Preciso cumprir aviso prévio se conseguir outro emprego?

Share

Cumprir aviso prévio - novo emprego

Na semana passada recebemos uma pergunta em nossa caixa de comentários relacionada ao cumprimento do aviso prévio no caso de o empregado conseguir um novo emprego. É necessário cumprir aviso prévio se conseguir novo emprego? É o que responderemos no texto de hoje.Sabemos que o aviso prévio é o comunicado feito por patrão ou empregado à parte contrária de que o contrato de trabalho será encerrado. Seu objetivo é não pegar o outro desprevenido, ou seja, o empregador ficar sem um funcionário de um dia para o outro ou o trabalhador ficar sem emprego sem ter tempo para se preparar para isso.

O trabalhador pode ter direito a aviso prévio de até 90 dias de acordo com o tempo de contrato de trabalho. Tal período pode, por vezes, ser um empecilho ao trabalhador caso ele consiga um novo emprego e precise cumprir aviso prévio.

Como já vimos no blog, o direito do trabalhador é irrenunciável, então, podemos pensar a princípio de que o empregado não pode abrir mão de cumprir aviso prévio nem por conta de um novo emprego.

Entretanto, não é este o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que tem súmula sobre o assunto. Veja a súmula 276 do TST:

“AVISO PRÉVIO. RENÚNCIA PELO EMPREGADO. O direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador dos serviços obtido novo emprego”.

Conclusão

Desta forma, percebemos que não é necessário cumprir aviso prévio caso o empregado comprove a aquisição de novo emprego. Sugerimos que a comprovação seja feita por documento apresentado pelo novo empregador e por um comunicado escrito e assinado pelo empregado.

Nesta situação, o empregador não precisa pagar o período restante de aviso prévio e o funcionário não precisa trabalhar mais em seu emprego antigo. Assim, o empregado não precisa cumprir aviso prévio se conseguir outro emprego.

6 Comentários em "Preciso cumprir aviso prévio se conseguir outro emprego?"

  1. aline disse:

    trabalho de telemarketing porem arrumei outro emprego n posso cumpri aviso

    eu recebo o q e de meu direito e de aviso previo

  2. Fernanda disse:

    Acabei de assinar meu aviso trabalhado e amanhã começo fazer um teste em outra empresa, se eu trouxer a carta do outro serviço, então perco o dinheiro do aviso?

  3. Debora disse:

    Boa tarde! E se o novo empregador (no caso a empresa que começarei a trabalhar) não quiser me dar uma carta que comprove o novo emprego? fico da mesma forma desobrigada a dar o aviso prévio, por que no caso consegui um novo eprego

Deixe seu comentário!

 
Share