Como pedir a aposentadoria?

Share

Como pedir a aposentadoria

Como pedir a aposentadoria? Esta dúvida atormenta diversos trabalhadores brasileiros que acreditam já preencher os requisitos necessários para se aposentar, mas não sabem como requerer o benefício. O texto de hoje irá esclarecer esta dúvida no que tange as aposentadorias mais comuns.

Como pedir a aposentadoria por idade?

Para se aposentar por idade é necessário que o trabalhador tenha atingido 65 anos de idade, se homem e 60, se mulher. Além disso, deve ter feito, em regra, 180 contribuições mensais. Os requisitos são determinados pelo art. 48 da Lei 8.213/91.

Preenchidos os requisitos, o trabalhador deve fazer um agendamento pelo telefone 135 da Previdência Social. Neste momento será marcado um dia para que o requerente apresente seus documentos (carteira de trabalho e carnês de contribuição).

Apresentados os documentos, o servidor do INSS poderá deferir ou indeferir o pedido na hora.

Entretanto, caso existam dúvidas sobre a validade de qualquer dos documentos, a resposta será enviada pelos correios.

Como pedir a aposentadoria por tempo de contribuição?

Para requerer a aposentadoria por tempo de contribuição o procedimento é semelhante ao da aposentadoria por idade. O que mudam são os requisitos (art. 52 da Lei 8.213/91). Veja os requisitos lendo o nosso texto: aposentadoria por tempo de contribuição – quando posso requerer?

O requerente deve fazer agendamento pelo telefone 135 e apresentar os documentos no dia marcado. Da mesma maneira, a decisão pode ser informada no momento ou enviada pelos Correios em momento posterior.

Como pedir a aposentadoria especial?

O agendamento também é feito pelo telefone 135 e o requerente deve levar os documentos necessários.

Além da carteira de trabalho e dos carnês de contribuição, o requerente deverá levar os laudos que comprovam o trabalho em condições nocivas que lhe dão direito a este tipo de aposentadoria. Um destes documentos é o PPP, que você pode saber mais sobre lendo o nosso texto: PPP é direito do trabalhador que é exposto a agentes nocivos.

Como pedir a aposentadoria por invalidez?

Não há como fazer agendamento para aposentadoria por invalidez diretamente. O requerente que deseja se aposentar por invalidez precisa fazer um agendamento pelo telefone 135 pleiteando o benefício de auxílio-doença. Neste momento será marcada uma perícia médica.

Durante a perícia, o requerente será examinado pelo perito o qual irá determinar qual a incapacidade do trabalhador. Na hipótese de a incapacidade ser total e permanente, será concedida a aposentadoria por invalidez.

Se o segurado passar a receber auxílio-doença e este benefício se prolongar por muito tempo poderá requerer a modificação do auxílio-doença para aposentadoria por invalidez, como você pode ler em nosso texto como mudar auxílio-doença para aposentadoria por invalidez.

Conclusão

Assim, explicamos de maneira simples como pedir a aposentadoria. Importante destacar que em todos os casos, não é necessária a contratação de um advogado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *