CNIS: Cadastro Nacional de Informações Sociais, o que é?

CNIS - o que é

Um documento que não é tão conhecido como deveria é o CNIS. CNIS é a sigla para Cadastro Nacional de Informações Sociais. Leia nosso texto e saiba porque ele é tão importante, além de descobrir como fazer uma consulta a ele.

CNIS: CADASTRO NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS

Este documento, nada mais é do que o registro mantido pelo INSS de todas as contribuições feitas pelo cidadão. Nele estão inclusas todas as contribuições feitas pelos empregadores e pelo próprio contribuinte.

É com base no CNIS que o INSS verifica se o contribuinte cumpriu os requisitos para determinado benefício. No caso da aposentadoria por idade, por exemplo, são necessárias 180 contribuições mensais. Se neste documento (chamado popularmente por alguns de “extrato CNIS”) existirem 180 contribuições mensais, o segurado se aposenta. Caso contrário o benefício poderá ser rejeitado.

CONSULTA CNIS

Para fazer a consulta, o contribuinte pode acessar o site www.meu.inss.gov.br ou requerer junto a uma agência da Previdência Social. Se for correntista do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, a consulta CNIS pode ser feita pelo caixa eletrônico ou pelo aplicativo do celular.

Faça a sua consulta agora mesmo. Podem haver erros em seu documento que irão lhe prejudicar no futuro.

O QUE FAÇO SE HOUVER ERROS?

O contribuinte pode acessar o site da Previdência Social para preencher um requerimento de correção dos dados. Os dados podem ser tanto os períodos de contribuição, como o valor da remuneração.

É comum haver erros, entre outros, em casos onde o vínculo de emprego foi reconhecido apenas judicialmente.
Preenchido o requerimento, o contribuinte pode agendar um atendimento junto ao INSS pelo telefone 135.

É possível, também, fazer a correção por meio de uma ação judicial. Não é necessário esperar o momento da aposentadoria para solicitar a correção de eventuais erros encontrados.

CONCLUSÃO

Desta maneira, procure o seu CNIS o quanto antes para saber se existe algum erro em seu Cadastro Nacional de Informações Sociais. Este simples ato protegerá o seu futuro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *