Empregado não quer assinar a advertência, o que fazer?

assinar a advertência

Sabe-se que o empregador tem o controle de sua empresa. É dele os riscos da atividade que desenvolve. Desta forma, o patrão tem alguns poderes legais para gerir a sua empresa, entre eles está o poder disciplinar. É por meio do poder disciplinar que o empregador dá advertências, suspensões e até dispensa por justa causa. Mas o que fazer se o empregado não quer assinar a advertência ou a suspensão?Em regra, as principais punições que o empregador pode aplicar ao funcionário são a advertência, a suspensão e a justa causa. Já vimos no blog Direito de Todos algumas situações envolvendo estas punições.

Contudo, hoje queremos esclarecer como o empregador deve agir quando o empregado não quer assinar a advertência ou a suspensão.

Caso o empregador julgue necessário aplicar uma advertência ou uma suspensão ao seu funcionário, recomenda-se que faça por escrito (apesar de advertência poder ser feita verbalmente) por precaução, caso seja necessária a apresentação de documentos em uma eventual futura reclamação trabalhista.

Se o empregado não quer assinar a advertência, o patrão poderá chamar duas testemunhas para que assinem o documento que explica os motivos da punição e comprovem que o empregado punido está ciente da advertência ou da suspensão que está sofrendo.

A Consolidação das Leis do Trabalho nada diz sobre esta prática, porém ela se tornou comum no dia-a-dia do Direito do Trabalho, sendo plenamente aceita pelos Tribunais Trabalhistas do Brasil.

O empregador deve tomar cuidado para não constranger o empregado que não quer assinar a advertência, pois caso cometa algum abuso em frente às testemunhas no momento da aplicação da punição, o trabalhador poderá pleitear uma indenização por danos morais.

Desta forma, é importante destacar que o empregado que não quer assinar a advertência ou a suspensão não ganhará nada com esta atitude, pois o patrão poderá se valer de testemunhas para comprovar a aplicação da punição.

Veja mais:

Qual o limite de peso que mulher pode carregar no trabalho?

Quebra de caixa, como funciona?

Como parar de pagar pensão alimentícia?

Racismo e injúria racial: qual a diferença?

Qual a diferença entre salário e remuneração?

10 comentários em “Empregado não quer assinar a advertência, o que fazer?

  1. Se eu faltar 2 dias e ir um faltar 2 e ir 1 não justificar as faltar , levar advertência e suspensão mas não assinar nenhuma. Posso ser demitido por justa ??

  2. Mas explica: como pode chamar testemunhas q não presenciaram os fatos ?? Num consigo entender essa questão.

  3. Bom dia!
    Toda vez que saio com meu marido minha funcionaria vai embora 2 horas antes do horario de trabalho e nao faz o servico!
    O que fazer?
    Obrigada

  4. Faltei sem justificativa, nos dias seguintes levei uma advertência, que foi aplicada na mesa do coordenador onde todos viam e ouviam oque o mesmo falava ! Me constrangendo muito, pois apesar de não ter justificado com atestados o porque da minha falta, eu expliquei para ele oque havia ocorrido (fatos pessoais) fiquei muito constrangida e humilhada pelos olhares dos colegas em geral, sou uma funcionária de vários anos e acima da media, posso entrar com uma ação de danos morais por conta disso ?

  5. bom dia !
    estou com uma dúvida
    entrei em aviso prévio e neste período faltei por 4 logo no inicio
    sendo eles uma sexta-feira uma segunda-feira e uma terça- feira consecutivos e depois na mesma semana faltei na sexta isso ocorreu nos primeiros dias do aviso prévio
    posso ser punido por tais faltas ?
    7 anos de empresa alguns atrasos nunca advertidos em documento .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *