Segurado pode receber auxílio-doença por depressão

Auxílio-doença por depressão

Você sabia que um trabalhador pode receber auxílio-doença por depressão? Não são raros os casos em que o INSS ou a Justiça afasta o empregado do trabalho por conta desta doença. Mas o que é depressão? Qualquer tipo de depressão dá direito ao auxílio? Estas são algumas perguntas que responderemos a seguir.

O QUE É DEPRESSÃO?

Como o nosso site é jurídico, entendemos por bem utilizar as palavras de outros portais que tenham como especialidade a saúde para responder esta pergunta. De acordo com o site “Saúde Mental”:

“A depressão é uma doença ou um distúrbio afetivo, que atinge a humanidade desde suas origens, atingindo a autoestima, também o sentimento de inferioridade, tristeza, pessimismo, combinado entre si e aparecendo com extrema frequência”.

Conforme explica o Dr. Dráuzio Varella em seu site no portal UOL:

“Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite”.

Importante mencionar que existem diversos graus de depressão. Ela pode ser leve ou maior. O grau da doença será importante para determinar se o trabalhador tem direito ao auxílio-doença por depressão.

SEGURADO PODE RECEBER AUXÍLIO-DOENÇA POR DEPRESSÃO?

Como dito, o grau da doença é fundamental para responder esta pergunta. Os Tribunais têm entendido que não é qualquer grau de depressão que dá direito ao auxílio.

Para que o segurado receba o auxílio-doença por depressão é necessário que a doença atrapalhe a prestação dos serviços. Como sabemos, para que o auxílio seja concedido é necessário que o segurado esteja incapacitado para o trabalho.

Desta maneira, a depressão deve ter atingido um grau severo a ponto de impedir o segurado de trabalhar.

Isto pode acontecer, entre outras possibilidades, quando o trabalhador sofre surtos psicóticos, agride a si mesmo, tem grandes dificuldades de concentração.

Assim, se você estiver com depressão, consulte-se com um psicólogo ou psiquiatra. Este profissional estará capacitado para identificar o grau de sua depressão. De acordo com a severidade da doença, você pode receber auxílio-doença por depressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *