empresa que eu trabalho está fechando, e portanto parou de contribuir junto ao INSS, pois vou ser registrada na outra empresa que a substituirá.
    E se acaso eu precisar encostar no INSS, por doença, nesse caso, não consigo , por não estar contribuindo?

    • Deusani,

      Se você precisar receber benefício do INSS e não conseguir por falta de contribuição da empresa, esta pode ser responsabilizada, já que a irregularidade foi dela e não sua.

      Abraço

  47. helena disse:

    To cm um grande problema meu marido esta preso e a empresa que ele esta trabalhando nao esta pagando o inss eu quero saber se a empresa pagar tudo atrasado de uma vez so ei ainda consigo ganhar o beneficio se auxilio reclusao a carteira ainda esta assinada e o dia da pericia e agora 23 de junho.
    Obrigado desde ja!

  48. Ronaldo aparecido Camargo disse:

    Trabalhei em uma empresa 2002a2015 SÓ QUE A IMPRESA FICOU SEM PAGAR ALGUMS MESES DE 2002A2005 O QUE EU FAÇO ESTOU MUITO PREOCUPADO COM ESSA CITAÇÃO..

    • Ronaldo,

      Se você tem documentos da época que comprovam a prestação de trabalho e valor da remuneração acho pouco provável que você perca este tempo de contribuição. Entretanto, mantenha contato com pelo menos três pessoas que possam comprovar a sua prestação de serviços na época para que elas confirmem isto junto ao INSS.

      Abraço

  49. Maicon disse:

    Descobri o meu patrao nao esta pagando o meu inss e ta desconrando todo mês 80 e alguma coisa do meu inss. O patrao pode me descontar uma coisa que ele nao paga?

    • Maicon,

      Não. Ele está cometendo o crime de apropriação indébita.

      Faça uma denúncia ao seu sindicato ou ao Ministério do Trabalho.

      Abraço

      • Maicon disse:

        Mesmo eu tendo carteira assinada isso é errado neh? E todo mês ele me desconta isso é errado neh ele nao pode fazer isso neh? Ate pq ele nao esta me dando mas o contra cheque ja a alguns messes e a secretaria dele me falou q isso nao me prejudica porque tenho carteira assinada ai eu falei pra ela q nao adianta a minha carteira tano assinda se o meu patrao não esta pagando a contribuição certa. Nada ver isso neh? Eles estao errado em me descontar por uma coisa q eles nao pagam corretamente q ate pode me prejudicar futuramente neh?

  50. Luiz disse:

    trabalhei três anos e oito meses de carteira assinada, na época era pelo funrural, quando procurei o INSS fui informado que até o ano de 1990, a empresa que trabalhei não era obrigada a contribuir. tenho alguma chance de fazer com que esse tempo seja contado para minha aposentadoria?

  51. Renato disse:

    Trabalhei em algumas empresas do mesmo grupo econômica durante 25 anos, neste período foi feito alguns acerto e com devolução dos 40% sobre o FGTS depositado, para empresa que ficou para acertar tudo quando a saída fosse definitiva e após alguns meses readmitido novamente em outra empresa. No total entre uma saída e outra, fiquei um período de 4 anos sem registro na CTPS. Também durante todo período sempre foi pago um salário extra folha e não era pago o INSS e nem o FGTS e em 2015 houve a saída definitiva, más não foram pagos o FGTS e 40% sobre salário extra folha e não reembolsado o valor devolvido. Ao requerer a aposentadoria faltou o tempo de 5 anos para completar o direito ao benefício, neste caso o que fazer para reconhecer este vínculo e atualizar o salário de contribuição. Existe a prescrição desse tempo todo perante o INSS e FGTS?

  52. carina disse:

    Olá! Bom dia….
    Trabalho em uma loja à 10 anos e 10 meses…
    Na época de minha contratação efetivou-se registro em minha carteira, porém, nunca foi depositado FGTS e nem os meus INSS…
    Estou preocupada, gostaria de saber se perdi todos esses anos trabalhados ou se teria como meu empregador recolher essas guias para pagamento…
    Quero deixar também minha indignação pela falta de fiscalização por parte da previdência social e dos sindicatos, pois acredito que se esses departamentos exigissem que a lei trabalhista realmente fosse colocada em prática, os trabalhadores desse país não sairiam sempre no prejuízo.
    Obrigada.

  53. ROSILDA PAULA disse:

    Minha patroa não esta pagando o inss mas esta descontando no holerite se eu precisar do seguro desemprego conseguirei receber E isso me da o direito da rescisão indireta?

    • Rosilda,

      Você pode conseguir a rescisão indireta se esta situação perdurar por muitos meses. Observe se o seu FGTS também está atrasado.

      Caso você deixe de receber algum benefício pela falta de contribuição do empregador, entendo que há a possibilidade de você ser indenizada.

      Abraço

  54. Fernanda disse:

    Olá, meu pai trabalha em um empresa à 10 anos e agora ele descobriu que nunca depositaram a contribuição do INSS e sempre vem descontado na folha de pagamento. E agora ele foi atrás de se aposentar por tempo de contribuição constou que faltam 6 anos para se aposentar, sendo que ele tem 62 anos e começou a trabalhar com 20 anos de carteira assinada. Nos ajude. O que devemos fazer?

    • Fernanda,

      Se o pedido administrativo já foi feito e rejeitado, ele pode entrar com uma ação judicial.

      Para comprovar o tempo de serviço ele deve apresentar a CTPS dele, holerites ou qualquer outro documento que comprove o serviço dele. Pode ser necessário levar testemunhas também.

      Abraço

  55. Valdir Marins Ribeiro CPF disse:

    Trabalhei 4 anos e meu patrão não me depositou FGTS nem INSS estou com uma doença intratável fui dar entrada na previdência e não deu certo e também não me pagou as 4 férias e4 décimo terceiro também por favor oque eu Faso me ájude estou impossibilitado de trabalhar sou caminhoneiro

  56. tatiane disse:

    ola.fui despensada se ser avisada e minha carteira nao da dado baixa ela tem q pagar esse tempo do inss efgts q q ainda nao conconsigo atrabalho por isso

    • Tatiane,

      Não. Se houve dispensa você deve receber as verbas rescisórias e ter a carteira de trabalho assinada. Alguns juízes concedem uma indenização por danos morais pela falta de baixa na carteira de trabalho.

      Abraço

  57. Nathalia disse:

    Oi bom dia, trabalho numa empresa onde fui registrada, porém não depositam meu inss e nem fgts. E quero pedir demissão, e entrar em outra empresa. Eles podem dar baixa na carteira mesmo não tendo contribuído? Isso pode dar problema na hora que eu for registrada na outra empresa?

  58. GILSON ELY LEITE disse:

    Trabalho em uma Instituição Financeira desde 10/04/1985, juntando com outras 4 empresas que trabalhei antes já completa meus 35 anos de contribuição. Pergunto, se alguma dessas empresas anteriores (período de novembro/1979 até março de 1985) não contribuíram com o INSS, me prejudicaria?pois vou dar entrada na minha aposentadoria semana que vem, já fui ao INSS e me informaram que todas as empresas constantes na CTPS estão relacionadas na Previdência Social.

    • Gilson,

      Se alguma deles não tiver contribuído você pode não ter os 35 anos completos. Ainda, com menos tempo de contribuição, o valor da sua aposentadoria pode diminuir por conta do fator previdenciário.

      Caso alguma delas não tenha contribuído você pode fazer uma justificação administrativa ou tentar reconhecer o período judicialmente.

      Abraço

  59. Rosana Carrasco Slaginskis disse:

    A EMPRESA QUE EU TRABALHEI DESCONTOU O VALOR MAIS NÃO RECOLHEU AO INSS, , SENDO QUE ESTA EMPRESA FECHOU EU TENHO ALGUMA CHANCE DE RECUPERAR ESTE TEMPO PARA MINHA APOSENTADORIA.

    • Rosana,

      Sim. Se você conseguir comprovar junto ao INSS o período de trabalho e a sua remuneração, os seus direitos estarão preservados.

      CTPS anotada e/ou holerites são boas provas.

      Abraço

  60. Rafael disse:

    Trabalhei em um freelancer 19 dias num período de 06 meses, sendo que não tive a CTPS assinada, porém, fui descontado os 19 dias de INSS. Com isso, o nome da empresa não deveria constar no meu extrato previdenciário?

    • Rafael,

      Sim. Se não houve o repasse da contribuição previdenciária, a empresa não agiu corretamente.

      Você pode fazer uma denúncia ao Ministério do Trabalho de sua cidade para que a empresa possa ser notificar a efetuar o recolhimento.

      Abraço

  61. nivaldo ferreira dos santos disse:

    Boa noite
    Requiri meu cnis junto ao INSS e constatei que no meu primeiro emprego em 1977 onde trabalhei por 7 meses o empregador não pagou meu INSS.A livraria no aeroporto Internacional do RJ extinta SODILER fechou e gostaria de saber se vai ser o suficiente a minha carteira estar assinada para contar para a minha aposentadoria. Dia 23 deste mês terei que comparecer para dar entrada na minha aposentadoria pela lei nova 85/95 e preciso desses 7 meses para me aposentar integral. Como devo proceder? Eu nao tenho culpa se o empregador nao pagou.
    Obrigado

  62. Luciana disse:

    boa noite.. pedi demissão de meu antigo emprego pois fiquei sabendo que ele não haavia registrado nem estava pagando as contribuições… faz 5meses que tento u. acordo e nada… agora pretendo entra na justiça pra recebe os 2 anos que trabalhei.. mas ele não tem nenhum bens em seu nomeo. e oque faço?sera que tem como eu receber alguma coisa

  63. Andreia disse:

    Minha mãe trabalhou durante alguns anos , agora descobrimos que eles patrão das empresas recolheram mas não pagaram o INSS dela. O problema é que faz anos que trabalhou nas empresa hoje ela está com 68. O que fazer ?? Se é que tem algo a fazer .
    Obs nenhuma das empresas pagou o inss

  64. Mirian disse:

    Boa tarde !Meu nome é Mirian faz quatro anos que trabalho nesta empresa qual estou no momento ,meu patrão assinou minha carteira mas não faz o depósito do INSS .. gostaria de uma orientação do que devo fazer. Grato

    • Mirian,

      Você pode procurar o sindicato de sua categoria ou o Ministério do Trabalho para fazer uma denúncia.

      Também pode procurar um advogado para verificar a viabilidade de uma reclamação trabalhista ou ação cobrando as contribuições previdenciárias.

      Abraço

  65. teodozia prusal disse:

    Boa noite quero saber o seguinte trabalhei do dia 20 de novembro de 1979 até 05 de maio de 1981 , não consta no cnis , tempo depois voltei na mesma empresa porém já com outro nome mas o mesmo patrão entrei 01 de setembro 1983 e sai em 24 de junho 1988 ele recolheu um ano sim outro não, a empresa existe com outro nome porém é dos herdeiros , o que faço para não perder estes anos . desde já agradeço .

  66. Marcos Antonio Barbosa disse:

    Bom Dia! Trabalhei numa empresa no período de Fev/11 a Jan/17 onde o empregador não efetuou o pagamento das contribuições do INSS de 19 meses e no momento estou requerendo minha aposentadoria por tempo de contribuição que já está com meu benefício habilitado para me aposentar. Pergunta: Qual é o melhor procedimento a ser adotado contra o empregador, para que o valor do meu benefício não seja afetado?

  67. Fabiano disse:

    Boa tarde eu trabalhei é o padrão não pagou o inss e deu baixa na carteira já tem mais de 10 anos o que posso fazer?

  68. Carlos Tadeu disse:

    Bom dia.
    Trabalhei sem registro no período de 01/1996 a 05/1998 (em sem recolhimento de INSS).
    A empresa existe ainda.
    Falei com o proprietário ele aceita fazer este recolhimento agora.
    Pergunto:
    Estes anos 1996 a 1998 pode ou já caducou?
    Ele alega que pode não existir mais provas documentais, apenas a confissão dele, serve?
    Este período quero para contar para aposentadoria.
    Grato,
    Carlos

    • Carlos,

      Seria mais fácil se tivesse documentos da época. Sem isso vai ser mais difícil, mas não impossível. Pode tentar com esse documento e provas testemunhais.

      Abraço

  69. Valcinei cunha dá Fonseca disse:

    Trabalhei 2 anos e 6 meses em uma firma, mas só depositaram 1 ano de INSS. Eu perco 1 ano e 6 meses de INSS?

  70. Ranny disse:

    A empresa que eu extava trabalhando a 2 meses
    Fui mandada embora sem justa causa
    Não contribuiu com o inss isso pode prejudicar no recebimento do PIS?

  71. ola minha mae trab 2 anos e meio descontaram dela o inss mais nao repasarao para o inss ela ja se aposentou tem como reaver esse dinheiro na justiça

    • Rogério,

      Em tese, o que ela pode é cobrar que o empregador faça o repasse ao INSS. Talvez estas contribuições podem fazer o valor da aposentadoria dela aumentar.

      Abraço

  72. CARLOS CÂNDIDO DE mENEZES disse:

    Srs. Bom dia.
    Sou professor, tenho já 28 anos Trabalhados. Dei aulas durante os anos 1995 a 1999 em uma escola que não registrou nenhum professor, obviamente não contribuiu junto ao INSS. Apenas assinávamos os livros de ponto. A dona da escola, hoje, me falou que pode fornecer alguma declaração e os livros mas não pode pagar nenhuma contribuição. Poderei utilizar algum tempo desses para fechar minha aposentadoria? já tenho mais de 60 anos? (NÃO QUERO PREJUDICAR A ESCOLA). Atenciosamente, Carlos Menezes

    • Carlos,

      Entendo que sim. Você precisará destes documentos da época que ela está oferecendo (livros) e CTPS (se foi anotada). Além disso, testemunhas serão necessárias.

      Nesta situação, o INSS não pode mais cobrar a escola porque já prescreveu o prazo para a Autarquia executar as contribuições em atraso.

      Abraço

  73. CARLOS CANDIDO DE MENEZES disse:

    Realmente estou com muita esperança. Agradeço muito pela sua ajuda. Só não entendi o fato de CTPS(se foi anotada). Não tive Carteira Assinada.
    Carlos. Obrigado.

  74. CARLOS CANDIDO DE MENEZES disse:

    Obrigado Dr. Felipe. Fui também monitor de química orgânica durante 2 anos (1977 e 1978) na UFRPE, onde ministrava aulas(04 h/semana) no Laboratório daquela Universidade. Caso consiga os comprovantes, poderão me ajudar?
    Atenciosamente, Carlos Menezes

  75. samanta disse:

    Minha mãe trabalhou por 10 anos de empregada domestica, só que a patroa dela, só registrou ela por 2 anos, só que agora ela tem 60 anos e esta tentando se aposentar, porem o tempo de contribuição não dá, esse tempo que a patroa dela não registrou ela, teria como fazer o recolhimento para ajudar na aposentadoria ?

  76. Keila portugal disse:

    Bom diaa trabalhei durante 3 anos e 5 em casa de família. .e minha ex patroa não pagou meu inss descobri depois que sai se colocar na justiça quais os meus direitos

    • Keila,

      Você tem todos os direitos trabalhistas referentes à empregada doméstica.

      Sobre as contribuições, com a ação trabalhista você conseguirá comprovar o tempo de serviço e pedir a assinatura da carteira caso esta medida não tenha sido tomada.

      Abraço

  77. CARLA disse:

    Bom dia, Dr, estou em uma empresa que meu chefe não paga a previdência e descobri por a caso, se eu fizer uma denuncia no inss fica registrado que fui eu que fiz essa denuncia? pois pelo que sei isso e apropriação indébita, a partir do momento q eu fizer a denuncia o que ocorre dai para frente?

  78. wellington disse:

    boa tarde ,trabalhei durante 2 anos em um colégio e descobri que o dono nunca pagou a contribuição dos empregado ,temos direito em algum valor a receber ou só na justiça .bom alem dos salários atrasados férias décimo terceiro bom em fim tudo que o empregado tem como de direito.

  79. eliane disse:

    boa tarde, sou aponsentada a 6 anos, me aponsentaram com 28 anos e 9 meses de contribuição, uma empresa a qual trabalhei por 02 anos não recolheu o INSS esta empresa fechou a anos, solicitei uma revisão porque sempre contribui com um valor máximo ao INSS, me falarm que não tenho como reaver esses dois anos é possível eu pedir novamente uma revisão e conseguir?
    o valor que recebo hoje é muito puco

    grata
    Eliane Lemos

  80. maria disse:

    ESTOU FICHADA EM UMA EMPRESA A 1 ANO POREM APOS 6 MESES CONTRIBUINDO MEU PATRÃO PAROU DE CONTRIBUIR E QUANDO COBREI DELE AS CONTRIBUIÇÕES ELE DISSE QUE EU NÃO ME PREOCUPASSE POIS SE A QUALQUER MOMENTO QUE EU SAIR DA EMPRESA ELE DISSE QUE PAGARA TUDO. POREM NÃO CONFIO NESSA CONVERSA E TENHO MEDO DE SAIR DA EMPRESA E ELE NÃO RESTITUIR OS VALORES QUE NÃO FORAM REPASSADOS PELA EMPRESA A PREVIDENCIA. O QUE EU POSSO FAZER NESSE CASO PRA RESOLVER ESSA SITUAÇAO??

  81. Jullian disse:

    Bom dia! Fiz uma cirugia, e ao dar entrada no auxílio doença descobri que a empresa não estava depositando o INSS,Ai foi negado o pedido alegando carência. Tive que voltar a trabalhar machucado e com a cirugia recente. Oque devo fazer?

Deixe seu comentário!

 
Share